sexta-feira, 2 de março de 2012

"FALÊNCIA" NOS ESTADUAIS É COMPROVADA PELO BAIXO PÚBLICO NOS ESTÁDIOS

Levantamento mostra que Carioca, Paulista, Mineiro, Baiano e Paranaense estão com a menor média dos últimos três anoS

    Levantamento feito nas primeiras rodadas dos maiores campeonatos do Brasil confirma o que as arquibancadas vazias denunciavam: os estaduais estão definhando. Carioca, Paulista, Mineiro, Paranaense e Baiano estão com queda de público na comparação com os anos anteriores. O único que faz a curva contrária é o Pernambucano, que está impulsionado pela volta de Sport e Náutico para a Série A e pelo 'renascimento' do Santa Cruz.
     Os seis campeonatos pesquisados reúnem 16 dos 20 time s da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dos maiores estaduais, ficou de fora o Gaúcho porque a federação local não disponibiliza os borderôs de 2010 e 2011 para comparação.
     O caso mais grave entre os deficientes estaduais é o Carioca, que não consegue mobilizar torcida nem nos jogos dos grandes clubes. Foi nele também o menor público entre os principais campeonatos: apenas 10 pagantes no jogo entre Bonsucesso e Macaé. Os dirigentes de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se movimentam para mudar a fórmula da competição.
- Estamos discutindo isso há bastante tempo. Dá para jogar um campeonato em que um grande coloca mil pessoas no estádio? Com médios que colocam 10 pagantes? - observou Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo.
     O Paulista também sofre com o baixo interesse. O Estadual considerado o mais disputado do Brasil, no qual estão seis times da Série A e os atuais campeões Brasileiro e da Libertadores, tem média de somente 5.072 pagantes por jogo, número menor do que os últimos dois anos. O desinteresse de público também preocupa os clubes.

Confira a situação dos Estaduais:

CAMPEONATO PERNAMBUCANO
O maior público do Brasil
O Pernambucano tem sido nos últimos anos o campeão de público no país. Além de contar com o fato de as torcidas de Sport, Náutico e, principalmente, o Santa Cruz serem fanáticas, a Federação conta com um programa em que o ingresso sai com a metade do preço para quem apresentar nota fiscal, batizado de Todos com a Nota. O preço, em média, é R$ 5 e uma cota é reservada para atingir esse público.
Maior público em 2012
Santa Cruz 1x3 Sport
35.935 pagantes
Menor público em 2012
América 1x3 Bom Jardim
667 pagantes
CAMPEONATO BAIANO
Nem Ba-Vi segura
Nem mesmo o clássico Ba-Vi, o maior público deste ano, fez melhorar a média do Baiano. O estado também sofre com a falta da Fonte Nova. Outro problema são os jogos entre os clubes pequenos, que não costuma levar mais do que 500 torcedores aos estádios. A média de público é a pior dos últimos três anos.
Maior público em 2012
Bahia 0x0 Vitória
29.388 pagantes
Menor público em 2012
Serrano 2x2 Camaçari
171 pagantes
CAMPEONATO MINEIRO
Órfão do Mineirão
O Estadual vem sofrendo com a ausência do Mineirão, casa de Atlético-MG e Cruzeiro. As quatro primeiras rodadas indicam que o campeonato deve ter a menor média de público dos últimos três anos. Com 12 clubes e uma fórmula desgastada, a competição tem dificuldade para atrair torcida, principalmente no interior do estado.
Maior público em 2012
Democrata-GV 0x2 Cruzeiro
8.650 pagantes
Menor púnlico em 2012
Nacional 2x5 América
309 pagantes
CAMPEONATO CARIOCA
De charmoso à decadente
Considerado por muitos o campeonato estadual mais charmoso do Brasil, o Carioca de 2012 tem a pior média de público dos últimos cinco anos no primeiro turno, a Taça Guanabara. O fracasso de bilheteria provocou reação nos quatro grandes, que se uniram para tentar mudar a fórmula da competição.
Maior público em 2012
Vasco 1x3 Fluminense
31.276
Menor púnlico em 2012
Bonsucesso 2x2 Macaé
10 pagantes
CAMPEONATO PAULISTA
Fórmula cansativa
Com 20 clubes, o Paulista da Série A recebe críticas pelo inchaço. São 20 times em uma primeira rodada considerada longa demais. Apesar de ter clubes do interior fortes, a competição esquenta somente na fase final, quando a superioridade dos grandes costuma sobressair. A média nas 10 primeiras rodadas caiu.
Maior público em 2012
Corinthians 1x0 São Paulo
26.166 pagantes
Menor púnlico em 2012
São Caetano 2x0 Comercial
323 pagantes
CAMPEONATO PARANAENSE
Arena faz falta; Paraná Clube, também
Entre os estaduais citados na matéria, o Paranaense historicamente tem a menor média de público. E este ano a situação se complicou por dois fatores; as obras na Arena, que vêm obrigando o Atlético a mandar seus jogos no acanhado Ecoestádio, e a ausência do Paraná, rebaixado em 2011.
Maior público em 2012
Coritiba 2x0 Corinthians
10.998
Menor púnlico em 2012
Paranavaí 2x2 Operário
123 pagantes
*A Federação Paranaense não tem disponíveis os públicos das rodadas 6 a 11 dos campeonatos de 2010 e 2011. Com isso, para efeitos de comparação, consideramos apenas as cinco primeiras rodadas.

Fonte: Lancenet

MUDANÇAS NAS REGRAS DO FUTEBOL GERAM POLÊMICAS

     Sete novas regras podem ser incorporadas ao futebol em julho deste ano. A Fifa e a International Board (IFAB) vão ser reunir neste sábado em Surrey, na Inglaterra, para votar as mudanças (veja abaixo). Quem sugeriu as leis foi uma força-tarefa liderada por Beckenbauer, e que tem Pelé como vice-presidente. O principal objetivo é tentar aumentar o jogo limpo. Mas uma das mudanças não sugere isso totalmente. Atualmente, quando um jogador paralisa um lance de clara situação de gol, é expulso. A força-tarefa sugere que isso acabe. Para o ex-árbitro José Roberto Wright, um absurdo.

     – A Fifa diz que há tripla punição (pênalti, expulsão e suspensão), o que é correto. Vai voltar àquele anti-jogo, quando o jogador agarrava o outro para parar a jogada – explica Wright.

     Outra proposta que causa discussão é a obrigatoriedade do cartão amarelo em qualquer pênalti, seja qual for a gravidade de infração.

     – É coerente. O defensor impediu o adversário de finalizar, ou de fazer uma jogada de linha de fundo, nesse caso, eu acho que é válido. É a falta mais grave do jogo, que é a penalidade máxima – acredita.
Exemplo de um lance de expulsão quando o infrator é o último homem:

SEM FAIR-PLAY
     Wright fazia parte da comissão de arbitragem, e discorda totalmente de que essas novas regras, principalmente a do último homem, vá aumentar o fair-play. Pelo contrário: "O ponto crucial é a retirada do cartão vermelho para o último homem. Eu me dou bem com o Beckenbauer, mas essa mudança não vai melhorar, vai piorar o jogo limpo".

     Para definir uma mudança, são necessários seis dos oito votos. A Fifa tem direito a quatro, e a IFAB tem o restante, um de cada país membro (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

WRIGHT SUGERE LATERAL COM O PÉ

     Apesar de saber da dificuldade, José Roberto Wright defende mais duas propostas nas regras do futebol, e que mudariam bastante a dinâmica do jogo. A primeira delas seria a cobrança do lateral com os pés, como no futsal. "Seria mais uma chance de colocar a bola lá dentro, cobrando da defesa, principalmente. Nas mesmas situações, sem impedimento, indireto, e só com o pé, sem a opção de cobrar com a mão. Vai criar chances de gols", defende o ex-árbitro.
    
     A segunda seria a entrada do segundo árbitro em campo. Não um em cada metade, pois não daria uma segunda visão do lance, mas ambos correndo juntos, como no basquete. Wright explica que isso foi testado na Itália, mas que não deu certo. " Foi um fracasso, mas porque ambos queriam mandar mais, eles precisam ser entrosados. Seria uma boa medida com certeza, conclui Wright.

AS PROPOSTAS

Substituição extra - Atualmente são permitidas apenas três substituições durante uma partida de futebol, mesmo com prorrogação. A mudança prevê uma nova troca de jogadores, caso haja um tempo extra. Seria a quarta substituição no jogo.

Mais jogadores - Um banco de reservas é composto por sete jogadores. Não há obrigação de preencher totalmente o grupo. Para dar mais opções aos treinadores, a Força-Tarefa sugere que até 12 jogadores possam compor a lista de suplentes.

Último homem - Se o jogador está em situação clara de marcar o gol e é impedido de forma ilícita, o infrator é expulso. Acaba a obrigatoriedade de dar cartão vermelho ao defensor. É a medida mais polêmica destas mudanças.

Cartão amarelo em pênalti - Quando um jogador comete um pênalti, o cartão amarelo é dado ou não de acordo com a gravidade da infração. Ao marcar o pênalti, o juiz será obrigado a aplicar no mínimo o cartão amarelo, independente da jogada feita.

Bola ao chão - Após o jogo ser interrompido e reiniciado pela bola ao chão, é constituído como um tiro direto. Entra em discussão se continua valendo uma finalização direta para o gol, a regra pode ficar mais complexa

Véu para equipes islâmicas - No ano passado, a Fifa vetou o uso de véus em times e seleções femininas, que sejam da religião muçulmana. A medida será discutida. A ideia é achar um meio-termo para respeitar a religião, sem atrapalhar o rendimento.

Spray - Já há alguns anos, o spray é utilizado para demarcar o local em que a barreira vai ficar, mas só na América do Sul. O uso do spray é considerado bem sucedido, e pode ser utilizado também em todas as competições.

Fonte: Lancenet

VITÓRIA PARA SE APROXIMAR DOS LIDERES É OBJETIVO DO CRUZEIRO

Vitória frente ao América TO e um empate no clássico América x Atlético, seriam o ideal


Jorge Gontijo/EM/D.APress
Vágner Mancini só pensa em vitória para continuar entre os primeiros

     Cruzeiro e América TO, abrem neste sábado, às 16h00, na Arena do Jacaré, a quinta rodada do Campeonato Mineiro. A equipe estrelada vai em busca da quarta vitória consecutiva para não se afastar de Atlético e América, que estão na frente, mas se enfrentam no domingo. O América TO não faz uma campanha boa e está na oitava posição, mas vem em busca de um resultado positivo para aventar ainda a possibilidade de classificar entre as quatro primeiras para a semifinal.

    Para conseguir ficar entre os quatro primeiro colocados, o Cruzeiro precisa da vitória e é uma das metas dos técnico Vágner Mancini, para o jogo de sábado.

     ”De vez em quando a gente tem que estabelecer algumas mini-metas e que você acaba pulando etapas. A partir do instante que nós fizemos nove pontos seguidos, que era um dos nossos focos, até para apagar a estreia, quando fomos derrotados, a partir de agora temos que ganhar por uma simples questão: uma equipe que quer ser campeã tem que ganhar todos os jogos”, comentou Vágner.

     ”Aliado a isso, a gente vai virando a página de certas etapas. A etapa inicial dos nove pontos foi feita. Agora, a gente passa, individualizando os jogos, a contar com vitórias para alcançar aqueles que estão na nossa frente”, completou.

     Finalmente Roger está liberado e já tem presença garantida na equipe titular, ao lado de Montillo. O meia ainda sentia algumas dores e por isso não jogou contra o Democrata GV.

     Os desfalques na equipe do América são o lateral-direito Carlos Alberto, que está suspenso, e o atacante Vinícius Nogueira, que está contundido. O técnico Gilmar Estevam, ainda não confirmou a sua equipe, mas terá o retorno de Felipe Dias, que não jogou a última partida do Dragão.

Detalhes técnico do jogo

     Cruzeiro: Fábio, Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon. Técnico: Vágner Mancini

     América-TO: Fábio Noronha, Willian Mogi, Ricardo Duarte, Rodrigo Sena e Leandro Smith; Felipe Dias, Diego Faria, Luciano Mourão e Hélder; Karreta e Geraldo. Técnico: Gilmar Estevam

     Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro - Assistentes: Celso Luiz da Silva e Wesley Moreira de Carvalho

quinta-feira, 1 de março de 2012

PREVISÃO DE RECEITA DO GALO NO INDEPENDÊNCIA É DIVULGADA

Galo pode ter um lucro de aproximadamente 10 milhões em 2012 no Independência

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

     O acordo feito pelo Atlético com o consórcio Arena Independência (BWA e Ingresso Fácil) para dividir receitas e despesas na operação do estádio do Horto poderá se transformar em um importante incremento financeiro para os cofres do clube. Um estou feito pelo governo estadual, denominado Plano de Negócios Referência, que destrincha todo o potencial econômico do Independência, foi pesquisado.

     Os números contidos na pesquisa de mercado desenvolvida pelo governo dão uma boa margem de lucro anual na operação. Contudo, os valores apresentados representam a exploração comercial do estádio em todo seu potencial. Isso significa que o lucro operacional exemplificado abaixo abrange o perfeito uso, por parte de BWA/Ingresso Fácil e Atlético, de toda a gama de produtos que o Independência oferece a partir de sua reabertura.

     O presidente alvinegro, Alexandre Kalil, está otimista com o acerto, que ainda passará novamente pelo crivo da Advocacia Geral do Estado após alguns ajustes de redação e de uma ação popular movida pelo torcedor João Batista Ribeiro, que também é juiz federal. Kalil acredita que o Atlético será o clube de maior receita no estado. “Não tenho dúvida, é matemática. Queremos a receita, ela é muito bem vinda. Trabalhamos para isso, dentro do que é legal”.

Lucro alvinegro em números

     Bem trabalhado, o Independência pode gerar uma receita para o Atlético de R$ 11 milhões em 2012. Os fatores que precisam ser explorados para alcançar essa quantia são: camarotes, área vip, lojas, bares, bares vip, eventos, patrocínio master (naming rights), exclusividade de marcas, cotas de patrocínio e apoio e vip lounge.

     As despesas previstas pelo plano de referência são de R$ 1,6 milhão. Os custos são baseados em: área vip, exploração imobiliária, publicidade e patrocínio, pessoal, manutenção da área externa, custos gerais, seguro patrimonial e vigilância.

     O lucro, portanto, que o Atlético pode ter é de 9,4 milhões, sem incluir as receitas de bilheteria. Vale lembrar que o clube só tem direito a arrecadação de seus jogos. O Galo pretende lançar um programa de sócio-torcedor com detalhes ainda a serem anunciados e que poderão melhorar o saldo positivo das contas.

A partir de 2013

     A reabertura do Mineirão, prevista para o ano que vem, foi levada em conta na previsão de receitas e custos do Independência. Desta forma, o valor da operação do estádio é alterado.

     Uma média anual foi feita para mostrar a receita e a despesa alvinegra, entre 2013 e 2021, ano limite do atual contrato do consórcio Arena Independência com o governo para gestão do estádio. Este também é o ano em que o Atlético encerra o acordo feito com a BWA/Ingresso Fácil. No entanto, o período de tempo pode ser estendido por até 27 anos.

     O Mineirão teoricamente voltará a receber eventos esportivos importantes a partir de 2013, o que inclui jogos de, principalmente, Atlético e Cruzeiro.

     O Independência, então, poderá dar um lucro de R 5,2 milhões anuais para o Atlético. Seriam R$ 7,6 milhões em receitas e R$ 2,4 milhões de despesas.

Projeção de receitas para o Atlético
Propriedades do estádio
2012
A partir de 2013
Camarote
R$ 28,8 mil
R$ 27,8 mil
Área Vip
R$ 885 mil
R$ 852 mil
Lojas
R$ 4,4 mil
R$ 8,8 mil
Bares
R$ 6,7 milhões
R$ 3,2 milhões
Bares Vip
R$ 600 mil
R$ 550 mil
Eventos
R$ 40 mil
R$ 155 mil
Patrocinador master
R$ 400 mil
R$ 450 mil
Exclusividade de marcas
R$ 175 mil
R$ 67,5 mil
Cotas de patrocínio
R$ 1,4 milhão
R$ 1,5 milhão
Cotas de apoio
R$ 475 mil
R$ 530 mil
Vip Lounge
R$ 250 mil
R$ 300 mil
Total
R$ 11 milhões
R$ 7,6 milhões


Projeção de despesas para o Atlético
Custos
2012
A partir de 2013
Área Vip
R$ 101 mil
R$ 98 mil
Exploração imobiliária
R$ 123 mil
R$ 91,5 mil
Publicidade e patrocínio
R$ 471 mil
R$ 520 mil
Pessoal
R$ 623 mil
R$ 1,24 milhão
Manutenção área externa
R$ 3,6 mil
R$ 7,2 mil
Custos gerais
R$ 102 mil
R$ 102 mil
Seguro patrimonial
R$ 35 mil
R$ 70 mil
Vigilância
R$ 144 mil
R$ 288 mil
Total
R$ 1,6 milhão
R$ 2,4 milhões


Como foram feitas as contas?

     Da receita bruta do estádio prevista em cada fator analisado do Plano de Negócio Referência, foram excluídos os 5% que o governo estadual tem direito e os 5% pertencentes ao América. A partir do valor de cada fator que BWA e Atlético podem explorar, foram deduzidos os impostos devidos, como PIS, COFINS e ISS.

     Como o estudo contempla o ano de 2012 completo em todos os serviços apresentados pelo Independência, a reportagem levou em consideração que a Arena terá sua plena utilização a partir da metade do ano, no mês de junho. Atualmente, não há uma data definida para que o estádio seja completamente liberado, visto os recentes atrasos anunciados pela Secopa e o problema de visibilidade gerado pelos guarda-corpos, que deverão ser trocados.

     A partir da receita líquida que sobrou, coube ao Atlético a metade do valor, como previsto no acordo com o consórcio vencedor da licitação. A outra metade fica com este, composto por BWA e Ingresso Fácil.

     Nas despesas, América e governo estadual não tem participação e não participam das contas.

Investimentos de operacionalização
     A diretoria do Galo divulga que precisará investir aproximadamente R$ 7,5 milhões para operacionalizar o Independência. “O Atlético arrumou o financiamento desse dinheiro. O clube vai pagar esses sete milhões e meio, aproximadamente, enquanto estiver usando o estádio, com o dinheiro da própria renda do estádio”, explica Alexandre Kalil.

     O Plano de Negócios Referência já previa, de fato, uma projeção de investimentos que deveriam ser feitos pelo consórcio vencedor da licitação. São recursos para construção civil (divisão de camarotes, instalação de equipamentos, etc), equipamentos (ar condicionado, televisões, sonorização, etc), projetos, constituição da Sociedade de Propósito específico e estruturação financeira (fluxo de caixa).

     De acordo com o estudo feito pelo governo, seria necessário um investimento de cerca de R$ 16 milhões para operacionalizar o estádio. São R$ 12,4 milhões só em equipamentos.

As contas de América
e Cruzeiro

     O mesmo documento mostra que o América poderá ter um lucro de R$ 1,35 milhão em 2012, com 5% da receita bruta de todos os fatores comerciais, contando que o Independência seja colocado em pleno funcionamento a partir de junho. O cálculo do lucro americano anual para 2013 em diante revelou uma estimativa de R$ 1 milhão. Esses números não contemplam a receita de bilheteria do clube. O América não participa da divisão de despesas do estádio.

     Já o Cruzeiro pretende fazer um acordo com a BWA/Ingresso Fácil para que jogue no Independência sem precisar pagar o aluguel, dando a movimentação comercial do estádio como contrapartida. Isso, além de ficar com 100% da renda de seus jogos como mandante. A diretoria do clube aguarda um contato oficial do consórcio com o retorno dessa proposta.

Todos os valores contidos nesta reportagem são aproximados e foram calculados a partir do Plano de Negócios Referência, do governo estadual, de 2011. Os números foram analisados dentro do percentual que cabe ao Atlético
Fonte: Superesportes

1º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ZONA SUL JÁ EM DISPUTA

     Já em pleno andamento o 1º Campeonato de Futsal da Zona Sul, com a participação de 12 equipes, que foram divididas em 3 chaves e ficaram assim distribuidas:

CHAVE A                                                 CHAVE B                                       CHAVE C

MENINOS DO B                                      BOCA                                               FAVELA
RIVER PLATE                                         PALERMO                                      PIPOCA
GALÁTICOS                                            SERRALHERIA LEANDRO        VERDINHO
CASCALHO                                             MAGNÓLIA                                    CRUZEIRINHO

     O regulamento prevê jogos entre equipes da mesma chave, classificando para a semifinal as equipes primeiras colocadas de cada chave e mais a melhor segundo lugar em quaisquer das chaves.
     Independentemente dos pontos das equipe classificadas para a semifinal, os jogos serão conhecidos através de sorteio.
     As equipes que conseguirem a vitória estarão classificadas para a grande final, que será realizada no dia 17/03, às 16h; enquanto isso a disputa do terceiro lugar será no mesmo dia, às 15h.
     O 1º Campeonato de Futsal da Zona Sul já teve três rodadas e com os seguintes resultados:

Dia 23/02 - Chave A - Meninos do B 9 x 3 River Plate
                 - Chave B - Palermo 1 x 12 Serralhereia Leandro
                 - Chave C - Favela 9 x 3 Verdinho

Dia 24/02 - Chave A - Galáticos 5 x 3 Cascalho
                 - Chave B - Magnólia 2 x 5 Boca
                 - Chave C - Pipoca 2 x 5 Cruzeirinho

     Os próximos jogos são os seguintes:

Dia 01/03 - Chave A - Cascalho x River Plate - 19h00
                 - Chave B - Boca x Palermo - 20h00
                 - Chave C - Cruzeirinho x Verdinho - 21h00

Dia 02/03 - Chave A - Meninos do B x Galáticos - 20h00
                 - Chave B - Serralheria Leandro x Magnólia - 19h00
                 - Chabe C - Pipoca x Favela - 21h00

Dia 08/03 - Chave A - Meninos do B x Cascalho - 21h00
                 - Chave B - Magnólia x Palermo - 20h00
                 - Chave C - Pipoca x Verdinho - 19h00

Dia 09/03 - Chave A - Galáticos x River Plate - 21h00
                 - Chave B - Serralheria Leandro x Boca - 20h00
                 - Chave C - Cruzeirinho x Favela - 19h00

     Os jogos estão sendo realizados na Quadra do Serra Verde e nos primeiros jogos um bom público compareceu para prestigiar a competição.

AMÉRICA VENCE MAS NÃO ALCANÇA A LIDERANÇA

América precisava de dois gols de diferença para voltar à liderança do Estadual

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
América vence Villa de virada e os pratas da casa Kaio e Bryan, fizeram a diferença

     América e Villa Nova fizeram um jogo muito disputado e digno das duas equipes que se encontravam invictas na competição mineira. O América em busca da vitória por uma diferença de dois ou mais gols para tomar a liderança do Atlético; o Villa em busca também da vitória para continuar a invencibilidade e ainda ultrapassar Cruzeiro e América, melhorando a sua caminhada rumo à classificação para as quartas de final. O jogo foi válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro e foi realizado na Arena do Jacaré, ontem, quarta-feira.
    O América conseguiu a vitória por 2x1 de virada, com os seus recém-promovidos Kaio e Bryan brilhando nesta quarta vitória consecutiva do Coelho. Mesmo que não tenha conseguido a volta a liderança, resta a esperança de conseguir no próximo domingo, quando o América enfrenta o Galo, que é o atual lider, com a mesma pontuação, mas com melhor saldo de gols.

     O América sentiu a marcação forte imposta pelo Villa Nova e não mostrou a qualidade de jogo que apresentou nas três primeiras partidas, quando venceu o Democrata GV, Ipatinga e Nacional NS.

     O zagueiro Everton teve um mal súbito e foi retirado de campo e não mais voltou, porque teve que ser levado a um hospital de Sete Lagoas, para exames mais complexos. O jogador chegou a desmaiar. Eram jogados 16 min, do primeirot tempo. Lula entrou no seu lugar.

    As jogadas de gol foram aparecendo. Adeílson perdeu um gol feito, depois de boa jogada entre Rodriguinho e Fábio Júnior. O Villa Nova também criou e Franscismar só não marcou porque Neneca fez excelente defesa. Robson também perdeu gol certo. O primeiro tempo terminou sem movimentação no placar.
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
    O primeiro gol da partida foi do Villa, quando Alex Santos chutou colocado e de fora da área, longe do Neneca, e fez um golação. Villa 1x0. Depois do gol, Eliandro poderia ter dado mais tranquilidade ao Leão do Bonfim, ao perder uma excelente oportunidade de marcar.

    O gol fez bem ao Villa Nova, que denominou a partida e o América acuou com o bom futebol dos novalimenses. Sentido a dificuldade da sua equipe em campo, Givanildo Oliveira entrou com Kaio, no lugar de Luciano, e com Kaká, saindo Rodrigo Heffener. As trocas surtiram efeito.

     Aos 35 minutos, Bryan pegou a bola, passou por dois jogadores e chutou forte, sem chances de defesa. Um bonito gol. Era o empate americano.

     Mais um revelação fez a diferença. Desta vez foi Kaio (foto) que marcou, depois que Kaká cruzou certeiro e o avante não teve problemas para conferir e definir o jogo, numa virada que muitos já não esperavam. América 2x1. Eram  40 minutos.

    O América ainda teve Kaká expulso por uma suposta trombada com o jogador adversário.

Detalhes técnicos do jogo
América - Neneca; Rodrigo Heffner (Kaká 32' do 2º tempo), Gabriel, Everton (Lula 16' do 1º tempo) e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés, Rodriguinho e Luciano (Kaio 12' do 2º tempo); Adeílson e Fábio Júnior. Técnico: Givanildo Oliveira.

Villa Nova - Elisson; Alex Santos, Heitor (Álvaro) e Carciano; Pinguim, Zé Rodolpho, Anderson Toto e Anderson Uchoa e Robson; Francismar e Eliandro (Henrique 32%u2019 do 2º tempo). Técnico: Wellington Fajardo.

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira - Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Frederico Soares Vilarinho

Cartões amarelos: Lula (América); Robson, Uchoa, Eliandro (Villa Nova)

Cartão vermelho: Kaká (América)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AMÉRICA PEGA O VILLA NA BUSCA PELA LIDERANÇA

Coelho precisa vencer por dois gols de diferença para voltar à liderança


Euler Junior/EM/D.A Press
América precisa muito dos gols de Fábio Júnior para voltar a ser lider do Estadual

     América e Villa Nova jogam hoje, quarta-feira, às 22h, na Arena do Jacaré, fechando a quarta rodada do Campeonato Mineiro. Vencer é o objetivo primeiro do América, mas se possível com uma diferença de dois ou mais gols para voltar à liderança do Estadual, que atualmente tem o Atlético com lider isolado. Desde 1994 o Coelho não conseguia a proeza de três vitórias consecutivas, conseguiu. Agora é tentar manter o 100% de aproveitamento e preferencialmente com a liderança.
 
Jorge Gontijo/EM/D.A Press     O Villa Nova faz a melhor campanha das equipes do interior e busca um bom resultado para continuar no G4, mas sabe que o América é favorito e tem o time completo contra o Leão do Bonfim.

     “O time está bem preparado e completo. Temos a volta do volante Moisés, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Nacional por 5 a 2. Não jogamos no último fim de semana, mas treinamos bastante. Não relaxamos e não podemos fazer isso em um momento como esse, pois a liderança pode chegar nessa partida com o Villa Nova”, afirmou o técnico Givanildo Oliveira.

     O time de Nova Lima é o quarto colocado, com sete pontos: venceu duas partidas e empatou outra. Na última rodada, o Villa Nova bateu o América-TO por 2 a 1, no Estádio Castos Cifuentes. O Villa não joga há 17 dias, mas os treinamentos fortes credencia a equipe a fazer um bom jogo contra o América.

     O técnico Givanildo pode promover a estréia do argentino Sebastian Sciorilli (foto), porque mesmo Alessandro liberado pelo Departamento Médico, depois de se recuperar de um estiramento, está sendo guardado para o clássico de domingo contra o Atlético. Sciorilli já tem sua situação regularizada. Ele começa no banco e pode ser aproveitado no decorrer da partida contra o Villa.

Detalhes do jogo

     América - Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés, Rodriguinho e Luciano; Adeílson e Fábio Júnior. Técnico: Givanildo Oliveira.

     Villa Nova - Elisson; Alex Santos, Heitor (Álvaro) e Carciano; Pinguim, Zé Rodolpho, Anderson Toto (Henrrique) e Anderson Uchoa e Robson; Francismar e Eliandro. Técnico: Wellington Fajardo .

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira - Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Frederico Soares Vilarinho

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ATLÉTICO LIDERA E QUARTA RODADA FALTA AINDA UM JOGO

     Restando apenas a partida do América, que enfrenta o Villa Nova, na Arena do Jacaré, na quarta-feira, às 21h50, e com o alviverde tendo a chance de retomar a liderança do Campeonato Mineiro, que está agora em poder do Atlético. O América precisa vencer o Villa Nova e com uma diferença de dois gols, em virtude da goleada do Galo frente ao Guarani, em Divinópolis.

     Os resultados da quarta rodada foram estes:
     SÁBADO : Democrata GV 0x2 Cruzeiro; Tupi 2x1 Uberaba e América TO 0x0 Boa.

     DOMINGO: Guarani 0x4 Atlético; Caldense 2x0 Nacional NS.

     Com estes resultados a classificação atual do Campeonato Mineiro é a seguinte:

Classificação                PG    J     V    E    D    GP    GC    SG
1 Atlético 12 4 4 0 0 10  1  9
2 América   9 3 3 0 0 10  3  7
3 Cruzeiro   9 4 3 0 1 9  3  6
4 Villa Nova   7 3 2 1 0 6  4  2
5 Boa   5 4 1 2 1 3  2  1
6 Uberaba   4 4 1 1 2 8  5  3
7 América-TO   4 4 1 1 2 3  4 -1
8 Guarani-MG   4 4 1 1 2 2  6 -4
9 Caldense   3 3 1 0 2 1  4 -3
10 Nacional-MG   3 3 1 0 2 5  9 -4
11 Tupi   3 4 1 0 3 2  6 -4
12 Democrata-GV   0 4 0 0 4 1 13 -12

Classificados Rebaixados
P pontos  J jogos  V vitórias  E empates  D derrotas  GP gols pró  GC gols contra  SG saldo de gols(%) aproveitamento

     A próxima rodada tem estes jogos:
     No sábado - Nacional NS x Guarani - Arena Calçado - Nova Serrana
                       - Cruzeiro x América TO - 16h00 - Arena do Jacaré - Sete Lagoas

     No domingo - Boa x Uberaba - 10h30 - Melão - Varginha
                          - América x Atlético - 16h00 - Arena do Jacaré - Sete Lagoas
                          - Democrata GV x Caldense - 20h30 - Mamude Abbras - Governador Valadares
                          - Tupi x Villa Nova - 20h30 - Mário Helenio - Juiz de Fora

GOLEADA DO GALO DEIXA O TIME NA LIDERANÇA ISOLADA

COM ANDRÉ SENDO O DESTAQUE DO JOGO, MARCANDO TRÊS GOLS, GALO GOLEIA O GUARANI E TOMA A PONTA DO CAMPEONATO DO AMÉRICA


         O Atlético fez dois gols em cada tempo e goleou o Guarani, em Divinópolis, por 4x0 e assumiu temporaremente a liderança do Campeonato Mineiro de 2012, com doze pontos e mantendo, assim, 100% de aproveitamento.

         Mesmo não fazendo uma partida brilhante no primeiro tempo, nem Atlético nem Guarani conseguiam que no início da partida o torcedor tivesse mais emoção. O Atlético pecava no último passe e André se preocupava mais em fazer o pivô, do que ficar fixo na área. Os erros aumentavam e as oportunidades criadas eram de chutes de fora da área.

        O primeiro gol do Galo veio aos 25 minutos do primeiro tempo, quando André sofreu falta próximo a área. Na cobrança Mancini, que já tinha obrigado ao goleiro Tiago Regis fazer uma grande defesa, bateu forte e a meia altura. O goleiro atrasou para ir na bola e não evitou o gol atleticano.

Marcos Michelin/EM/D.A Press
André vibra com mais um gol e foi decisivo na goleada do Atlético em Divinópolis
     Dois minutos depois, Mancini, de novo, quase fez o segundo. O meia arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave de Tiago Regis. Aos 31 minutos, Cuca foi obrigado a mexer na equipe. Danilinho reclamou de dores no tornozelo esquerdo e foi substituído por Neto Berola.

      O Guarani só chegou com perigo ao gol de Renan Ribeiro aos 32 minutos, quando Luizinho cruzou da direita e Magalhães cabeceou na trave. Mas o Galo logo deu o troco e marcou o segundo. Aos 36 minutos, Richarlyson cobrou falta da direita, o zagueiro Marcio Santos cabeceou contra o próprio gol, Tiago Regis fez boa defesa, mas a bola sobrou livre no pé de André, que mandou para o fundo das redes: 2 a 0.

      O segundo tempo começou morno, com poucas chances criadas mas mesmo assim foi o Galo que teve nos pés de Mancini e Neto Berola, chances de aumentar o marcador.
 
      O terceiro gol do Atlético foi numa jogada de toques rápidos e Scudero colocou André na cara do gol para marcar mais um para o Atlético: 3 x 0.

      Não demorou muito para André voltar a marcar. NeInspirado, André foi logo deixando sua marca de novo. Aos 30 minutos, depois de outra jogada de contra-ataque, Neto Berola tocou para André mandar para o fundo das redes: 4 a 0. Já no finalzinho, o Galo ainda teve outra chance para ampliar. Aos 43 minutos, Fillipe Soutto cruzou da direita e Neto Berola cabeceou no travessão.

Detalhes técnico do jogo

GUARANI - Tiago Regis; Luizinho (Michel Eloi, 40min 2ºT), Marcio Santos, Bruno Maia e Tita; André (Carlinhos, 24min 2ºT), Magalhães, Léo Medeiros e Walter Minhoca (Ivan, 40min 2ºT); Ely Thadeu e Marinho. Técnico: Gian Rodrigues

ATLÉTICO - Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Leandro Donizete, Pierre, Danilinho (Neto Berola, 31min 1ºT), Mancini (Guilherme, 40min 2ºT) e Escudero (Fillipe Soutto, 40min 2ºT); André. Técnico: Cuca.

Gols: Mancini, 25min 1ºT; André, 36min 1ºT, 20min 2ºT e 30min 2º T

Árbitro: Igor Junio Benevenuto - Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes

Cartão amarelo: André, Leo Medeiros, Carlinhos e Luizinho (GUA); Pierre, Mancini e Réver (ATL)

Público: 2.653 pagantes
Renda: R$ 79.250,00.

TUPI VENCE E DEIXA A LANTERNA. AMÉRICA TO E BOA FICAM NO EMPATE

 

     Alem da vitória do Cruzeiro, frente ao Democrata GV, em Governador Valadares, por 2x0, a quarta rodada do Campeonato Mineiro ainda teve dois jogos.
LEONARDO COSTA / TRIBUNA DE MINAS
Wesley Ladeira abriu o placar para o Tupi na vitória sobre o Uberaba em Juiz de Fora
Tupi vence e deixa a lanterna do Estadual
      Jogando em seus domínios, no estádio Jornalista Mário Helênio, o Tupi derrotou o Uberaba neste sábado, por 2 a 1, e deixou a lanterna do Campeonato Mineiro. Depois de três derrotas, o Galo Carijó chegou ao primeiro triunfo na competição.

      O Tupi abriu o placar logo aos três minutos do primeiro tempo, com Wesley. Aos 31, Henrique ampliou para o Galo Carijó. Na etapa final, aos 13 minutos, Clodoaldo diminuiu para o Uberaba.

     Com os três pontos, o Tupi subiu uma posição, mas segue na zona de rebaixamento do Estadual. Já o Uberaba está na sexta colocação, com quatro pontos somados.

     Na próxima rodada, o Uberaba encara o Boa Esporte, no domingo, às 10h30, em Varginha. Já o Tupi só entra em campo no dia 10 de março, também contra o Boa, em Juiz de Fora. A partida entre o Galo Carijó e o Villa Nova, válida pela quinta rodada, foi adiada para o dia 21.
 América TO e Boa não sairam do zero 
      O jogo entre América-TO e Boa Esporte, em Teófilo Otoni, não saiu do 0 a 0. Com o empate, o time de Varginha segue na quinta colocação, com cinco pontos. São dois empates, uma vitória e uma derrota.

     Já o time do Vale do Mucuri está em oitavo lugar, com quatro pontos somados. São duas derrotas, um empate e uma vitória.

     Na próxima rodada, o América-TO encara o Cruzeiro, no sábado, às 16h, na Arena do Jacaré. Já o Boa recebe o Uberaba, no domingo, às 10h30, em Varginha.
     Confira a classificação do Campeontato Mineiro, com os três jogos realizados neste sábado e faltando ainda os jogos: Guarani x Atlético; Caldense x Nacional NS e América x Villa Nova, que será na quarta-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Classificação    PG   J   V   E   D   GP   GC   SG
1 América     9 3  3 0 0 10   3   7
2 Cruzeiro     9 4  3 0 1   9   3   6
3 Atlético     9 3  3 0 0   6   1   5
4 Villa Nova     7 3  2 1 0   6   4   2
5 Boa     5 4  1 2 1   3   2   1
6 Uberaba     4 4  1 1 2   8   5   3
7 Guarani-MG     4 3  1 1 1   2   2   0
8 América-TO     4 4  1 1 2   3   4  -1
9 Caldense     3 3  1 0 2   1   4  -3
10 Nacional-MG     3 3  1 0 2   5   9  -4
11 Tupi     3 4  1 0 3   2   6  -4
12 Democrata-GV     0 4  0 0 4   1 13 -12
Classificados Rebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

ATLÉTICO JOGA EM DIVINÓPOLIS, TENTANDO MANTER A INVENCIBILIDADE

SE VENCER, GALO FICA LIDER ATÉ O JOGO DO AMÉRICA


Jorge Gontijo/EM/D.A Press
      O Galo vai até Divinópolis, enfrentar o Gaurani, às 16h00, com transmissão da Equipe Futebol Emoção da Radio Cultura, e busca os 100% de aproveitamento se conseguir a quarta vitória consecutiva e consequentemente a liderança isolada da competição.
 
     O técnico Cuca, que não poderá contar com Bernard, que está lesionado, já definiu Mancini (foto) com substituto do meia. O objetivo de terminar o Estadual em primeiro lugar, nesta primeira fase, é outro projeto do técnico, isso para o Galo possa desfrutar de vantagens nas fases seguintes. Se o Atlético vence hoje, assume a liderança do Mineiro e só poderá perdê-la na quarta-feira, quando o América enfrenta o Villa Nova, na Arena do Jacaré, com a equipe alviverde precisando de vencer para recuperar a ponta do Estadual. Ambas as equipes somam nove pontos, mas o Coelho tem dois gols a mais de saldo que o Alvinegro.

     Cuca falou sobre a possibilidade do Galo terminar esta fase na liderança: “Se o primeiro lugar te dá as vantagens de disputar o campeonato com mando em casa, jogando por dois empates, vou tentar ser o primeiro. Mas o campeonato são 11 rodadas, estamos iniciando a quarta. Vamos falar sempre em cima de decisão. Todos os jogos têm caráter decisivo”.

     O adversário do Galo vem credenciado por uma vitória frente ao Cruzeiro, por 1x0, em plena Arena do Jacaré, e um empate sem gols contra o Boa, em Varginha. O treinador atleticano destacou algumas qualidades da equipe adversária e acredita que a partida será difícil para o Galo, que terá que jogar muito em busca da vitória.

     “O Guarani é um time técnico, com jogadores rodados e que fez bons jogos. Jogou bem contra o Cruzeiro, venceu, fez boa partida contra o Boa fora de casa e conseguiu o empate, perdeu em casa para o Villa, mas jogou bem. Jogo que tem tudo para ser bonito por serem duas equipes técnicas.”

     O zagueiro Réver, que durante a semana era dúvida para o jogo, está liberado e joga. Werley seria o seu substituto. O defensor ficou de fora do treinamento de quarta e quinta-feria, por ter levado uma pancada no pé no treino da última terça-feira, ficou em tratamento durante a semana. Treinou normalmente na sexta-feira e vai pro jogo.

     “Estou à disposição do Cuca e preparado para esse jogo de domingo. Espero que a gente possa dar o melhor e sair de lá com os três pontos”, disse o defensor. “Temos que procurar anular os jogadores deles, que demonstraram que têm potencial, jogadores experientes. É um time que está mostrando que quer coisa grande na competição”, completou Réver.

Detalhes técnicos do jogo

GUARANI - Tiago Regis; Luizinho, Marcio Santos, Bruno Maia e Tita; Ivan, Michel Elói, Léo Medeiros e Walter Minhoca; Magalhães e Marinho. Técnico: Gian Rodrigues.

ATLÉTICO - Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Leandro Donizete, Pierre, Danilinho, Mancini e Escudero; André. Técnico: Cuca.

Árbitro: Igor Junio Benevenuto - Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes

MONTILLO BATE RECORDE E AJUDA CRUZEIRO A VENCER

Montillo marca duas vezes e passa a ser o estrangeiro que mais fez gols pelo Cruzeiro

Pedro Vilela / Agencia i7
Montillo finalmente marcou, passou a ser o maior artilheiro estrangeiro da história do Cruzeiro, e foi peça de destaque na vitória sobre o lanterna Democrata GV

      O Cruzeiro conseguiu a sua terceira vitória consecutiva, ao vencer o lanterna Democrata GV, por 2x0, com gols de Montillo e participação decisiva de Anselmo Ramon. Os gols foram marcados no segundo tempo. O jogo foi realizado do Mamude Abbras, em Governador Valadares. Com o resultado, e até a complementação da rodada, o Cruzeiro subiu para a segunda colocação, tomando o lugar que era do Atlético, que joga hoje em Divinópolis e pode recuperar a posição. A equipe da Toca tem os mesmos pontos de América e Atlético, nove.

      Finalmente o meia Montillo desencantou e marcou duas vezes. Em ambos os gols, aconteceu a participação de Anselmo Ramon, com dois toques de calcanhar, deixando o meia cruzeirense na cara do gol para marcar.

     No primeiro tempo, as melhores oportunidades foram criadas pelo Cruzeiro, com seus atacantes pecanda na complementação. Wellington Paulista, artilheiro do estadual, Diego Renan e Montillo desperdiçaram oportunidade de ouro para marcar. O Democrata GV criou somente uma oportunidade de gol, quando a arbitragem errou ao não marcar impedimento do zagueiro Carlão e se não fosse a grande defesa de Fabio, poderia o placar ter sido aberto. O primeiro tempo terminou com a raposa criando, mas não mexendo no marcador, que ficou no 0x0.

     O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com uma troca. Saiu Rudnei e entrou mais um atacante, ficando assim a raposa com três jogadores de frente, Wellington Paulista, Walter e Anselmo Ramon. Não precisou de muito tempo para o Cruzeiro abrir o marcador. Anselmo Ramon tocou de calcanhar para Montillo, que penetrou na área e tocou na saída do goleiro Alex. Era decorrido um minuto do segundo tempo.

     O Democrata GV chegou a pressionar o Cruzeiro, mas os erros nas complementações das jogadas, fizeram com que a pantera não marcasse. Foi o melhor momento da partida, com ambas as equipes buscando o gol.
 
     O Democrata GV perdeu Alex, que machucou o joelho e não pode continuar na partida. Jonhathan entrou no seu lugar aos 25 minutos.

     Com o jogo igual, o Cruzeiro chegou ao seu segundo e decisivo gol. Anselmo Ramon, com outro toque sutil de calcanhar, deu condições de Diego Renan ir a linha de fundo e cruzar. Montillo aproveitou e definiu. Cruzeiro 2x0. Eram decorridos 34 minutos. Após o gol o Cruzeiro passou a tocar mais a bola para garantir o resultado.
 
     O Democrata ainda teve um jogador expulso, aos 37 minutos, quando Bob fez falta dura em Montillo e foi mais cedo para fora.
      O próximo jogo do Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro será no sábado, na Arena do Jacaré, quando recebe o América TO, às 16h00.

Detalhes do jogo

Democrata-GV - Alex (Jonathan, 26min/2ºT); Juninho, Carlão, Rancharia e Paulo Lucas; Márcio Pinho, Elton (Anderson, 34min/2ºT), Bob e Flávio Lopes; Adriano e Leo Andrade. Técnico: Zé Maria Pena, que estreiava no comando da pantera.

Cruzeiro - Fábio,  Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Rudnei (Walter, intervalo) e Montillo; Anselmo Ramon (Wallyson, 40min/2ºT) e Wellington Paulista (Roger, 23min/2ºT). Técnico: Vágner Mancini

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira - Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Pedro Araújo Dias Cotta

Gols: Montillo (Cruzeiro, 1min/2ºT e 34min/2ºT)
Cartões amarelos: Márcio Pinho, Adriano e Elton (DEM); Diego Renan e Wellington Paulista (CRU)
Cartão vermelho: Bob (Democrata, 37min/2ºT)
Público: 8.650 torcedores