quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ACREDITA OU NÃO? FRED É INDICIADO E PODE PEGAR TRÊS JOGOS DE SUSPENSÃO

NA LANCE QUE ORIGINOU CARTÃO AMARELO PARA O ATLETICANO, FRED EMPURROU JÚNIOR CESAR E FOI INDICIADO

 
Dhavid Normando/Photocamera
     Em meio às confusões sobre a possível anulação da partida entre Internacional e Palmeiras, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tomou mais uma decisão polêmica na noite da última terça-feira. Segundo o site Justiça Desportiva, o procurador-geral Paulo Schmitt confirmou que o centroavante Fred e o árbitro Jaílson Freitas foram denunciados por incidentes na partida entre Atlético e Fluminense.

     Na ocasião, os mineiros venceram por 3 a 2 em jogo marcado por protestos da torcida contra supostos erros de arbitragem favoráveis ao Flu, o que também pode render punição ao Galo. Logo após o terceiro gol alvinegro, marcado pelo zagueiro Leonardo Silva, Fred tentava dar a saída de bola quando foi atrapalhado por Júnior César e acabou empurrando o lateral esquerdo, o único punido com cartão amarelo.

     Assim, a atitude do artilheiro do Campeonato Brasileiro fica inserida no artigo 250 (ato hostil) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo render até três jogos de suspensão para o camisa 9.

     Sem considerar o lance passível de punição ainda no gramado da Arena Independência, o árbitro também foi denunciado no STJD. O baiano foi enquadrado no artigo 260 do CBJD por “omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas, no curso da competição”. Dessa maneira, o juiz pode ficar afastado de 30 a 180 dias e ainda pagar uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 1 mil.
NOTA DO EDITOR: TRANSMITIMOS O JOGO ENTRE ATLÉTICO E FLUMINENSE E NO COMENTÁRIO DO LANCE EU FALEI QUE O FRED EMPURROU O JÚNIOR CESAR E TERIA QUE LEVAR TAMBÉM O CARTÃO AMARELO. CONTUDO, O ÁRBITRO FOI CAGÃO (USEI ESTE TERMO NO AR) E NÃO DEU CARTÃO PARA O TRICOLOR, PORQUE ELE JÁ TINHA CARTÃO E TERIA QUE SER EXPULSO. RESTA AGORA SABER SE O TRIBUNAL VAI REALMENTE SUSPENDER O FRED, CONFORME JÁ FEZ COM O RONALDINHO, QUE FICOU DE FORA CONTRA O INTER, PELO LANCE DE PÉ NO PEITO DO KLEBER. TOMARA QUE NÃO TENHA ENTENDIMENTO A FAVOR DO FLUMINENSE.

STJD TIRA OS PONTOS DO INTER CONTRA O PALMEIRAS ATÉ O JULGAMENTO FINAL

     O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) enviou comunicado ao Palmeiras informando que pediu para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não contabilizar os pontos da derrota para o Inter, em jogo disputado nesse sábado. A ação é decorrente do pedido do Verdão para impugnação, e consequente anulação, da partida.

     “O STJD requereu que a partida ficasse suspensa enquanto inicia-se o processo. Os três pontos do Inter, por ora, não estão computados”, afirmou o diretor jurídico do Palmeiras, Piraci Oliveira, ainda sem comemorar a ação. “É muito cedo para análise mais profunda, mas, inegavelmente, foi um movimento em nosso favor.”

     O Inter e o quadro de arbitragem do jogo têm até quinta-feira para se manifestar oficialmente sobre o caso. “A lei determina que ainda não são definitivos os pontos do Inter conquistados no sábado. Não é possível homologar o resultado. Vamos apresentar nossa defesa até quinta-feira”, disse Daniel Cravo de Souza, advogado do Inter, à rádio Bandeirantes.

     “Não houve determinação da data do julgamento, mas o certo é que deva ocorrer com máxima velocidade. A definição do caso virá apenas com o julgamento final no Plenário do STJD, que será longo e complexo”, explicou Piraci Oliveira.

     Apesar da informação passada pelo dirigente, a CBF ainda não alterou a classificação do Campeonato Brasileiro em seu site oficial, mantendo o Colorado com 51 pontos na quinta colocação – com a mudança, deveria ter 48, caindo para a sétima posição, mas com um jogo a menos.

     O Palmeiras alega ter provas testemunhais de interferência externa no jogo do Beira-Rio: repórteres informaram o delegado do jogo, Gerson Baluta, que Barcos usou a mão para fazer o gol que seria de empate e o delegado teria avisado o quadro de arbitragem, que invalidou o lance minutos após ter assinalado o gol.

      O comunicado repassado pelo STJD, assinado por Flávio Zveiter, presidente do Tribunal, aumentou as esperanças palmeirenses de que a partida seja anulada. “Como eu disse antes lutaremos á exaustão para buscarmos nossos direitos. Acredito, mais do que nunca, que temos boas chances”, afirmou Piraci.
 
Flávio Zveiter nega anulação da partida e urgência no julgamento
 
     O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Flávio Zveiter, refutou, na noite desta terça-feira, que o polêmico jogo entre Internacional e Palmeiras tenha sido anulado. Com o pedido de impugnação da partida apresentado pela equipe paulista, Zveiter explicou que tinha a obrigação de ordenar a suspensão provisória do resultado, até que o processo seja julgado.

     "Não houve anulação da partida. O que aconteceu foi que o Palmeiras protocolou, segunda-feira, no final do dia, um pedido de impugnação de partida. Preenchidos os requisitos, cabe ao presidente do tribunal determinar que não se homologue o resultado da partida e que as partes se manifestem”, afirmou Zveiter, ao SporTV.

     Foi concedido ao Inter e ao sexteto de arbitragem o prazo de dois dias para enviarem suas versões do que aconteceu na partida da 33ª rodada do Brasileiro. Após isso, O presidente do STJD acredita que a impugnação palmeirense possa ser julgada em uma semana.

    "Provavelmente, será marcada uma sessão extraordinária no dia 14 de novembro, por conta do feriado da Proclamação da República. O processo deve ser julgado nessa sessão ou, no mais tardar, no dia 22, apontou Zveiter.

MISSÃO DO GALO NESTA NOITE DE QUARTA-FEIRA: VENCER OU VENCER O FLAMENGO

SOMENTE A VITÓRIA INTERESSA AO GALO NO JOGO DE HOJE. EMPATE OU DERROTA PODEM DEFINIR O TÍTULO PARA O FLUMINENSE

 
Jackson Romanelli/EM/D.A Press
Ronaldinho agora tem o apoio do torcedor e pode ser o diferencial contra o Flamengo

  Vencer ou vencer o Flamengo, nesta quarta-feira, é o objetivo do Atlético, na Arena Independência totalmente lotada. Será especial para o Atlético e para Ronaldinho Gaúcho. O camisa 49 poderá ser o grande líder da equipe de Cuca, no Independência, em duelo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro e que se inicia às 21h50.

     O craque está “mordido”, após a derrota no Engenhão, para o Rubro-Negro, em jogo do primeiro turno do Nacional. Ronaldinho não fala em vingança, mas avisa que vai “com todas as armas” para se dar bem no confronto.

     Armas do bem: habilidade, visão de jogo, passes precisos e cobranças certeiras de faltas e escanteios. Armas que lhe dão condição de ídolo do Atlético. Armas que ajudam o clube a manter o sonho do título nacional de 2012.

     “Jogo especial porque nos dá a possibilidade de brigar pelo título, então se torna uma final, todo mundo tem de dar um algo a mais”, analisa Ronaldinho.

     O triunfo ante o Flamengo representa manter o Fluminense a seis pontos de distância. Além disso, com três pontos, o Atlético garante vaga na Libertadores da próxima temporada, mas o foco é no título do Brasileirão deste ano.

     “Não penso em nada disso, enquanto tem chance de ter um objetivo maior, eu só penso neste objetivo maior que é o título ”, afirma R49.

     No Atlético, Junior César é desfalque na lateral esquerda, que será ocupada por Richarlyson. O Flamengo tem dois desfalques de última hora: Léo Moura e Cáceres.

Detalhes técnicos do jogo Atlético x Flamengo

Atlético: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô. Técnico: Cuca

Flamengo: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Amaral, Ibson, Renato e Cléber Santana; Liedson e Vágner Love. Técnico: Dorival Júnior

Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assistentes: Roberto Braatz e Alessandro Rocha de Matos