sábado, 14 de abril de 2012

JOGOS ESCOLARES DE LAVRAS: ALGUNS CAMPEÕES JÁ SÃO CONHECIDOS

      A 11ª edição dos Jogos Escolares Lavrense, etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2012, reúne 19 estabelecimentos de ensino, um recorde absoluto de participação. A competição que acontece desde março, já começa a conhecer os campeões nas modalidades: voleibol, handebol e basquetebol. Estas representarão Lavras na próxima etapa, que é a Fase Micro regional, que será disputada na cidade de Perdões, de 23 a 27 de maio. O JMEG, acontece sempre em cinco etapas: Fase Municipal, Fase Micro Regional, Fase Regional, Fase Estadual e Fase Nacional.
   No módulo I, idade 12 a 14 anos, no Basquete feminino e masculino, foram campeãs, as equipes da Escola Municipal José Serafim, ambas comandada pelo professor Ricardo Pacheco. No Handebol masculino a equipe do CNEC, comandada pelo professor Flávio Lísias,  e no Voleibol feminino, também do CNEC, dirigida pelo professor Dula, foram as campeãs das duas modalidades.

Escola José Serafim, campeã do basquete
Equipe do CNEC, campeã do Handebol
Equipe do Firmino Costa, campeã do vôlei
     Já pelo módulo II, idade 15 a 17 anos, foram campeãs: o Basquete feminino da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelo professor Ricardo Pacheco; a equipe masculina do Gammon, dirigida pelo professor Odair e o Voleibol feminino da Escola Estadual Firmino Costa, dirigida pelo professor Dula
   
  A modalidade futsal, masculino e feminino, no Módulo II, os jogos foram realizados durante a semana de 09 a 15/04. No feminino a equipe campeã foi da Escola Estadual Firmino Costa, dirigida pelo técnico Dula. No masculino a decisão será amanhã, domingo, dia 15/04, entre as equipes da CNEC e Dora Matarazzo, ambas dirigidas pelo técnico Wladimir.

     Os jogos do Módulo I, masculino e feminino, serão na semana de 16 a 22/04.
     Os jogos estão sendo realizados pela Prefeitura de Lavras, através da Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Turismo de Lavras. As competições estão sendo realizadas nas quadras da SELT, LTC e CNEC.

CONTUSÕES OBRIGAM O CRUZEIRO A JOGAR COM TIME MISTO NA ARENA DO CALÇADO


Divulgação
Jogadores do Cruzeiro se ambientaram ao gramado da Arena do Calçado, que será palco da partida contra o Uberaba

      O jogo na Arena do Calçado, em Nova Serrana, às 16h00, para o Cruzeiro significa a busca pela vitória, para ainda aventurar terminar na primeira colocação e conseguir as vantagens para as próximas fases. Para isso, além da vitória frente ao Uberaba, a equipe estrelada terá que secar o seu arquirrival Atlético, para que o alvinegro seja derrotado pelo Tupi, em Juiz de Fora.

    O técnico Vágner Mancini tem vários problemas para escalar a equipe celeste e particamente entra com uma equipe mista para o jogo contra o Uberaba, mas prega a necessidade de uma vitória para aventar a possibilidade de terminar na frente da tabela. “A grande estima é ficar na frente do rival. São vantagens que você conquista que podem ser importantes lá na frente. Uma vitória inicial em uma possível final faz com que você tenha uma tremenda vantagem”, observa.

     O Uberaba tem a pior situação entre as equipes que lutam para não cair para a segunda divisão. Precisa vencer e ainda torcer por derrota do Boa Esporte e que no confronto América TO e Democrata GV tenha uma vencedor. Somente esta combinação deixa o Uberaba na elite mineira.

     Montillo levou o terceiro cartão no jogo contra o Galo e deve ser substituido por Roger no meio-campo. Walter, Leo e Diego Renan estão entregues ao departamento médico e são desfalques. Anselmo Ramon será poupado. Assim, Wallyson e Leandro Guerreiro, que também seriam poupados, foram chamados às pressas para o duelo.
   Na defesa entra Thiago Carvalho para jogar com Victorino. Marcos volta à lateral-direita. Amaral e Marcelo Oliveira já têm escalação certas e Roger, deve ser mesmo o substitudo de Montillo. Outro problema passa a ser esquema tático, porque Vagner Mancini pode entrar com Wallyson ou deixá-lo no banco, entrando com Elber. Um ou outro faz a dupla com Wellington Paulista no ataque azul.

     O técnico do Uberaba, Paulo César Catanoce, não tem problema para escalar sua equipe e se preocupa primeiro com a marcação, para depois buscar a vitória, que pode manter a equipe na elite mineira. “Nós vamos praticamente repetir o time que jogou contra o América. Uma coisa que não podemos fazer é dar espaço ao Roger. Precisamos marcar firme e quando ele roubar a bola temos que contra-atacar com eficiência. O Cruzeiro pode vir com três atacantes e possivelmente teremos um jogador a mais no meio-campo”, disse.

Detalhes do jogo

Local: Arena do Calçado, em Nova Serrana, às 16h00, domingo, 15/04

Cruzeiro: Fábio, Marcos, Thiago Carvalho, Victorino e Everton; Amaral, Marcelo Oliveira, Elber (Leandro Guerreiro) e Roger; Wellington Paulista e Wallyson. Técnico: Vágner Mancini

Uberaba:
Fernando, Éder, Roberto Dias, Tiago Toreti e Indinho; Gabriel, Bruno Moreno, Gustavinho, Evinho e Gabriel Davis; Araújo. Técnico: Paulo César Catanoce.

Árbitro: Wanderson Alves de Souza (MG) - Assistentes: Marcelo Francisco dos Reis (MG) e Mauro Antônio Ferreira Santos (MG)

GALO JOGA POR UM EMPATE PARA MANTER PONTA E VANTAGENS NAS OUTRAS FASES

     Tupi e Atlético jogam neste domingo, 15/04, no Estádio Radialista Mário Helenio, às 16h00, com objetivos distintos. O Galo de Juiz de Fora precisa de um empate para garantir na quarta posição da tabela e assim passar para a semifinal do Campeonato Mineiro, podendo pegar o Atlético como adversário da fase. O Galo de Belo Horizonte também precisa de um empate para garantir a liderança e invencibilidade, bem como jogar as fases semifinal e final com vantagens.

     A busca pela liderança e a conquista das vantagens passaram a ser os objetivos do Atlético, desde a primeira rodada do Estadual. A equipe continua invicta e somente no jogo contra o Cruzeiro, quando ocorreu o empate em 2x2, é que o Galo perdeu os 100% de aproveitamento, mas continua invicto, com nove vitórias e um empate. Conseguindo o seu objetivo e o Tupi se classificando, o Atlético joga a semifinal contra este adversário. Para isso não acontecer, o Galo terá que perder para o Tupi e o Cruzeiro vencer o Uberaba. Aí o Galo ficaria na segunda colocação e pegaria o América na semifinal e tendo vantagem somente nesta fase.

     O técnico Cuca prevê dificuldades para o Atlético na partida contra o Tupi e já orientou os seus comandados sobre o jogo em Juiz de Fora. “Até agora, nove vitórias e um empate é um fenômeno. Mas não terminou, tem um último jogo e um dos mais difíceis. Jogo lá contra a melhor equipe do interior. Jogo complicado, difícil, onde temos que ter um bom resultado para coroar essa primeira fase. Temos que ir bem equilibrados, motivados e conscientes de que é um jogo de caráter decisivo”.

     Com o empate beneficiando as duas equipes, já aconteceram comentários de combinação de resultado, para ambas as equipes conseguirem seus objetivos de classificação. Mas Cuca não admite esta situação. “O mineiro quer sempre ganhar, ele não quer empatar. Por isso, nem vou pensar nessa hipótese, porque o Tupi vai vir para ganhar e a gente também. Pode até ocorrer um empate pelo jogo em campo, mas a intenção é de vencer”.

     Mesmo conseguindo manter a invencibilidade e a liderança na competição, o Atlético ainda não teve duas partidas seguidas com a mesma equipe em campo. Todas as partidas foram com equipes modificadas em função de contusão, suspensão ou até esquema tático. Para o jogo contra o Tupi, Cuca terá que modificar a equipe, mais uma vez. Os volantes Leandro Donizete, Serginho e Dudu Cearense estão vetados, e o lateral-direito Marcos Rocha e o volante Pierre estão suspensos.

    As opções de Cuca são: manter Filipe Souto no meio, jogando mais recuado, como única opção. Para jogar com ele no meio pode aparecer Richarlyson ou até a improvisação de Rever, com a entrada de Luiz Eduardo na zaga. Se entrar com o Richarlyson, terá que mexer também na lateral direita, podendo aparecer Triguinho ou Eron no setor.

Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Tupi joga em casa e busca conseguir um empate para se manter na quarta colocação e consequentemente
conquista o título simbólico de Campeão do Interior
     O Tupi foi derrotado pelo Democrata-GV por 2 a 1, na penúltima rodada do Campeonato Mineiro,  mas mesmo assim tem as melhores chances de se classificar entre os quatro que participarão da fase semifinal do Estadual. Além disso a equipe juiz-de-forana conquistará o título de campeão do interior. Para o Tupi não alcançar seus objetivos, o Nacional, de Nova Serrana, terá que vencer o Villa Nova, em Nova Lima, com uma margem de gols grande para tirar a diferença de sete gols de saldo entre as duas equipes. Além disso o Tupi terá que perder para o Atlético.

     O Galo Carijó já foi campeão do interior por duas vezes, em 1985 e 2003. Para garantir o tricampeonato, os jogadores do Galo Carijó querem entrar ligados na partida diante do Atlético: "Teremos que entrar mais ligados nesse jogo com o Atlético e buscar a vitória. No mínimo um empate para nos classificarmos sem deixar a decisão nas mãos do Nacional. Se eles souberem que estamos perdendo aqui, vão para cima do Villa Nova com tudo lá. Mas estou certo que, no próximo domingo, vamos concretizar essa classificação e o título do interior, se Deus quiser vencendo, o que será muito importante para nosso grupo, tão questionado no início do Mineiro", diz o meia Ulisses. O Tupi, nas primeiras rodadas, figurou na zona de rebaixamento, trocou o treinador e está lutando pela quarta posição e consequentemente disputar a semifinal.

Detalhes do jogo

Tupi - Rodrigo; Silvio, Wesley Ladeira, Fabrício Soares e Henrique; Léo Salino, Jaílton, Ulisses e Michel Cury; Ademílson e Allan Taxista. Técnico: Moacir Júnior

Atlético - Giovanni; Carlos César,  Luiz Eduardo, Rafael Marques e Richarlyson; Réver (Triguinho), Fillipe Soutto, Danilinho e Bernard; André e Guilherme. Técnico: Cuca

Estádio: Radialista Mario Helênio, em Juiz de Fora - Domingo, 15 de abril, às 16h00

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira - Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva 

COPÃO LAVRENSE DE FUTEBOL AMADOR E TORNEIO REGIONAL DE FUTSAL RADIALISTA PAULA NETO TEM RODADAS

TORNEIO REGIONAL DE FUTSAL RADIALISTA PAULA NETO    

O Torneio Regional de Futsal Radialista Paula Neto tem duas rodadas neste final de semana.

     Neste sábado, 14/04, os jogos são estesm que serão realizados no ginásio do Aymoré:

15h00 - XV de Novembro x Los Maledetos
16h00 - Academia Physicus x CRAS São Vicente
17h00 - Cruzeiro do Sul x Bar Duleandro

A rodada de domingo, tem estes jogos programados:

11h30 - Criare x Real Minas
12h30 - VMB Transportes x Drogaria Saúde

COPÃO LAVRENSE DE FUTEBOL AMADOR 2012     

 O Copão Lavrense de Futebol Amador 2012, também tem rodada neste domingo. Será a quinta rodada da competição e tem estes jogos programados:

ESTÁDIO MUNICIPAL

13h15 - Cruzeiro do Sul x Cohab
16h00 - Cruzeiro/Rivalidade Pura x Cantareira

ESTÁDIO DO SÃO VICENTE

13h15 - Meninos do Bela x Social
16h00 - Bragantino x Estrela do Sul

ESTÁDIO NOVA LAVRAS

13h15 - Pitangui x XV de Novembro
16h00 - Nova Lavras x Novo Horizonte


ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO MINEIRO AINDA DECISIVA PARA ALGUMAS EQUIPES

     O Campeonato Mineiro da Divisão Especial de 2012 está chegando ao final da sua primeira fase, quando será disputada a última rodada amanhã, 15/04, com algumas equipes ainda buscando uma ou outra posição na tabela.

      As três primeiras colocadas já são conhecidas: Atlético, Cruzeiro e América, mas pode haver a inversão na colocação das duas primeiras, dependendo dos resultados da última rodada. O Atlético enfrenta o Tupi e precisa somente de um empate para se garantir na liderança, de forma invicta, e ter as vantagens nas semifinal e final. O Cruzeiro precisa vencer o Uberaba e torcer por uma derrota do Galo frente à equipe de Juiz de Fora, para as posições e vantagens inverterem. A equipe segunda colocada terá a vantagem somente na semifinal, onde joga por dois resultados iguais.
   
    O América já tem sua posição definida, a terceira. Independentemente de qualquer resultado do seu jogo contra o Guarani, na Arena do Jacaré, o Coelho só fica no aguardo para saber se terá Galo ou Raposa na semifinal. O Guarani já não almeja nada, não cai mais para a segunda divisão, mas também não tem condições de chegar ao G4.

     A quarta colocação está entre Tupi, que precisa de um empate frente ao Atlético, jogando em Juiz de Fora, e o Nacional de Nova Serrana, que tem que vencer o Villa Nova, no Castor Cifuentes, e ainda torcer por uma derrota do Tupí. O Villa Nova já não aspira nada na competição. Não caí e nem entra mais no G4.

     O Boa Esporte recebe a Caldense, em Varginha. A equipe de Poços de Caldas já tem sua situação definida, mesmo vencendo e se igualanado em pontos com o Tupi, perde no número de vitórias; enquanto que a equipe varginhense precisa de um empate, pois ainda corre um pequeno risco de cair para a segunda divisão.

     O jogo dos desesperados será em Teófilo Otoni, quando jogam América TO e Democrata GV. Ao América somente um empate já é suficiente para se manter na elite do Mineiro. Ao Democrata, que nas últimas rodadas conseguiu duas vitórias consecutivas, necessita, novamente, de um vitória, para se classificar e jogar o América TO para a segundona. Se não cair, será o segundo ano consecutivo que a equipe valadarense consegue se manter na Divisão Especial, com resultados alcançados nas últimas rodadas e sob o comando técnico de José Maria Pena.

     A missão mais difícil é do Uberaba, que precisa vencer o Cruzeiro, na Arena do Calçado, e ainda torcer por derrota do Boa e que haja um vencedor no jogo entre América e Democrata. Somente esta combinação de resultados deixa o Uberaba na Primeira Divisão.

     Com todos os jogos sendo realizados amanhã, domingo, dia 15/04 e às 16h00, a última rodada do Campeonato Mineiro, na sua primeira fase, é a seguinte:

Tupy x Atlético - Estádio Jornalista Mário Helênio, Juiz de Fora
Cruzeiro x Uberaba - Arena do Calçado, Nova Serrana
América x Guarani, Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Villa Nova x Nacional NS, Estádio Castor Cifuentes, Nova Lima
Boa Esporte x Caldense, Estádio Muncipal Dilzon Melo, Varginha
América TO x Democrata GV, Estádio Nassri Mattar, Teófilo Otoni


     A classificação atual é a seguinte:

Classificação      PG      J     V      E      D      GP     GC    SG
1Atlético      28   10     9     1     0     26      7   19
2Cruzeiro      25   10    8     1     1     24      6   18
3América      21   10    7     0     3     20    11     9
4Tupi      16   10    5     1     4     14    11     3
5Nacional-MG      13   10    4     1     5     16    20   - 4
6Caldense      13   10    3     4     3       8    13   - 5
7Guarani-MG      12   10    3     3     4     11    15   - 4
8Villa Nova      10   10    2     4     4     11    14   - 3
9Boa        9   10    2     3     5       8    10   - 2
10América-TO        8   10    2     2     6     10    16   - 6
11Democrata-GV        7   10    2     1     7       7    25  - 18
12Uberaba        6   10    1     3     6     10    17    - 7
ClassificadosRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACELERAÇÃO NAS OBRAS DO INDEPENDÊNCIA É O PRENÚNCIO DA INAUGURAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 25

     O ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA, QUE PASSARÁ A SER CHAMADO DE ARENA INDEPENDENCIA, ESTÁ COM SUA OBRAS BASTANTE ADIANTADAS E SUA REINAUGURAÇÃO ESTÁ CONFIRMADA PARA O DIA 25 DE ABRIL

Imagens do Independência, que será reaberto no dia 25 de abril com o amistoso entre América e Argentinos Juniors, da Argentina - Sylvio Coutinho/EM/D. A Press
As imagens áereas mostram o estádio praticamente pronto. A área de estacionamento, à esquerda,
já está em fase de conclusão. Os vestiários já estão prontos.
  
      A reabertura do Estádio Independência será no próximo dia 25, às 21h30, com o amistoso internacional entre o América e o Argentinos Juniors. A partida festiva marcará o centenário do Coelho e homenageará dois grandes ídolos da história do clube: Jair Bala e Euller.

     Jair Bala dará o pontapé inicial do amistoso e Euller fará sua partida de despedida.

     "Como não poderia ser diferente, a reabertura do estádio será com um jogo do América. O jogo terá uma série de festividades para o torcedor do América. O nosso ídolo maior, Jair Bala, vai dar o chute inicial dessa partida. Nós o convidamos e ele agradeceu de forma muito emocionada. Ele disse que já está fazendo a preparação física adequada para dar o pontapé. Além disso, esse jogo vai marcar a despedida do Euller. Desde que ele decidiu encerrar a carreira como atleta, pensamos numa forma adequada de marcar essa magnífica carreira dele. O Euller sempre deixou muito claro para a diretoria que o sonho dele era fazer essa despedida na reabertura do Independência. Nesse jogo, ele vai atuar pela última vez com a camisa do América. Detalhes dessa atuação serão definidos na próxima semana com a comissão técnica. A gente entende que dessa forma vamos homenagear o atleta do século e o ídolo mais recente. Vai ser uma festa muito bonita, uma atração internacional”, afirmou Alexandre Faria, superintendente de futebol.

     O atacante Euller, conhecido no futebol como "Filho do Vento", foi revelado pelo América em 1988 e encerrou a carreira no clube em 9 de de setembro do ano passado. Como jogador profissional, Euller disputou 728 jogos e marcou 264 gols. Em suas duas passagens pelo Coelho, ele marcou 79 gols em 236 jogos.

     Já o craque Jair Félix da Silva, o Jair Bala, jogou no Santos de Pelé, no Palmeiras de Ademir da Guia e no Botafogo de Garrincha, mas foi com a camisa do América que se consagrou e conquistou o coração de milhares de torcedores. Considerado o maior jogador da história do América, ele foi o maestro da conquista do título mineiro invicto de 1971, quando fez 14 gols. Jair Bala defendeu o América em dois momentos: de 1964 a 1965 e entre 1970 e 1971.

Enfim, o futebol volta a Belo Horizonte

     A partida entre América e Argentinos Juniors marcará a entrega do Estádio Independência à população de Belo Horizonte com mais de dois anos de atraso. O estádio terá capacidade para 25 mil torcedores assentados, mas ainda apresenta um grave defeito nos assentos do anel superior, onde os espectadores têm a visão atrapalhada por guarda-corpos de metal.

     Com a abertura do estádio, os jogos decisivos do Campeonato Mineiro, envolvendo América, Atlético e Cruzeiro, serão realizados na capital e não mais na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a casa dos três times desde meados de 2010.

     O último jogo profissional em Belo Horizonte foi entre Atlético e Ceará, em 6 de junho de 2010, pelo Campeonato Brasileiro, no fechamento oficial do Mineirão para a reforma visando à Copa, período em que o Independência já estava em obras.

Argentinos Juniors

     No 11° lugar do Campeonato Argentino, o Argentinos Juniors não faz boa campanha e está longe dos líderes Boca e Arsenal. Apesar da irregularidade no Clausura’2012, a equipe tem tradição em seu país. O título mais importante da equipe foi a Copa Libertadores, de 1985. A última conquista do clube foi o tricampeonato argentino em 2010, anteriormente vencido em 1984 e 1985.

     Além de Diego Maradona, o Argentinos Juniors foi o responsável por revelar importantes jogadores com passagens pela Seleção Argentina, como Fernando Redondo, Esteban Cambiasso, Fabrício Coloccini, Diego Placente e Sorín. O ídolo cruzeirense, inclusive, se despediu do futebol em amistoso entre Cruzeiro e Argentinos Juniors, em novembro de 2010, no Mineirão.

Equipe Futebol Emoção estará presente

     Com a definição do jogo de abertura do Independência, no próximo dia 25, a Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras, estará ao vivo nesta grande festa do futebol mineiro. Será a única emissora do Sul de Minas presente.

PRÓXIMO REFORÇO DO GALO PODE SER ZÉ ROBERTO

UM LEILÃO ENTRE TRÊS EQUIPES PARA TER O ARMADOR ZÉ ROBERTO, DE 37 ANOS E VOANDO BAIXO PELO GRAMADO

   
REUTERS/Fadi Al-Assaad
     A diretoria do Atlético tem interesse em contratar o meia Zé Roberto, que já foi destaque na Seleção Brasileira e no futebol alemão. No entanto, como já aconteceu com o chileno Matías Fernández, do Sporting-POR, e Elano, do Santos, a dificuldade para fazer um acordo é grande.

     No caso de Zé Roberto, a preferência do jogador em atuar no Santos em um possível retorno para o Brasil é o primeiro obstáculo. Depois, vem a esperança do meia de receber formalmente uma proposta do Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, pode ser outro empecilho. Conversas preliminares já foram iniciadas. A questão familiar poderia pesar para o meia optar pela vida na América do Norte.

     O empresário de Zé Roberto, Juan Figer, confirma que o jogador vai deixar o Al-Gharafa, do Catar, em 30 de maio, quando contrato dele se encerra. “Muitos clubes ligam perguntando. O contrato se encerra em 30 de maio e a partir daí ele poderá assinar com alguém”, diz à reportagem.

     No Brasil, Zé Roberto já teria bases acertadas com o Santos, mas Figer nega. “Apalavrado não significa nada. Ou está assinado ou não está”. Sobre o interesse do Galaxy, time de Beckham, nos Estados Unidos, o empresário despista. “Há muita coisa. Muito mais do que você está dizendo”.

     O presidente do Santos, Luiz Álvaro de Oliveira, demonstra otimismo em ter Zé Roberto a partir de junho. Luiz Álvaro disse não acreditar na informação de que o Atlético já teria feito uma proposta financeira superior para o meia. “Se o Zé Roberto voltar para o Brasil, a preferência é do Santos. Nós mantemos o interesse em ter o jogador no nosso time”.

     Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético, não comenta um possível interesse no jogador. “Não falo nada. Nem sim nem não”.

“Voando” no Catar

     Zé Roberto está com 37 anos. O armador deixou o Brasil pela última vez em 2009, após defender o Santos. Ele retornou para a Alemanha, defendendo o Hamburgo. Desde o ano passado, é a estrela do Al-Gharafa, onde foi contratado para substituir Juninho Pernambucano. Ele também já fez sucesso no Bayer Leverkusen e no Bayern de Munique, da Alemanha. Além disso, foi um dos que conseguiram se destacar na Seleção Brasileira de 2006, na Copa do Mundo.

     O currículo vitorioso e o cuidado com a forma física fazem Zé Roberto ser elogiado pelo seu treinador no Catar, o brasileiro Silas. “O Zé é um cara que se cuida muito bem. Ele está com 37 anos, mas com condicionamento físico de 32. É totalmente família, dedicado. Está voando”, ressaltou à reportagem.

     Silas explica que Zé Roberto já acertou a sua saída do clube catariano e, por isso, não participará mais dos próximos três compromissos oficiais que o clube tem até o fim da temporada, em maio. No entanto, o armador segue treinando com os companheiros até definir o seu futuro. “Ele não vai jogar mais nessa temporada, mas mesmo assim treina como se fosse capitão e titular da equipe. É impressionante”.

     Segundo o treinador, Zé Roberto não chegou a comentar sobre negociações e o futuro dele. “Ele é um cara muito reservado. Não comenta sobre o futuro dele. Não sei quais são os planos dele”.

     O Al-Gharafa é também o clube do ex-atleticano Diego Tardelli.
     Se melar a contração de Zé Roberto e o meia for para o Santos, as negociações do Galo para contar com Elano podem voltar à tona.

Fonte: Superesportes

quinta-feira, 12 de abril de 2012

OPINIÃO

FABRIL? FABRILENSE? AFINAL O QUE RESTOU DAQUELA EQUIPE DE LAVRAS, QUE JÁ FOI CAMPEÃ DO INTERIOR E DE MUITAS GLÓRIAS PASSADAS?

     Não consigo vislumbrar o que querem para o futuro do Fabril. Dois grupos "brigam" pelo direito de continuar "mandando" no alvinegro lavrense. Mas coincidentemente esta briga acontece justamente em ano eleitoral. Novidade, heim?
     Não me interessa e a muitos torcedores fabrilenses também, quais são as pessoas envolvidas nesta disputa pelo Fabril de Lavras. Uma equipe que tem uma história de glórias. Uma equipe que já despontou no cenário esportivo mineiro, quando ficou na terceria colocação da Divisão Especial e consequentemente campeã do interior e detentora de um Troféu Guará, que é uma das principais premiações mineiras, sob a responsabilidade da Rádio Itatiaia. Uma equipe assim não pode ser protagonista de brigas políticas.
      Não me interessa que um grupo seja situação e outro oposição, o que interessa é ver um horizonte mais claro, mas voltado para o verdadeiro objetivo do povo fabrilense, que é ter de volta a equipe alvinegra da Zona Norte e que encantou os quatro cantos de Lavras. Não interessa que a luta política faça do Fabril uma equipe que possa disputar uma Copa Record e visando o Campeonato Mineiro da 3ª Divisão, sabem por quê? E depois de passada a eleição, quem vai comandar o Bril? Se a situação ficar como "dona" do Fabril e perder a eleição, é o primeiro questionamento. O segundo é se a oposição ganha, o que será a continuidade da equipe. São respostas que todos sabem.
     Eu penso que esta luta é também para determinadas pessoas mostrarem serviços a um ou outro que está no poder e visando um futuro emprego de, por exemplo, Secretário de Esportes ou algo similar. Isso eu digo porque há muito tempo o Fabril está parado e por que somente em época de eleição é que aparecem "briguentos" pela causa alvinegra?
     Se o Fabril voltou a ser moeda forte, por que esta moeda não foi utilizada anteriormente? Ou esta fortaleza é somente em véspera de eleição.
     Quando um grupo assumiu o Fabril, há cerca de 4 anos atrás, acontecendo aquele reboliço novamente na Zona Norte, os olhos "malditos" cresceram. O Cel. Juventino Dias voltou a receber a vibrante torcida alvinegra e o prenúncio de um futuro melhor para o alvinegro foi utópico por algum tempo. De repente o grupo foi se afastando e acabando com o sonho do retorno do Bril. De repente criaram o Lavras Futebol Clube, porque os dissidentes queriam continuar investindo no futebol, mas não acordaram para a eterna realidade: o Fabril ainda tem nome e ainda é respeitado, apesar de tudo que fizeram e fazem com ele. Deram com os burros n´água.
     Mas acho que esta história alvinegra, que um ou outro está tentando apoderar, não vai prá frente. Estão é acabando definitivamente como Fabril. Pergunte aonde está o grupo que se manifestou recentemente a favor do alvinegro. Está escondido, porque está briga política e judicial, não cabem nas anseios daqueles que querem ver e assitir o futebol do Bril voltar e não que a instituição alvinegra seja de propriedade de uma ou outra facção política.
     Divulguei uma matéria aqui no meu blog, com o título: Fabril, o sonho não acabou! Mas penso que foi uma mera ilusão de termos novamente a vibração popular pelas ruas e no Estádio Cel. Juventino Dias presente novamente.
     Estavámos negociando para transmitir os jogos do Fabril, pela Rádio Cultura,  já na Copa Record, mas quando tentaram melar a sua participação e a mudança de nome: Associação Fabrilense de Esportes (acho que é isso), desanimamos geral.
      Se um dia você foi e for respeitado; se um dia você trouxe alegrias aos seus seguidores (e fiéis); se algum dia você foi do povo e para o povo, o que não sabemos hoje é se você Fabril vai ter novamente seus dias de glórias; se você ainda é Fabril ou passa a ser Fabrilense, para mascarar uma situação de briga porca, por terem em mãos uma moeda que sempre foi forte, mas que não souberam usá-la como moeda de troca, ou seja, trocar um passado de ausência, por um presente de realizãções.
     Fabril: O sonho acabou! Ou acabaram com o sonho de um torcedor que ainda tem no lado esquerdo do peito, um lugar especial para o alvinegro da Zona Norte de Lavras.
       A minha opinião deve ser divida entre vários fabrilenses que visitam o blog. Para isso deixe o seu comentário, porque através dele poderemos fazer uma trabalho mais voltado para os anseios do torcedor fabrilense.

Paula Neto - Editor do Blog Esportes sem et ceteras

COPÃO LAVRENSE DE FUTEBOL AMADOR/2012

     Mais um rodada foi realizada pelo Copão Lavrense de Futebol Amador/2012, com algumas das equipes ainda fazendo suas estréias, enquanto outras já realizando os seus segundos jogos.
     A 4ª rodada foi realizada no domingo e tiveram estes resultados:

13h15 - Estrela do Sul 3 x 0 Madeira - Estádio Municipal

16h00 - Paraiso 1 x 2 Bandeirante - Estádio Municipal

13h15 - Sparta 0 x 5 Nova Lavras - Estádio do Operário

16h00 - Operário 1 x 1 Cruzeirinho - Estádio do Operário


      A próxima rodada, 5ª da primeira fase, terá seis jogos, todos no domingo, 15/04, e estão assim programados:

13h15 - Cruzeiro do Sul x Cohab - Estádio Municipal
16h00 - Cruzeiro / Rivalidade Pura x Cantareira - Estádio Municipal

13h15 - Meninos do Bela x Social - Estádio do São Vicente
16h00 - Bragantino x Estrela do Sul - Estádio do São Vicente

13h15 - Pitangui x XV de Novembro - Estádio Nova Lavras
16h00 - Nova Lavras x Novo Horizonte - Estádio Nova Lavras


COPA DO BRASIL: MINEIROS JOGARAM NA QUARTA

GALO ANULOU O SEGUNDO JOGO; CRUZEIRO EMPATA E TEM OUTRO JOGO; AMÉRICA E IPATINGA ESTÃO FORA DA COMPETIÇÃO

ATLÉTICO - Uma goleada por 5x0 sobre o Penarol, do Amazonas, credenciou o Galo para a próxima fase e seu adversário já é conhecido. Será o Goiás. Os gols atleticanos foram feitos por: André (3), Guilherme e Filipe Souto.



CRUZEIRO - Jogando em Chapecó, o Cruzeiro não passou de um empate por 1x1 frente ao Chapecoense, o que provoca a realização do segundo jogo, que ainda não tem local definido. Duas alternativas: Arena do Jacáré ou Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.

AMÉRICA - Depois de empatar na Arena do Jacaré com o Goiás, por 0x0, o América fez o jogo de volta no Serra Dourada e foi derrotado pelo Goiás por 4x3. Com este resultado o Coelho está fora da Copa do Brasil. O Goiás joga a próxima fase contra o Atlético.



IPATINGA - No jogo de ida o Ipatinga foi derrotado pelo Grêmio por 1x0 e jogando ontem no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, a equipe do Vale do Aço foi novamente derrotada e agora por 3x0. Está fora da disputa da Copa do Brasil.

terça-feira, 10 de abril de 2012

QUATRO EQUIPES MINEIRAS ENTRAM EM CAMPO PELA COPA DO BRASIL

     As equipes mineiras que estão disputando a Taça do Brasil, entram em campo nesta quarta-feira e procuram se manter na disputa.
   
     IPATINGA - A pior situação dos mineiros é da equipe do Vale do Aço, que perdeu no Ipatingão para o Grêmio, de Vanderlei Luxemburgo, por 1x0 e agora precisa da vitória para continuar na disputa. Se vencer por 1x0 leva a disputa da vaga para as penalidades máxima. Quaisquer outros resultados de vitória classifica a equipe mineira. Ao Grêmio basta um empate. O jogo será no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, quarta-feira, ás 19h30.

     AMÉRICA - Também não tem uma situação tranquila, porque empatou na Arena do Jacaré, com o Goiás, em 0x0. Se empatar sem abertura de contagem a decisão será nas penalidades máxima. Qualquer empate com gols dará a classificação ao América. Uma vitória classifica uma ou outra equipe. O jogo será no Serra Dourada, amanhã, quarta-feira, às 21h50.

     ATLÉTICO - Faz a partida de ida contra o Penarol, do Amazonas. Se vencer por diferença de dois ou mais gols, elimina a segunda partida. Qualquer outro resultado terá a segunda partida, que deverá ser realizada na Arena do Jacaré. A equipe amazonense está na sexta colocação no Campeonato Estadual e está de treinador novo. O jogo será quarta-feira, às 20h30, em
Manaus, no Estádio do Sesi.

     CRUZEIRO - Está na mesma situação do Galo, porque faz o jogo de ida contra o Chapecoense, em Chapecó, quarta-feira, às 21h50. Se ganhar por dois ou mais gol, elimina a segunda partida. A Chapecoense não faz boa campanha no Estadual de Santa Catarina. Perdeu o seu último jogo e precisa vencer o Avai, no domingo, para se classificar entre os quatro primeiros.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

RAIO X DO CAMPEONATO MINEIRO

ATLÉTICO MANTEVE A LIDERANÇA APÓS O EMPATE NO CLÁSSICO E PRECISA DE UM PONTO CONTRA O TUPY PARA GARANTIR VANTAGENS NAS PRÓXIMAS FASES: SEMIFINAL E FINAL

      A penúltima rodada do Campeonato Mineiro de 2012 foi realizada neste domingo e os resultados já definiram três vagas para a fase semifinal. Os resultados foram estes:

DOMINGO - 08/04 - l6h00

Atlético 2 x 2 Cruzeiro, Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Uberaba 0 x 2 América, Uberabão, Uberaba
Democrata GV 2 x 1 Caldense, Mamude Abrás, Governador Valadares
Nacional 2 x 1 Boa, Arena Calçado, Nova Serrana
Caldense 2 x 2 Villa Nova, Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas
Guarani 2 x 2 América TO, Farião, Divinópolis
  
     Com estes resultados, as chances de cada um, são as seguintes:

ATLÉTICO - Após o empate no clássivo, se manteve invicto e na liderança, precisando na última rodada de um ponto para se garantir na liderança e consquentemente a vantagem nas próximas fases: semifinal e final.

CRUZEIRO -  Já garantido também na semifinal, ainda almeja a primeira colocação e para isso precisa vencer o Uberaba, na Arena do Jacaré, e torcer para que o Atlético perca para o Tupy, em Juiz de Fora. Mantendo-se na segunda colocação leva a vantagem na seminfinal.

AMÉRICA - Já se garantiu também para a fase semifinal e a terceira colocação. Espera agora a definição entre Atlético e Cruzeiro para ficar sabendo qual será o seu adversário na próxima fase.

TUPY - Está muito próximo de conseguir a quarta vaga e para isso precisa de pelo menos um empate contra o Galo, em Juiz de Fora. Conseguindo a vaga espera a definição de quem será o seu adversário: Cruzeiro ou Atlético.

NACIONAL NS - Tem chances remotas de conseguir a quarta vaga. Para isso torce por uma derrota do Tupy frente ao Atlético e de preferência de goleada, além de precisar vencer o Villa Nova também de goleada, porque tem - 4 gols de saldo, enquanto o Tupy tem 3 gols.

CALDENSE - Já não luta por mas nada. Já garantiu a sua permanência na Divisão Principal no próximo ano.

GUARANI - Também já se garantiu na Divisão Principal do ano que vem e não luta também por mais nada.

VILLA NOVA - Já se garantiu e também já não almeja mais nada no Estadual deste ano.

BOA - Mesmo com remotas possibilidades, ainda está dependendo de resultados da última rodada para se manter na primeira divisão em 2013. Joga em casa contra a Caldense e um empate é suficiente para não descer. Se perder tem que torcer por tropeço de América TO ou Democrata GV ou Uberaba.

AMÉRICA TO - Joga em casa a sua chance de se manter na Divisão Especial. Enfrenta o Democrata GV e para não correr risco precisa apenas da vitória. Um empate e vitória do Uberaba, pode deixar a equipe de Teófilo Otoni rebaixada.

DEMOCRATA GV - Esboça uma grande reação nestas partidas finais e de lanterna, só depende de suas forças para continuar na elite do futebol mineiro. Somente uma vitória garante os valadarenses.

UBERABA - A equipe mais complicada para não cair. Precisa vencer o Cruzeiro, na Arena Calçado, e ainda torcer por um vencedor no jogo entre América TO e Democrata GV. Um empate neste jogo não pode ser descartado, desde que o Uberaba dê uma goleada nos cruzeirenses.

Classificação      PG      J V    E    D    GP    GC    SG
1Atlético     2810      91026  719
2Cruzeiro     251081124  618
3América     21107032011  9
4Tupi     16105141411  3
5Nacional-MG     13104151620 -4
6Caldense     1310343  813 -5
7Guarani-MG     12103341115 -4
8Villa Nova     10102441114 -3
9Boa       910235  810 -2
10América-TO       8102261016 -6
11Democrata-GV       710217  725-18
12Uberaba       6101361017-7
Classificados   Zona de rebaixamento
P pontos J jogos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento

     Os artilheiros da competição são:

8
Andre
Atlético-MG
Wellington Paulista
Cruzeiro
7
Anselmo Ramon
Cruzeiro
5
Ademilson
Tupi
Fabio Junior
América
Eder
Nacional
A última rodada tem estes jogos programados:
DOMINGO - 15/04 - 16h00

Tupy x Atlético, Radialista Mário Helênio, Juiz de Fora
Cruzeiro x Uberaba, Arena Calçado, Nova Serrana
América x Guarani, Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Boa Esporte x Caldense, Melão, Varginha
Villa Nova x Nacional NS, Castor Cifuentes, Nova Lima
América TO x Democrata GV, Nasrri Mattar, Teófilo Otoni

NEM UM NEM OUTRO, O CLÁSSICO ACABOU EMPATADO

UM JOGO COM DOIS TEMPOS DISTINTOS. NO PRIMEIRO O GALO FOI MELHOR E VENCEU POR 2X0. NO SEGUNDO O CRUZEIRO FOI MELHOR E VENCEU POR 2X0. FINAL 2X2.

Jorge Gontijo/EM/D.A Press
André comemora com Bernard o segundo gol do Galo; Anselmo Ramon marca o primeiro gol e corre com a bola
para o meio de campo. Ele faria o segundo gol cruzeirense também

     Um clássico muito esperado, principalmente pelo torcedor alvinegro, que ainda trás na memória a goleada de 6x1, no final do Campeonato Brasileiro do ano passado. Atlético e Cruzeiro fizeram na Arena do Jacaré um jogo de dois tempos distintos. No primeiro tempo a superioridade técnica do Atlético prevaleceu e a vitória por 2x0 foi merecida. No segundo tempo o Cruzeiro inverteu os papéis e transformou a sua superioridade em dois gols também. No final um empate em 2x2 com sabor de derrota para o Atlético, mas com sabor de recuperação para o Cruzeiro.

    Um jogo que já começou pegado. Na saída de bola Danilinho pegou Montillo e poderia ter sido o primeiro punido. Num lance de bola dividida entre Renan Ribeiro e Wellington Paulista, sobrou a discussão entre os dois jogadores, que foram advertidos com cartão amarelo. Eram decorridos só três minutos de jogo.

    O apoio do torcedor atleticano foi fundamental e os jogadores mostraram muita garra na procura das melhores jogadas e em busca do gol. O Cruzeiro sentiu a pressão e pouco fez no primeiro tempo, sendo que Renan Ribeiro não foi exigido.

     Aos 15 minutos a primeira grande oportunidade de abertura do placar, quando Guilherme e Danilinho tabelaram e quando Guilherme bateu para o gol, aconteceu o desvio por Macelo Oliveira, que vibrou como se tivesse marcado um gol.

     Nove minutos depois veio o primeiro gol do Galo. Richarlyson cruzou para a área e o pequeninho Danilinho, cabeceou sozinho para fazer Galo 1 x 0. O segundo gol foi aos 38. Guilherem lançou Danilinho na área, que na saída do Fábio, cruzou e André desviou para marcar. Galo 2x0, que foi o placar do primeiro tempo.

     Na volta do intervalo, Vagner Mancini mexeu na sua equipe fazendo entrar Everton, no lugar de Marcos e Roger, no de Wallyson, que estava sumido em campo. Com a entrada de Roger a marcação do Atlético sobre Montillo foi abandonada e o argentino também fez a diferença. O Cruzeiro voltou bem melhor com o novo esquema: 4-4-2. Aos seis minutos, Montillo passou por Renan Ribeiro e cruzou para Anselmo Ramon, que, livre e de frente para o gol, chutou por cima.

     Aos nove minutos um dos poucos erros do árbitro, que poderia ter expulsado Roger, depois de uma cotovelada em Danilinho. O meia cruzeirense levou apenas o amarelo.

    
     Depois de um cruzamento pela direta de Diego Renan, o goleiro Renan Ribeiro não cortou a trajetória da bola e Anselmo Ramon cabeceou para marcar o primeiro gol cruzeirense.

     O Atlético só voltou a ameaçar aos 31 minutos, num belo chute de Fillipe Soutto, que explodiu na trave. Na sobra, Guilherme, na cara do gol, isolou.

     Danilinho tentou inverter o jogo da esquerda para a direita, Montillo cortou o lance e acionou Anselmo Ramon, que teve a tranquilidade para marcar e definir o placar final do jogo: 2x2.

     O Atlético ainda teve Pierre expulso e por pouco o Cruzeiro não vira o marcador. Para recompor o time, o técnico Cuca sacou o atacante Guilherme para a entrada do zagueiro Luiz Eduardo. O jogo seguiu nervoso, mas acabou empatado.

Detalhes do jogo

ATLÉTICO - Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Bernard (Neto Berola, 23min 2ºT) e Danilinho; André (Mancini, 27min 2ºT) e Guilherme (Luiz Eduardo, 39min 2ºT). Técnico: Cuca

CRUZEIRO - Fábio, Marcos (Everton, intervalo), Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira e Montillo; Wellington Paulista (Walter, 29min 2º), Anselmo Ramon e Wallyson (Roger, intervalo). Técnico: Vagner Mancini

Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas - Domingo, 16h00

Gols: Danilinho, 24min 1ºT; André, 38min 1ºT; Anselmo Ramon, 14min e 34min 2ºT

Árbitro: Renato Cardoso Conceição - Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira

Pagantes: 17.724 - Renda: R$ 325.240,00

domingo, 8 de abril de 2012

ATLÉTICO X CRUZEIRO, MAIS UM CLÁSSICO CERCADO DE POLÊMICAS


Jorge Gontijo/EM/D.A. Press
Cuca acredita na força da torcida do Galo, que será única na Arena do Jacaré
    
     O clássico Atlético e Cruzeiro ainda vai marcar na recordação de ambos os torcedores do último resultado, quando o Cruzeiro impôs uma sonora goleada no Atlético, por 6x1. Para o torcedor alvinegro será o momento de afirmação dos jogadores atleticanos e a exigência de uma vitória. Para os cruzeirenses a preocupação é vencer para alcançar a liderança e ter a vantagem nas próximas etapas do Campeonato Mineiro. Mesmo assim a goleada tem sido falada pelos lados celestes.

      O Atlético lidera a competição e logo a seguir vem o Cruzeiro, que está a três pontos atrás e depende de uma vitória para roubar a liderança alvinegra.

     Cuca procura não falar sobre os 6x1, mas acha que o fato do Galo ter torcida unica pode ser fator de desequilíbrio. “O momento de pagar a dívida que nós nos demos é jogo a jogo, como foram os 10 primeiros. Um clássico é sempre importante e estamos tratando com a devida importância e o equilíbrio. Você tem que fazer no jogo e o que faz nos treinamentos. Vamos fazer de tudo para vencer. Com a força deles, fica menos difícil. Vamos trabalhar juntos para sair vencedor no domingo”, falou Cuca.

       O técnico Cuca falou também que não está escondendo o jogo, porque realmente tem dúvidas na escalação da equipe. Os jogadores Leandro Donizete, que não treinou durante a semana, e Escudero, que está voltando depois de um período de recuperação de contusão, são realmente dúvidas. Outro que ainda não está definida a sua volta é Bernard, que está liberado pelos departamentos médico e físico e tem tudo para começar o jogo.

     O técnico do Cruzeiro, Vagner Mancini, também tem dúvidas para escalar a sua equipe, mas não é por contusões ou suspensões. O técnico ainda não definiu se entra com três centroavantes, mantendo três atacantes, como foi feito nos últimos seis jogos, ou se entra com o Roger no meio-de-campo, e entra no 4-4-2.

<><><> 
Jorge Gontijo/EM/D.A. Press
Mancini tem dúvida no esquema de jogo, mas acha que o Galo é o favorito
     Tanto o técnico, quanto o presidente cruzeirense, transferem o favoritismo do clássico para o Galo. Pela liderança, pela torcida única e também por ter o Galo de mostrar serviço após a goleada, são os motivos alegados pelo suposto favoritismo do arquirrival.

      Já pelo lado dos jogadores, o último resultado não terá influência no clássico deste domingo. “Tudo o que aconteceu já era. É uma nova história, mas podemos ganhar. Respeito o Atlético, porque deve ser um momento difícil, mas não posso falar sobre isso, porque é problema deles”, analisou Montillo.

     A polêmica da semana foi a escolha do árbitro Renato Cardoso Conceição. Segundo o presidente do Cruzeiro, Gilvan Pinho Tavares, ele não poderia nem entrar no sorteio, porque na última vez que apitou um clássico, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, falou e abusou sobre a arbitragem, dizendo que o árbitro não apitaria mais jogos do Galo, até pela categoria de base. Para o dirigente cruzeirense, isso pode influenciar no trabalho do árbitro neste clássico.

Detalhes do jogo

ATLÉTICO - Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete (Fillipe Soutto), Bernard e Escudero (Mancini); André e Guilherme. Técnico: Cuca

CRUZEIRO - Fábio, Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger (Wallyson) e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon. Técnico: Vagner Mancini

Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, às 16h00

Árbitro: Renato Cardoso Conceição - Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira