sábado, 4 de agosto de 2012

14ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO COMEÇA NO SÁBADO E VASCO PODE ASSUMIR A LIDERANÇA

     A 14ª rodada do Campeonato Brasileiro inicia neste sábado, 04/08, com dois jogos. O detalhe foi o adiamento da partida entre Flamengo e Atlético, que seria realizado hoje, mas por impossibilidade de utilizar o Estádio do Engenhão, a partida não pode ser realizada.
     Nas primeiras colocações pode acontecer a mudança de liderança, porque o Atlético não jogando, possibilita ao Vasco assumir a ponta da tabela. Para tanto a equipe de São Januário terá que vencer o Corínthians, amanhã, no Rio de Janeiro. O Fluminense, mesmo que vença, não alcança a liderança. Joga em Curitiba contra o Coritiba e pode diminuir a diferença de pontos para o Atlético. Enquanto isso o Grêmio corre sério perigo de sair do G4, porque se empatar ou perder seu jogo contra o Bahia, no Olímpico, dá chance ao Cruzeiro de assumir a quarta colocação, caso consiga vencer a Ponte Preta, na Arena Independência. 
 
SÁBADO, 04/08/2012
Palmeiras/SP x Internacional/RS
PALMEIRAS X INTERNACIONAL, às 18h30
Estádio: Arena Barueri, em Barueri (SP).
Árbitro: JAILSON MACEDO FREITAS.
Auxiliares: LUIZ CARLOS S. TEIXEIRA e MARCOS W R  DE AMORIM  
Quarto Árbitro: ANTONIO ROGERIO BATISTA DO PRADO
Transmissão: Pay-per-view


Atlético/GO x Botafogo/RJ
ATLÉTICO GO X BOTAFOGO, às 18h30
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO).
Árbitro: NIELSON NOGUEIRA DIAS.
Auxiliares: MARRUBSON M FREITAS e CLOVIS AMARAL DA SILVA
Quarto Árbitro: ROBERTO GIOVANNY OLIVEIRA SILVA
Transmissão: TV fechada, Pay-per-view

Portuguesa/SP x Figueirense/SC
PORTUGUESA X FIGUEIRENSE, às 21h00
Estádio: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: SANDRO MEIRA RICCI 
Auxiliares: FABIANO DA S RAMIRES e VANDERSON ANT. ZANOTI    
Quarto Árbitro: MARCELO APARECIDO R DE SOUZA
Transmissão: Pay-per-view

DOMINGO, 05/08/2012

Vasco/RJ x Corinthians/SP
VASCO X CORÍNTHIANS, às 16h00
Estádio: São Januário, em Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: PAULO H GODOY BEZERRA.
Auxiliares: ROBERTO BRAATZ e CARLOS BERKENBROCK.
Quarto Árbitro: PHILIP GEORG BENNETT
Transmissão: TV aberta, Pay-per-view

Grêmio/RS x Bahia/BA
GRÊMIO X BAHIA, às 16h00
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)         
Árbitro: CLAUDIO FRANCISCO LIMA E SILVA.
Auxiliares: CLERISTON C B RIOS e IVANEY ALVES DE LIMA  
Quarto Árbitro: FABRICIO NEVES CORREA
Transmissão: Pay-per-view

Coritiba/PR x Fluminense/RJ
CORITIBA X FLUMINENSE, às 16h00
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR) 
Árbitro: WAGNER REWAY         
Auxiliares: FABRICIO VILARINHO DA SILVA e KLEBER LUCIO GIL
Quarto Árbitro: ANTONIO DENIVAL DE MORAIS
Transmissão: TV aberta, Pay-per-view
São Paulo/SP x Sport/PE
SÃO PAULO X SPORT, às 16h00
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Àrbitro: ANDRE LUIZ DE FREITAS CASTRO 
Auxiliares: MARCIO E S SANTIAGO e JANETTE MARA ARCANJO 
Quarto Árbitro: RODRIGO GUARIZO F. DO AMARAL
Transmissão: TV aberta, Pay-per-view


Cruzeiro/MG x Ponte Preta/SP
CRUZEIRO X PONTE PRETA, às 18h30
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: EDIVALDO ELIAS DA SILVA
Auxiliares: RODRIGO PEREIRA JOIA e IVAN CARLOS BOHN
Quarto Árbitro: CLEISSON VELOSO PEREIRA
Transmissão: Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras
Pay-per-view
Náutico/PE x Santos/SP
NÁUTICO X SANTOS, às 18h30
Estádio: Ilha do Retiro (Aflitos), em Recife (PE)
Árbitro: WILTON PEREIRA SAMPAIO
Auxiliares: DIBERT PEDROSA MOISES e EVANDRO G FERREIRA
Quarto Árbitro: EMERSON LUIZ SOBRAL
Transmissão: TV Fechada, Per-per-view

BRASILEIROS SÃO DESTAQUES HOJE EM LOS ANGELES NO UFC

 

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Um dos principais combates será entre Maurício "Shogun" e Bandon Vera, que fazem a luta principal do UFC on Fox 4, em Los Angeles
     Depois de quase três anos, o Ultimate Fighting Championship - UFC -  leva um evento de MMA a Los Angeles. A badalada cidade da Califórnia receberá o UFC on Fox 4, neste sábado, a partir das 17h45 (de Brasília), com promessa de grande público no Staples Center. Das dez lutas da programação – quatro pelo card principal e seis pelo preliminar -, duas merecerão atenção especial. E ambas com participação de brasileiros em destaque na categoria meio-pesado.

     A luta principal reunirá Mauricio ‘Shogun’ Rua contra Brandon Vera. O co-main event (segundo duelo mais importante da noite) terá a presença de Lyoto Machida diante de Ryan Bader. Os combates ganharam ainda mais visibilidade depois que o presidente do UFC, Dana White, anunciou que deles sairá o próximo desafiante do campeão da categoria. O mandatário disse que vai privilegiar o atleta que tiver o desempenho mais ‘impressionante’ no evento.

     O atual campeão dos meio-pesados, Jon Jones, defenderá o título diante do veterano Dan Henderson, no UFC 151, marcado para 1º de setembro, em Las Vegas. O vencedor – ‘Bones’ é favorito – vai encarar, conforme o próprio Dana White, o escolhido entre as lutas principais do evento em Los Angeles. No caso do de ‘Shogun’ e Lyoto, significaria a chance de voltar a disputar o cinturão. Para Brandon Vera e Ryan Bader, valeria um feito inédito no Ultimate.

     O discurso dos quatro lutadores é um só: manter o foco no adversário e aguardar a decisão do chefe sobre quem será escolhido. Mas é impossível deixar de pensar na chance de disputar o cinturão. E daí vem a grande motivação para entrar no octógono do UFC on Fox 4. “Fiquei motivado com o que o Dana falou (sobre a chance de lutar pelo título). Mas eu estou focado no sábado. Terei uma luta dura contra o Brandon Vera, e o resto é consequência”, afirmou Mauricio ‘Shogun’, que já declarou o desejo de voltar a enfrentar Jon Jones e Dan Henderson, os dois últimos algozes do curitibano.

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Lyoto Machida e Ryan Bader disputam a luta co-principal do evento em Los Angeles

     O brasileiro Lyoto Machida, por sua vez, disse que a luta contra Ryan Bader valerá como um título. Mas também deixou claro que o foco está no perigoso adversário. “Eu penso apenas em minha preparação e treinei muito para enfrentar o Bader. Vou dar o melhor no sábado para trazer essa vitória para o Brasil. Eu não sei o que acontecerá na luta, mas só quero vencer com uma grande performance”, frisou o baiano radicado no Pará, que terá pela frente o vencedor da oitava edição do reality show The Ultimate Fighter, nos Estados Unidos.

Mais brasileiros participaram do programa

     O UFC on Fox 4 terá a presença de mais brasileiros. No card preliminar, Wagner ‘Caldeirão’ Prado estreará na maior organização de MMA, diante de uma ‘pedreira’, o norte-americano Phil Davis. O duelo é válido pela categoria meio-pesado. Com oito vitórias em igual número de lutas, sendo sete por nocaute, o paulista de Campinas espera um resultado satisfatório na primeira luta pelo Ultimate.

     Já o brasiliense Rani Yahya também lutará no card preliminar, diante do norte-americano Josh Grispi. Especialista em jiu-jitsu, o candango tem uma vitória e uma derrota pela organização: estreou com triunfo sobre Mike Brown, por decisão unânime, em 2011, e depois foi superado por Chad Mendes, também por desempate, na edição 133, em agosto do mesmo ano.

A programação do UFC on Fox 4

Sábado, 04/08 - Staples Center, em Los Angeles (EUA)

Card principal

Mauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Mike Swick x DaMarques Johnson
Joe Lauzon x Jamie Varner

Card preliminar

Cole Miller x Nam Phan
Phill Davis x Wagner Prado
Josh Grippi x Rani Yahya
Phill De Fries x Oli Thompson
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga
Fonte: Superesportes

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ESPERANÇA DE OURO OLÍMPICO ERA COM CIELO, QUE ACABOU FICANDO COM O BRONZE

FRANCÊS SURPREENDEU E FICOU COM O OURO. AMERICANO COM PRATA E BRASILEIRO COM BRONZE

   

 

REUTERS/Tim Wimborne     O brasileiro Cesar Cielo chegou à final dos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Londres com o status de intocável, mas caiu diante do olhar de 17.500 espectadores. Ouro em Pequim'2008 e recordista mundial da prova, ele foi apenas o terceiro colocado na final desta sexta-feira e viu o francês garantir o título olímpico, com o tempo de 21s34. A prata foi do norte-americano Cullen Jones, com 21s54, 0s05 mais rápido do que o nadador de Santa Bárbara D’Oeste.

     A marca registrada por Cielo nesta sexta-feira é mais lenta do que a com que ele se classificou à final, 21s54. Se tivesse repetido seu desempenho, dividiria a medalha de prata com Cullen Jones.

     Outro brasileiro na final desta sexta-feira, Bruno Fratus ficou com a quarta colocação, com o tempo de 21s61, o melhor de sua carreira. Com o resultado, o brasileiro criar uma expectativa muito grande para o seu futuro na natação mundial. Ele que não era nem cotado para participar da final.

     Na última edição dos Jogos, ainda pouco conhecido, Cielo conquistou o bronze nos 100m e o ouro nos 50m livre. No Mundial de Roma-2009, foi campeão nas duas distâncias. Em Xangai-2011, repetiu o feito na modalidade mais curta e também triunfou nos 50m borboleta. Entre as duas competições, já como recordista mundial de ambas as provas de velocidade, o brasileiro encarou a acusação de doping.

     Ao lado de Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, Cielo testou positivo para o diurético furosemida. Fugindo do padrão em casos do gênero, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) aplicou apenas uma advertência ao astro. Insatisfeita, a Federação Internacional de Natação (FINA) levou a questão à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que manteve a decisão.

     A justificativa apresentada pelo brasileiro não convenceu alguns atletas e torcedores, que passaram a ver o nadador brasileiro com antipatia – até o russo Alexander Popov, tetracampeão olímpico, condenou a decisão da CAS. Um de seus poucos amigos declarados entre os nadadores dos 50m livre é justamente Cullen Jones, que o superou nesta sexta-feira.

CIELO E FRATUS DISPUTAM HOJE, ÁS 16h MEDALHAS PARA O BRASIL

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, NATAÇÃO BRASILEIRA CLASSIFICA DOIS NADADORES PARA A FINAL DOS 50m LIVRES


AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Cielo empatou com Collun Jones na fase classificatória. Agora busca hoje a medalha de ouro para o Brasil. Além do norte-americano, o brasileiro Fratus também tem chances do ouro olímpico
     Os brasileiros Cesar Cielo e Bruno Fratus conquistaram as vagas na final dos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Londres, nesta quinta-feira. Os nadadores nacionais venceram suas baterias da semifinal e garantiram classificação à decisão de medalhas, que será realizada na sexta-feira.

     Ouro em Pequim'2008 e favorito ao título em Londres, Cesar Cielo ficou com o melhor tempo geral, empatado com o norte-americano Cullen Jones. Ele nadou na primeira bateria e completou a prova dos 50m livre, em 21s54, mesma marca obtida por seu rival da raia ao lado. O norte-americano Anthony Ervin não ficou muito atrás, completando a disputa em 21s62.

     Já Fratus caiu na água na segunda bateria. Mesmo com desempenho abaixo dos rivais na parte submersa da prova, o brasileiro, quinto colocado do Mundial da temporada passada, acelerou o ritmo das braçadas e venceu sua bateria com 21s63, melhor marca de sua carreira. Ele ficou com a quarta colocação geral.

     O trinitino George Richard Bovell, o francês Florent Manaudou, o australiano Eamon Sullivan e o sul-africano Roland Schoeman são os outros classificados à decisão dos 50m livre.
REUTERS/Michael Dalder
Bruno Fratus foi o primeiro colocado da segunda bateria e ficou com quarto melhor tempo. Pode fazer hoje dobradinha no podium com Cielo na conquista de medalhas para o Brasil

Fonte: Superesportes 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CUCA ACHA QUE ADIAMENTO DO JOGO DO GALO FOI PREJUDICIAL

OS DESFALQUES QUE TERIA A EQUIPE CONTRA O FLAMENGO, PASSAM AGORA PARA O JOGO CONTRA O CORITIBA NA QUINTA-FEIRA


Bruno Cantini/ Atlético     Na análise do técnico Cuca, não há nenhum ponto positivo para ser destacado no adiamento do jogo entre Flamengo e Atlético, que seria no próximo sábado, às 18h30, no Engenhão, RJ.

    Questionado se seria bom enfrentar o Coritiba com o adversário mais cansado, Cuca rebateu. “Eu não quero levar vantagem assim. Quero seguir a regra do jogo. É domingo e quarta para mim e para todos. Agora, que vantagem é essa que vou ter se o Coritiba vier desgastado? E para frente? Eu vou ter que repor esse jogo meu em semana que era livre e vou dar vantagem para algum outro lá na frente. Vou ter vantagem hoje e desvantagem amanhã? Não é assim que funciona, na minha cabeça”.

     Para o comandante do Galo, o adiamento do jogo é ruim para os clubes e para o campeonato. “Tenho o grupo todo pronto para o jogo. Quem está suspenso, vai ficar para o outro jogo (Coritiba). Não tenho nada a comemorar. Lamento até pelo campeonato, que está tão bem conduzido, certinho. E uma medida assim pode mudar e mexer em muita coisa no campeonato, para um lado, para outro, pedido de outros clubes lá na frente, se algum campo não estiver bom. E daí precisam ser bem coerente para não sobrar margem de dúvida nenhuma”.

     Cuca entende que, mesmo com a interdição do Engenhão, a partida contra o Flamengo deveria ser mantida para este sábado, em outro estádio: “Não tem o Engenhão? Beleza. Que jogasse em outro lugar. Adiam um jogo e lá na frente vão me enforcar. Porque será uma semana que eu estava preparado para outra situação e vou ter que viajar, com desgaste, que talvez outro adversário meu vai tirar proveito.”

     A CBF informou que a nova data do jogo Atlético x Flamengo será anunciada até segunda-feira. Cuca espera que os interesses do Galo não sejam deixados de lado: “Quanto a marcação do jogo, nosso pessoal que vai discutir, se assim puder e não for uma imposição. Lógico que a gente vai ter algum direito de questionar alguma coisa para não ser marcado em tal dia.”

Fonte: Superesportes

JUDOCA CONSEGUE MAIS UMA MEDALHA. CÉSAR CIELO E FRATUS SE CLASSIFICAM PARA SEMIFINAL DOS 50m LIVRES

JUDÔ CONSEGUE TERCEIRA MEDALHA PARA O BRASIL. NATAÇÃO PODE DAR MAIS UMA COM CIELO


AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Judoca consegue sua primeira medalha olímpica e consagra o judô brasileiro com o esporte com a maior número de medalhas em Olimpíadas
     O judô brasileiro contabiliza a terceira medalha nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quinta-feira, Mayra Aguiar seguiu os passos de Felipe Kitadai e faturou o bronze, na categoria até 78kg, ao derrotar a holandesa Marhinde Verkerk por yppon.

     A conquista é um presente de aniversário antecipado para Mayra Aguiar. Nesta sexta-feira, dia 3, a atleta do Sogipa-RS completa 21 anos.

     Mesmo jovem, a brasileira já contabiliza conquistas importantes na carreira. Mayra Aguiar soma duas medalhas em Mundiais, a prata em 2010 e o bronze em 2011. Além disso, também obteve sucesso nos Jogos Pan-americanos de 2007 (prata na categoria até 70kg) e de 2011 (bronze).

     Na luta contra Marhinde Verkerk, Mayra Aguiar manteve a tática ousada, apesar de alguns ataques da adversária. Com 1min29, a brasileira conquistou o ippon com o golpe Ko-soto-gari.

 

DOIS BRASILEIROS ESTÃO NA SEMIFINAL DOS 50m: CIELO E FRATUS


REUTERS/Tim Wimborne
Brasileiros se cumprimentam após conquistarem vaga na semifinal dos 50m nado livre

     A natação brasileira obteve 100% de aproveitamento nas eliminatórias dos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Londres. Na manhã desta quinta-feira, Cesar Cielo e Bruno Fratus conseguiram com imensa tranquilidade a classificação para a semifinal da prova.

     Os brasileiros participaram da última bateria e fizeram a dobradinha. Cielo venceu a série com 21s80, enquanto Fratus foi o segundo, com 21s82.

     Na classificação geral das eliminatórias, Cielo e Fratus foram, respectivamente, segundo e terceiro colocados. O melhor tempo ficou com George Bovel, de Trinidad & Tobago, com 21s77.

     Para Cielo, os 50m livre é a grande chance de uma medalha olímpica em Londres. O nadador já disputou os 100m livre e terminou na sexta colocação.

     A semifinal dos 50m livre está prevista para o período da tarde, a partir das 15h30, de Brasília. Para alcançar a final, Cielo e Fratus precisam ficar entre os oito melhores.

terça-feira, 31 de julho de 2012

CBF DIVULGA DADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Estatísticas do Campeonato Brasileiro/2012

Jogos        130
                 Gols        329
         Média de gols        2,53
  Vitória de times locais          63
Vitória de times visitantes               32
               Empates          35


Público pagante


1.574.154
                      Média de público      12.109
                      Maior público      38.862
          Fluminense/RJ 1 X 0 Flamengo/RJ | 08/07 | 8ª rodada
                     Menor público       1.112
          Atlético/GO 3 X 2 Figueirense/SC | 19/07 | 10ª rodada


Arrecadação


    R$ 38.518.304,50
        Arrecadação média        R$296.294,65
        Maior arrecadação        R$ 1.226.785,00
       Botafogo/RJ 0 X 1 Grêmio/RS | 22/07 | 11ª rodada


        Menor arrecadação


         R$ 12.510,00
       Atlético/GO 0 X 1 Náutico/PE | 07/07 | 8ª rodada

Campeões

2011CORINTHIANS/SPJogos
38
Gols
53
Média de gols
1,39
Vitórias
21
Empates
8
Derrotas
9
2010FLUMINENSE/RJJogos
38
Gols
62
Média de gols
1,63
Vitórias
20
Empates
11
Derrotas
7
2009FLAMENGO/RJJogos
38
Gols
58
Média de gols
1,53
Vitórias
19
Empates
10
Derrotas
9
2008SÃO PAULO/SPJogos
38
Gols
66
Média de gols
1,74
Vitórias
21
Empates
12
Derrotas
5

BOMBA: CBF ADIA JOGO DO GALO CONTRA O FLAMENGO

     A Confederação Brasileira de Futebol - CBF acaba de divulgar Nota Oficial cancelando o jogo entre Flamengo e Atlético, que estava marcado para sábado, às 18h30, no Estádio João Havelange - Engenhão. Segundo  a entidade o gramado do estádio não está em condições de jogo e terá que sofrer uma série de reparos. Por isso o jogo não pode ser realizado no sábado.

     A CBF ainda não marcou a data da partida, mas tudo indica que será numa quarta-feira, quando não houver rodada do Brasileiro. Agora não se sabe se o jogo será no Engenhão ou outro estádio determinado pela CBF.

     Outro estádio que pode sofrer esta sanção é a Arena Independência, que está recebendo uma carga enorme de jogos, porque jogam o Atlético e Cruzeiro, pela Série A, e América, na Série B. O gramado já está sentindo esta quantidade de jogos e já necessita de reparos.

     Se a Arena Independência foi vetada para algum jogo, a retorno da Arena do Jacaré pode ser uma solução.

CIELO SE CLASSIFICA PARA A FINAL DOS 100m, LUTA PELA MEDALHA É AMANHÃ

 

REUTERS/Jorge Silva
Cielo tenta medalha amanhã na final dos 100m
     Cesar Cielo está na final dos 100m livre de natação dos Jogos Olímpicos de Londres. Nas semifinais disputadas nesta terça-feira, o brasileiro foi o segundo melhor de sua bateria e terminou com o quinto tempo na classificação geral da prova em que foi medalhista de bronze em Pequim'2008.

     Cielo completou o percurso em 48s17 (havia feito 48s67 nas eliminatórias, a décima marca). O nadador abriu vantagem nos primeiros 50m e poupou-se nos últimos, sendo ultrapassado pelo australiano James Magnussen.

     Atual campeão mundial dos 100m livre, Magnussen foi o mais rápido das semifinais, com 47s63. Também conseguiram avançar para a decisão o norte-americano Nathan Adrian, o cubano Hanser Garcia, o holandês Sebastiaan Verschuren, o canadense Brent Hayden, o francês Yannick Agnel e o russo Nikita Lobintsev.

     A final olímpica dos 100m livre, com Cesar Cielo brigando por uma medalha, será disputada na quarta-feira.

CÉSAR CIELO, ESPERANÇA DE MEDALHA BRASILEIRA, NÃO SE SAI BEM NA SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NAS OLIMPÍADAS

 

REUTERS/Toby Melville
     Na primeira participação nas piscinas em Londres, Cesar Cielo obteve a vaga nas semifinais dos 100m livre dos Jogos Olímpicos de Londres. Mesmo longe de um desempenho brilhante, o paulista obteve a classificação entre os 16 melhores com a décima marca da manhã, com 48s67. Outro brasileiro inscrito na prova, Nicolas Oliveira não conseguiu tempo para se classificar.

     Cielo nadou a sexta bateria das eliminatórias. Desde a saída, o brasileiro não esteve bem. Na virada dos 50 metros, estava em terceiro lugar e caiu ainda mais na chegada, ao cruzar em quinto lugar, com o tempo de 48s67, bem abaixo de seu tempo de classificação dos Jogos, com 47s84.

     Por sua vez, o sucesso do Brasil parou por aí. Nicolas Oliveira disputou a bateria seguinte e ficou com a última colocação da série, com 49s51.

     O melhor tempo ficou com o norte-americano Nathan Adrian, com 48s19. Atual campeão mundial da prova, o australiano James cravou 48s39.

     Cielo volta às piscinas de Londres ainda nesta terça-feira. A semifinal dos 100m livre está prevista para o período da tarde (horário de Brasília), a partir das 15h30.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RAIO X DO CAMPEONATO BRASILEIRO - 12ª RODADA

          Foi disputada a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, com o Atlético se mantendo na ponta da tabela com o empate em 0x0 com o Fluminense, que também continuou em 3º lugar. O Vasco empatou com o Internacional e permanece na segunda colocação. O Grêmio, apesar de ter perdido para o Coritiba por 2x1, se manteve na quarta colocação, só que agora está com apenas um ponto na frente do Cruzeiro, que venceu o Palmeiras.
      Na zona de rabaixamento mais trocas. O Palmeiras voltou a frequentar as últimas colocações. Portuguesa e Santos sairam e continua por lá o Bahia, Atlético GO e Figueirense.
      O Atlético, além de liderar a competição, continua tendo o maior númerdo de vitórias (10), o ataque mais positivo (25 gols) e a defesa menos vazada com que divide com o Fluminense (8 gols). O Grêmio é a única equipe que ainda não empatou.
     Os resultados da rodada, com seus detalhes técnicos, foram estes:
SÁBADO, 28/07/2012


Coritiba/PR x Grêmio/RS
CORITIBA 2 X 1 GRÊMIO,  às 18:30
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Árbitro: ANDRE LUIZ DE FREITAS CASTRO.
Auxiliares: FABRICIO V. DA SILVA e CRISTHIAN PASSOS SORENCE

Internacional/RS x Vasco/RJ
INTERNACIONAL 0X0 VASCO, às 18h30
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Árbitro: WILSON LUIZ SENEME.
Auxiliares: EMERSON AUGUSTO DE CARVALHO e MARCELO CARVALHO VAN GASSE
           
Botafogo/RJ x Figueirense/SC
BOTAFOGO 1 X 0 FIGUEIRENSE,  às 21h00
Estádio: João Havelange (Engenhão), em Rio de Janeiro (RJ)         
Árbitro: MARCIO CHAGAS DA SILVA.
Auxiliares: ALTEMIR HAUSMANN e MARCELO BERTANHA BARISON
Público: 3.401 - Arrecadação: R$ 99.350,00

DOMINGO, 29/07/2012
Sport/PE x Atlético/GO
SPORT 0 X 0 ATLÉTICO GO, às 16h00
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE)    
Árbitro: WAGNER REWAY
Auxiliares: CAROLINA ROMANHOLI MELO e GEAN CARLOS MENEZES DE OLIVEIRA


São Paulo/SP x Flamengo/RJ
SÃO PAULO 4 X 1 FLAMENGO, às 16h00
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: JAILSON MACEDO FREITAS
Auxiliares: ALESSANDRO A ROCHA DE MATOS e ADAILTON JOSE DE JESUS SILVA
Público: 35.049 - Arrecadação: R$ 951.033,00


Fluminense/RJ x Atlético/MG
FLUMINENSE 0 X 0 ATLÉTICO, às 16h00
Estádio: João Havelange, em Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: RODRIGO BRAGHETTO
Auxiliares: CARLOS BERKENBROCK e VICENTE ROMANO NETO
Público: 16.175 - Arrecadação: R$ 368.345,00


Bahia/BA x Corinthians/SP
BAHIA 0 X 0 CORÍNTHIANS, às 16h00
Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: PABLO DOS SANTOS ALVES
Auxiliares: MARCIO EUSTAQUIO S SANTIAGO e FABIANO DA SILVA RAMIRES
Público: 24.648 - Arrecadação: R$ 577.890,00
           
Cruzeiro/MG x Palmeiras/SP
CRUZEIRO 2 X 1 PALMEIRAS, às 18h30
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: FABRICIO NEVES CORREA.
Auxiliares: ROBERTO BRAATZ e JOSE EDUARDO CALZA
Público: 11.512 - Arrecadação: R$ 286.135,00
           
Portuguesa/SP x Náutico/PE
PORTUGUESA 3 X 1 NÁUTICO, às 18h30
Estádio: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: MARCELO DE LIMA HENRIQUE
Auxiliares: DIBERT PEDROSA MOISES e RODRIGO PEREIRA JOIA
Público: 1.910 - Arrecadação: R$ 47.500,00
           
Santos/SP x Ponte Preta/SP
SANTOS 2 X 1 PONTE PRETA, às 18h30
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: PAULO CESAR OLIVEIRA.
Auxiliares: MARCIO LUIZ AUGUSTO e CELSO BARBOSA DE OLIVEIRA

     Após a realização da 12ª rodada, a classificação ficou assim:


Equipes / Classificação         PG      J V        E      D    GP    GC      SG
1Atlético         321310  2125   817
2Vasco         3013          9  3120 11  9
3Fluminense         2613  7  5122   814
4Grêmio         2413  8  0518 12   6
5Cruzeiro         2313  7  2417 14  3
6Internacional         2313  6  5218 11  7
7São Paulo         2213  7  1521 16  5
8Botafogo         2013  6  2522 17  5
9Corinthians         1613  4  4513  13  0
10Ponte Preta         1613  4  4516  17 -1
11Flamengo         1613  4  4516  21 -5
12Coritiba         1513  4  3623  27 -4
13Sport         1413  3  5513  19 -6
14Náutico         1313  4  1817  27-10
15Portuguesa         1313  3  4610  16  -6
16Santos         1313  2  74  9  12  -3
17Bahia         1213  2  6511  18  -7
18Palmeiras         1013  2  4713  16  -3
19Atlético-GO           913  2  3812   25-13
20Figueirense           813  1  5713  21  -8
TAÇA LIBERTADORES   SUL-AMERICANA   REBAIXADOS
P pontos  - J jogos   - V vitórias   - E empates   - D derrotas   - GP gols pró   - GC gols contra   - SG saldo de gols
     Os principais artilheiros são:
Jogador Gols       Time
Alecsandro  8      Vasco
Luís Fabiano  7      São Paulo
Roger   7      Ponte Preta
Fred  6      Fluminense
Wellington Paulista  6      Cruzeiro
Araújo  5      Náutico
Caio  5      Figueirense
Danilinho  5      Atlético
Jadson  5      São Paulo
Marcelo Moreno  5      Grêmio
Vágner Love  4      Flamengo
Ronaldinho  4      Atlético
Andrezinho  4      Botafogo
Dagoberto  4      Internacional
Danilo  4      Corinthians
Herrera  4      Botafogo
  4      Atlético
Kieza  4      Náutico
Marquinhos Gabriel  4      Sport
Mazinho  4      Palmeiras
Renato Abreu  4      Flamengo
Felipe  3      Atlético-GO
Souza  3      Bahia
Samuel  3      Fluminense
Ricardinho  3      Ponte Preta
Pereira  3      Coritiba
Moisés  3      Portuguesa
Leonardo Silva  3      Atlético
Leonardo  3      Coritiba
Leandro Damião  3      Internacional
Júlio César  3      Figueirense
Juninho Pernambucano  3      Vasco
Hernán Barcos  3      Palmeiras
Felipe Azevedo  3      Sport
Escudero  3      Atlético
Elkeson  3      Botafogo
Douglas  3      Corinthians
Diego Souza  3      Vasco
Borges  3      Cruzeiro
Bernard  3      Atlético
André Lima  3      Grêmio
    
      A próxima rodada tem estes jogos programados:

SÁBADO, 04/08/2012
Flamengo/RJ x Atlético/MG
FLAMENGO X ATLÉTICO, às 18h30
Estádio: João Havelange, em Rio de Janeiro (RJ).          

Palmeiras/SP x Internacional/RS
PALMEIRAS X INTERNACIONAL, às 18h30
Estádio: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Atlético/GO x Botafogo/RJ
ATLÉTICO GO X BOTAFOGO, às 18h30
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Portuguesa/SP x Figueirense/SC
PORTUGUESA X FIGUEIRENSE, às 21h00
Estádio: Canindé, em São Paulo (SP)
DOMINGO, 05/08/2012
Vasco/RJ x Corinthians/SP
VASCO X CORÍNTHIANS, às 16h00
Estádio: São Januário, em Rio de Janeiro (RJ)

Grêmio/RS x Bahia/BA
GRÊMIO X BAHIA, às 16h00
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Coritiba/PR x Fluminense/RJ
CORITIBA X FLUMINENSE, às 16h00
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR)

São Paulo/SP x Sport/PE
SÃO PAULO X SPORT, às 16h00
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Cruzeiro/MG x Ponte Preta/SP
CRUZEIRO X PONTE PRETA, às 18h30
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Náutico/PE x Santos/SP
NÁUTICO X SANTOS, às 18h30
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE)