sábado, 25 de agosto de 2012

JOGOS DE HOJE PELA ÚLTIMA RODADA DO TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

     Começa neste sábado, 25/08, a última rodada do turno do Campeonato Brasileiro, com a realização de três partidas. A maioria das partidas da rodada são clássicos regionais. Uns podem mexer nas primeiras colocações e outros podem não representar em termos de tabela, mas prevalecem as rivalidades entre as equipes.

     Particularmente para os mineiros, o clássico Cruzeiro e Atlético, que será realizado na Arena Independência, às 18h30, do domingo, tem uma conotação diferenciada em função da posição de uma e outra equipe na tabela. Enquanto o Galo lidera a competição e mesmo que perca não perde a condição de lider, do outro lado o Cruzeiro que está numa campanha de altos e baixos, mas que se perder pode também ver as equipes que estão abaixo se aproximarem, além de se distanciar do G4.

     Segundo a diretoria cruzeirense o cargo do técnico Celso Roth não corre perigo. Mas em se tratando de um clássico de uma das maiores rivalidades do Brasil, que perde sofre consequências até desastrosas.
 
     Outro clássico que vai mexer muito com o astral do torcedor Vasco e Fluminense. A equipe cruzmaltina está a quatro jogos sem vencer e está correndo o risco de sair do G4. O tricolor está em uma situação mais cômoda. Se vencer iguala ao Galo nos números de pontos, enquanto o alvinegro mineiro não fizer o seu jogo na rodada.
 
     Os jogos programados para hoje e com seus detalhes, são estes:
 
Sábado, 25/08/2012

 
 
Vasco/RJ    Fluminense/RJ
VASCO (3º) X FLUMINENSE (2º), às 18h30    
Estádio: João Havelange (Engenhão), em Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: MARCELO DE LIMA HENRIQUE
Auxiliares: RODRIGO PEREIRA JOIA e JACKSON L M DOS SANTOS  
Quarto Árbitro: JOAO BATISTA DE ARRUDA
Transmissão: Pay-per-view
 
 
Palmeiras/SP   x   Santos/SP
PALMEIRAS (16º) X SANTOS (12º), às 18h30    
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: GUILHERME CERETTA DE LIMA
Auxiliares: MARCIO LUIZ AUGUSTO e DANILO R SIMON MANIS 
Quarto Árbitro: FLAVIO RODRIGUES DE SOUZA
Transmissão: TV fechada, Pay-per-view
 
 
Ponte Preta/SP   x   Portuguesa/SP
PONTE PRETA (14º) X PORTUGUESA (13º), às 21h00       
    Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: LUIZ FLAVIO DE OLIVEIRA
Auxiliares: CARLOS A N JUNIOR e ROGERIO PABLOS ZANARDO 
Quarto Árbitro: THIAGO DUARTE PEIXOTO
Transmissão: Pay-per-view

SINDUFLA INICIA PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO MINEIRO INFANTIL


EQUIPE INFANTIL  (14 e 15 ANOS) DO SINDUFLA SOMA-SE A MAIS 18 EQUIPES EM BUSCA
 DO TÍTULO DO CAMPEONATO MINEIRO DA CATEGORIA

 
     Após a realização da primeira fase do Campeonato Mineiro Infantil, sem ainda constar com as participações do Atlético, Cruzeiro e América, a segunda fase inicia-se neste sábado. Agora são 18 equipes, que foram divididas em três chaves de seis chaves, com Atlético, Cruzeiro e América encabeçando chaves. Agora a disputa será por 8 vagas, com as duas primeiras colocadas de cada chave e mais duas pelo índice técnico.
      A equipe lavrense do SindUfla tem na sua chaves as equipes do Atlético, Uberabinha, de Juiz de Fora, Social de São João del-Rei, Riachinho, de Contagem e Brasilinha, de Paracatu. Os jogos serão entre as chaves em turno e returno.
     O SindUfla faz a sua estréia neste sábado, quando vai até Juiz de Fora, para enfrentar o Uberabinha. Os professores Paulo Henrique (PH) e Paulo Roberto (Robertinho) estão otimistas com relação à parcipação da equipe na competição.
    
Campeonato Mineiro do IMEF tem equipes de todo o Estado
 
Equipe Dentinho do SindUfla, que está disputando o Campeonato Mineiro da categoria. Em pé: P.H (técnico), Rian, Matheus, Pedro, Caio, Léo, Gustavo, Felipe, Gabriel, Marquinho, Robertinho; Marcus, Tãozinho, Ranieri, Iguinho, Marquinho, Raul, Matheus, Vinicius, Edmo.
 
 
O Pré-Infantil (sub-14), o Mirim (sub-13), Pré-Mirim (sub-12), Fraldinha (sub-11) e Dentinho (sub-a0) estarão participando do Campeonato Mineiro, que é realizado pelo IMEF - Instituto Mineiro das Escolas de Futebol. A competição conta com equipes de todo o Estado, com as participações de Atlético, Cruzeiro e América. São cerca de 30 equipes por categoria na disputa do título.
     As categorias Dentinho, Fraldinha e Pré-Mirim, iniciaram seus jogos na competição no último sábado, 18/08, jogando na campo do SindUfla, contra o Sintetic Bool, de Belo Horizonte, que é uma das principais formadora da base do Atlético e que ficou na segunda colocação no Campeonato de 2011.
     Nas categorias Dentinho e Fraldinha as equipes foram divididas em em quatro chaves, compostas por sete equipes, classificando-se para a próxima fase as quatro melhores colocadas de cada chave. Nas categorias Pré-Infantil e Mirim são cinco chaves, classificando-se as três melhores de cada chave.
     Os resultados dos jogos foram esses: no Dentinho: 2x2; no Fraldinha: 1x3 e no Pré-Mirim1x2. Em todos os jogos as equipes lavrense começaram vencendo. Na próxima rodada, dia 02/09, o SindUfla vai até Belo Horizonte enfrentar o Ferroviário.
      Os jogos das categorias dos Pré-Mirim e Mirim começão neste sábado, 25/08, no Estádio Municipal Cel. Juventino Dias, enfrentando a equipe do Villa Nova, de Nova Lima. Os jogos começam a partir das 14h00, com entrada franca.
     Será um segundo semestre com várias viagens, onde os professores PH e Robertinho se esforçam para manter o nível das equipes, para que façam boas campanhas no Campeoanto Mineiro e consiga as vagas para as outras fases em todas as categorias. Esse é o objetivo traçado.
       Todas essas competições só estão sendo realizadas com a participação do SindUfla pelo apoio da Diretoria do SindUfla, da própria Ufla, da Prefeitura Municipal de Lavras, por meio da sua Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, além do apoio da imprensa lavrense, através da TVU, jornais Tribuna de Lavras e Gazeto do Comércio, do blog do Paula Neto: http://esportessemetceteras.blogspot.com.br.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

É DE PERNAMBUCO O ÁRBITRO PARA O CLÁSSICO MINEIRO

ÁRBITRO JÁ APITOU JOGO DO CRUZEIRO CONTRA SÃO PAULO E ERROU NA MARCAÇÃO DE UM PÊNALTI PARA O TRICOLOR

 
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Nielson Nogueira substitui mineiro Emerson Ferreira, reprovado no teste físico da CBF. Já foi motivo de polêmica em jogo do Cruzeiro

     Sorteado nesta quinta-feira para apitar o duelo entre Cruzeiro e Atlético, o árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias vê com naturalidade sua participação no jogo deste domingo, às 18h30, no Independência. Capitão da Polícia Militar de Pernambuco, Niélson descartou sentir qualquer tipo de pressão em seu primeiro superclássico mineiro da carreira, que encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

     “A pressão faz parte da cultura do torcedor. A expectativa para o jogo é que as equipes entrem em campo apenas para jogar futebol. Vou entrar em campo, cumprir meu papel e aplicar as 17 regras”, comentou o árbitro, que terá os mineiros Guilherme Dias Camilo e Márcio Estáquio Santiago como assistentes na partida.

     Nielson Nogueira apitará um clássico com torcida única pela primeira vez. Para o pernambucano, essa medida influenciará positivamente na segurança dos torcedores, mas será irrelevante dentro de campo. “É uma novidade. Nunca participei desse sistema como árbitro, apenas como policial. Clássico com apenas uma torcida não interfere em nada, mas facilita para o policiamento, principalmente fora do estádio e após o jogo. Mas, como árbitro, é indiferente. Vou entrar em campo para aplicar as 17 regras”, reiterou.

Pênalti mal marcado contra o Cruzeiro é lembrado

     No Brasileirão de 2010, Nielson Nogueira apitou o duelo entre Cruzeiro e São Paulo, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, vencido pelos paulistas por 2 a 0. O pernambucano assinalou um pênalti em uma infração fora da área que favoreceu o Tricolor. Em seguida, ele foi afastado do quadro da CBF por conta do erro. “Já esquecei esse jogo. Tenho mais de 200 partidas, e vocês (imprensa) pegaram apenas um erro meu”, enfatizou.

     Substituto de árbitro mineiro Emerson Ferreira, que não foi aprovado no teste físico da CBF, Nielson ainda não apitou nenhum jogo de Cruzeiro e Atlético neste Campeonato Brasileiro.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ME ENGANA QUE EU GOSTO: ÁRBITRO QUE IA APITAR O CLÁSSICO FOI REPROVADO EM TESTE FÍSICO

A CBF DIVULGOU O VETO AO ÁRBITRO MINEIRO, MAS NÃO FALA PORQUE SOMENTE AGORA ACONTECEU O TESTE FÍSICO, QUE O IMPEDE DE APITAR O CLÁSSICO

 
 
Reprodução / Twitter
Emerson Ferreira, que estava indicado
para apitar o clássico foi reprovado
em teste físico. Tem um cheiro
estranho no ar
     O árbitro mineiro Emerson Ferreira (CBF/MG) não foi aprovado no teste físico realizado pela comissão de arbitragem da CBF nesta quarta-feira e está fora do clássico entre Cruzeiro e Atlético neste domingo, às 18h30, no Estádio Independência.

     Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, o novo árbitro será definido em um sorteio realizado nesta quinta-feira, na Granja Comary. O árbitro mineiro Emerson Ferreira ficará de fora dos próximos sorteios até que seja aprovado em um novo teste.

    O mais intrigante e sem uma resposta das entidades é o porquê deste teste de aptidão física ter sido feito somente agora. No início da competição todos os árbitros passaram por testes físicos e poucos não conseguiram passar. Fica a pergunta: será que o Emerson Ferreira foi vetado por Atlético ou Cruzeiro e inventaram esta reprovação num teste físico?
 
    O sorteio fatalmente será dirigido e pode ser um árbitro que atenda os anseios da CBF e que pode estar prejudicando a uma ou outra equipe mineira.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A ESPERANÇA DUROU POUCO: CLÁSSICO TERÁ APENAS UMA TORCIDA, A DO CRUZEIRO

A torcida do Galo, que tem lotado a Arena Independência em virtude da grande campanha do time no Campeonato Brasileiro, terá que esperar a partida do returno para assistir o clássico contra o Cruzeiro
        Provavelmente Minas Gerais é a única localidade do mundo onde um jogo de expressão só pode ser visto por uma torcida. Os dirigentes das duas equipes, as polícias Militar e Civil, o Ministério Público, a Federação Mineira de Futebol  e a BWA, que administra a Arena Independência, fizeram uma reunião hoje na sede da FMF e definiu que continua valendo uma decisão anterior de que em clássicos entre Atlético e Cruzeiro, que só terá uma torcida.

     Como o mandante é o Cruzeiro, neste primeiro turno a Arena Independência só receberá torcedores do azul celeste. No segundo turno inverte e será a do Galo que estará presente.

     É um absurdo o que aqueles que não entram em campo decidem e tomem esta iniciativa de que em clássicos entre Atlético e Cruzeiro tenha apenas uma das torcidas presente. Se a alegação é de que a Arena Independência é um local perigoso para a chegada dos torcedores, vários outros estádios brasileiros têm as mesmas características e no entanto não criaram esta aberração.

    No Beira-Rio, que está em obras, a limitação de presença de público foi definida pelo Ministério Público, mas porque as obras diversas impedem que tenha a capacidade total do estádio com torcedores. Terá uma carga de ingresso de 17 mil ingressos e desses cerca de 900 ingressos serão para o torcedor gremista.

     O mais importante nesta situação é que ninguém fala de brigas dentro do estádio entre torcedores das equipes, mas acontecem no entorno e até em locais mais distantes e por isso essa aberração de proibir o torcedor de comparecer ao estádio para vibrar com a sua equipe. O Estatuto do Torcedor é usado em vários assuntos ligados ao futebol, mas no momento que o torcedor é impedido de ir ao estádio, ninguém levanta a voz e faz valer o direito do torcedor.

REINALDO, ÍDOLO MAIOR DO GALO, JÁ VESTIU A CAMISA DO CRUZEIRO

HÁ VINTE E SEIS ANOS ATRÁS REINALDO TROCOU DE LADO, MAS NÃO FOI UMA PASSAGEM BRILHANTE NO CRUZEIRO


Alberto Escalda/EM/D.A Press - 18/08/1986     Algumas histórias inusitadas do futebol, de tão pitorescas, acabam caindo no esquecimento do torcedor. A breve passagem do ídolo alvinegro Reinaldo pelo Cruzeiro entra no rol desses casos. A assinatura de contrato do craque com o clube celeste completou exatos 26 anos nesse fim de semana.

     Foi em 18 de agosto de 1986. Depois de uma passagem sem sucesso pelo Palmeiras, Reinaldo foi para o Rio Negro (AM), onde disputou apenas cinco partidas em quatro meses, desgastado por conta das diversas lesões no joelho. “Eu parei de jogar e o Cruzeiro me convidou para voltar. Em momento algum eu pensei que a torcida do Atlético pudesse me ver com maus olhos. Eu era um jogador profissional e recebi uma proposta”, relembra o ex-jogador.

     Quando chegou ao Cruzeiro, contratado pelo então presidente Benito Masci, Reinaldo queria reerguer a carreira, mas acabou não conseguindo. “Quando eu fui para lá eu não tinha condições físicas mais. O presidente Benito Masci me chamou, eu falei ‘então vamos tentar’. Fiquei treinando durante dois meses, mas não consegui voltar a jogar em alto nível. Foi o Cruzeiro que me procurou e eu aceitei o desafio”, explicou Reinaldo à reportagem.

     O Rei teve a estreia pelo Cruzeiro adiada diversas vezes e acabou entrando em campo pela primeira vez com a camisa celeste em 27 de setembro, contra o Rio Branco-ES, no Mineirão, diante de 32.828 pagantes, pelo Campeonato Brasileiro. O craque pisou no gramado acompanhado dos seus dois filhos, Daniel e Tiago, e jogou até os 15 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Hamilton. A partida terminou empatada em 0 a 0.

     Reinaldo ainda atuou em outro empate sem gols, contra o Bahia, também pelo Brasileirão, no Gigante da Pampulha. Com as atuações aquém das expectativas, porém, ele encerrou sua curta passagem pela Toca da Raposa. A experiência de vestir a camisa do maior rival do Atlético não rendeu algum tipo de arrependimento, Reinaldo foi enfático.

     ”O arrependimento que fica é que talvez eu devesse ter passado pelo Cruzeiro em melhores condições. Queria ter feito grandes apresentações. Não existe arrependimento pelo fato de ter sido o Cruzeiro, de maneira nenhuma. Pelo contrário, foi uma honra para mim, o Cruzeiro é um grande time. O coração sempre foi atleticano, mas, para mim, foi uma grande honra jogar pelo Cruzeiro. Eu queria ter ajudado de verdade o time”.
Alberto Escalda/EM/D.A Press - 18/08/1986      O lateral-direito Nelinho, que fez o caminho inverso – foi ídolo na Toca e depois foi jogar no Galo –, defendia o Atlético na época em que Reinaldo foi contratado. Ele conta que, embora polêmica entre torcedores, a atitude do Rei foi encarada com naturalidade dentro do clube alvinegro. “Todos nós entendemos que era uma questão de oportunidade para ele. Ele teve uma proposta para jogar no Cruzeiro e por que não iria? Por que foi ídolo no Atlético? Não era motivo. Ele precisava trabalhar, ganhar o salário dele e o Atlético não deu a oportunidade. O Cruzeiro foi lá e contratou. Para nós, jogadores do Galo, foi a coisa mais normal do mundo”.

     Depois do Cruzeiro, Reinaldo teve breves passagens por equipes de pouca expressão do futebol europeu. Ele jogou pelo BK Häcken, da Suécia, e pelo Telstar, da Holanda, antes de pendurar as chuteiras de vez.

Fonte: Superesportes

LEONARDO DO CORITIBA É O NOVO REFORÇO DO ATLÉTICO

DIRETORIA NEGOU, MAS CENTROAVANTE DO COXA JÁ É DO GALO

Alexandre Guzanshe/Esp.EM/D.A Press
Leonardo já é jogador do Galo
     Em entrevista concedida ao repórter Paula Neto, da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras, no jogo contra o Botafogo, Eduardo Maluf, diretor de futebol de Galo, negou que o Atlético estivesse interessado em Leonardo, do Coritiba.
 
     Perguntado se o centroavante estaria na Cidade do Galo na segunda-feira, Maluf disse: "O Atlético não está buscando nenhum reforço. As expeculações existem, mas nada temos a informar sobre a contratação de Leonardo", frisou.
 
   Ontem, a diretoria do Atlético chegou em um acordo com o Coritiba pela compra de 50% dos direitos econômicos do atacante Leonardo. Ele deverá chegar em Belo Horizonte hoje, para acertar os últimos detalhes contratuais com o novo clube e fazer exames.

     Leonardo é o substituto de André, que foi para o Santos. Ele vai fazer sombra em Jô, atual referência ofensiva do ataque de Cuca.

     O empresário de Leonardo confirmou o acerto. “Está tudo certo entre Coritiba e Atlético, que era o principal. Agora faltam alguns detalhes. Chegando amanhã (terça-feira), tudo deverá ser resolvido”, afirmou em entrevista concedida ao Superesportes.

     A negociação não teve seu valor divulgado. A outra metade dos direitos de Leonardo pertence à LA Sports, do empresário Luiz Alberto de Oliveira.

     O presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, revelou, nesta segunda-feira, que o desejo de Leonardo jogar no Galo pesou para a liberação. “A proposta salarial foi feita diretamente para o jogador antes do contato com o Coritiba, ele tem pai e mãe morando em Minas Gerais. Fica difícil mantê-lo aqui e não é política do clube segurar o atleta nessa situação”, disse à Gazeta do Povo.

     Vilson de Andrade ainda explicou que o Galo aceitou uma contraproposta apresentada pelo Coxa no fim de semana, por Leonardo. A primeira oferta alvinegra havia sido rejeitada. A diretoria atleticana ainda chegou a oferecer um jogador, não revelado, para troca. Esta alternativa foi rechaçada.

     Leonardo é mineiro de Nova Lima e começou a sua carreira no Villa Nova, em 2002. Ele já defendeu o Criciúma, Vitória, Paraná, Flamengo, Avaí e Guangzhou, da China, além do Coritiba. Atualmente, o atacante, de 1,85 metro, está com 29 anos.

DO LADO DO ATLÉTICO A NOTÍCIA TAMBÉM É BOA: TRÊS VOLTAM E ESTÃO À DISPOSIÇÃO DE CUCA PARA O CLÁSSICO

O CLÁSSICO INCOMODA A TODOS. CUCA NÃO CONTOU COM MARCOS ROCHA, GUILHERME E DANILINHO NA ÚLTIMA PARTIDA. ELES ESTÃO LIBERADOS.


Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press     O técnico Cuca reinicias os trabalhos no Galo nesta tarde de terça-feira e já poderá contar com três reforços significaticos para o clássico de domingo, na Arena Independência, às 18h30, contra o Cruzeiro. Marcos Rocha e Guilherme, que estava suspensos, e Danilinho, que recuperou de uma lesão, estão a disposição do técnico.

   O lateral-direito Marcos Rocha deverá assumir a vaga que foi ocupada por Serginho, no fim de semana, contra o Botafogo. No setor direito do ataque, Escudero foi titular. Mas ele recebeu o terceiro cartão amarelo. Guilherme (foto) e Danilinho podem entrar no lugar dele.

    “Temos o retorno do Danilinho e do Guilherme para escolher. Estamos satisfeito com o grupo, que está se cuidando bem. Não temos nenhum jogador no DM e estamos com 100% à disposição em termos clínicos. Isso faz diferença”, comemora Cuca.

    Danilinho está recuperado de um estiramento grau um na coxa esquerda. Guilherme cumpriu suspensão ante o Botafogo, assim como Marcos Rocha.

NOTÍCIA BOA PARA O CRUZEIRO: LESIONADOS PODEM VOLTAR NO CLÁSSICO

COM A RECUPERAÇÃO DE TODOS QUE ESTÃO NO DM, CELSO ROTH TERÁ QUASE TODO O PLANTEL A SUA DISPOSIÇÃO PARA O CLÁSSICO. FICAM DE FORA SOMENTE OS SUSPENSOS


Alexandre Guzanshe/EM/D.APress
Victorino, conversando com o Dr. Sérgio Fréire
Júnior, tem retorno certo no clássico
     O técnico Celso Roth, que teve que colocar em campo uma equipe totalmente mudada contra o Coritiba, quando o Cruzeiro foi vegonhosamente derrotado por 4x0, pode agora contar com os jogadores que estavam lesionados. A notícia não poderia ter vindo em melhor hora, porque o treinador azul celeste poderá contar com uma equipe mais próxima da ideal, para o clássico contra o Galo, no domingo, às 18h30, na Arena Independência.
   O técnico Celso Roth deverá ter à disposição para o clássico contra o Atlético todos os lesionados. O médico do clube, doutor Sérgio Freire Júnior, explicou que a expectativa do DM é que Borges, Montillo, Willian Magrão e Victorino voltem a treinar com bola na quarta ou na quinta-feira.

   "São três jogadores com lesão muscular, o Montillo, o Victorino e o Willian. Esses dependem da tolerância e evolução do tratamento para uma liberação definitiva. Hoje eles vão fazer uma atividade na Toca, já fizeram no fim de semana, vão fazer amanhã. Vamos tentar deixá-los em condições para treinar a partir de quarta ou quinta-feira”, explicou o médico.

     "Se tudo correr dentro do programado, esses jogadores estarão à disposição para jogar o clássico, no domingo. A situação do Borges é ainda mais tranquila. Foi uma torção no tornozelo, nada muscular. A chance dele participar do clássico é muito grande. Ele ainda não está liberado, mas já deve voltar a treinar com bola nos próximos dias”, completou.

     Outro jogador que chegou a dar um susto na comissão técnica foi o lateral-direito Ceará. Ele sofreu uma pancada no tornozelo, na partida contra o Coritiba, mas também não deve ser problema para encarar o Atlético.
 
    Os únicos desfalques que terá o Cruzeiro de Celso Roth, são: Wellington Paulista, Charles e Souza, que cumprirão suspensão por terem levado o terceiro cartão amarelo. Wellington Paulista cumpre pela segunda vez uma suspensão nesse Brasileiro. Charles, que já ficou de fora contra o Coritiba, pela expulsão direta contra o Fluminense. Ele havia levado também na partida um cartão amarelo e portanto fica de fora, porque foi o terceiro.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CLÁSSICO PODE TER DUAS TORCIDAS

     Uma decisão dos diretores de Cruzeiro e Atlético fez com que o clássico entre a duas equipes tivesse apenas torcedores do mandante de cada jogo. Foram assim os jogos entre as duas equipes na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e também no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
     A decisão é em comun acordo com a Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, que alegam que não há condições de manter a segurança se tiverem as duas equipes presentes.
     Esta decisão pode ter um final feliz. Final esse que é apoiado pelos torcedores e pela imprensa mineira, que sempre foram contra a fato de ter os clássicos apenas torcedor de uma ou outra equipe. É o único Estado do Brasil que adota esta posição.
     Em reunião que será realizada amanhã, pode ser revogada esta decisão das duas diretorias de Cruzeiro e Atlético e já o primeiro clássico, no novo Independência, poderá ter das duas torcidas. Existe ainda um problema por causa da definição de torcidas nos jogos do Campeonato Brasileiro, porque prevê que o clube mandante tem que colocar à disposição do seu adversário um total de 10% da capacidade de ingressos.
      Segundo apurações já conhecidas essa possibilidade descarta a possível revogação da decisão dos diretores, porque é impossível manter a segurança em um clássico do nivel de Cruzeiro e Atlético, quando o número de torcedores de uma equipe é infinitamente superior ao da outra.
      As propostas que vão ser analisada, na reunião de amanhã, serão:
     1) Continuação do clássico com apenas torcedores da equipe mandante;
     2) Cessão de 10% do ingressos para o clube visitante;
     3) Divisão igual de ingressos para as duas equipes, com a presença de 50% de cada torcida no estádio.
     A reunião será realizada na sede da Federação Mineira de Futebol, às 16h00, desta terça-feira, 21/08.

RAIO X DO CAMPEONATO BRASILEIRO APÓS 18ª RODADA DO TURNO

     O Campeonato Brasileiro está chegando ao seu final no primeiro turno. A penúltima rodada foi realizada neste final de semana com três jogos no sábado e sete no domingo.
     Nos jogos de sábado, o destaque foi a vitória do Fluminense sobre o Sport, por 1x0, encostando no Galo, com o mesmo número de pontos, mas perdendo no número de vitórias.
     No domingo o Atlético mostrou a sua força ao vencer de virada o Botafogo e assumir novamente a liderança isolada e conquistando o título simbólico de campeão do primeiro turno, mesmo ainda faltando um rodada e o Galo com dois jogos ainda a serem realizados. Um é o adiado contra o Flamengo, que será em setembro.
     O Vasco perdeu e viu o Grêmio se aproximar.
     Na Zona de Rebaixamento não houve mudanças. Bahia, Sport, Atlético GO e Figueirense continuam por lá. Enquanto isso o Santos se distanciou e o Palmeiras, que perdeu para o Atlético GO, continua pertinho da ZR.
     O ataque mais positiva agora é o do Galo, que marcou 31 gols. A defesa menos vazada é do Fluminense com 10 gols sofridos e Fred continua sendo o artilheiro da competição, mas divide agora com Wagner Love, ambos fizeram 9 gols.

     Acompanhe os resultados e detalhes dos jogos da 18 rodada:

SÁBADO, 18/08/2012
Náutico/PE  Bahia/BA
NAÚTICO 1 X 0 BAHIA, às 18h30      
Estádio: Aflitos, em Recife (PE)



Fluminense/RJ  Sport/PE
FLUMINENSE 1 X 0 SPORT, às 18h30    
Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)



São Paulo/SP  Ponte Preta/SP
SÃO PAULO 3 X 0 PONTE PRETA, às 21h00    
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)


DOMINGO, 19/08/2012
Santos/SP  Corinthians/SP
SANTOS 3 X 2 CORÍNTHIANS, às 16h00     
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)



Atlético/MG  Botafogo/RJ
ATLÉTICO 3 X 2 BOTAFOGO, às 16h00    
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Coritiba/PR  Cruzeiro/MG
CORITIBA 4 X 0 CRUZEIRO, às 16h00     
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR)



Grêmio/RS  Figueirense/SC
GRÊMIO 4 X 0 FIGUEIRENSE, às 16h00    
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Portuguesa/SP  Internacional/RS
PORTUGUESA 1 X 1 INTERNACIONAL, às 18h30    
Estádio: Canindé, em São Paulo (SP)
Flamengo/RJ  Vasco/RJ
FLAMENGO 1 X 0 VASCO, às 18h30   
Estádio: João Havelange, em Rio de Janeiro (RJ)
Atlético/GO  Palmeiras/SP
ATLÉTICO GO 2 X 1 CORITIBA, às 18h30
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)

     Com os resultados da 18ª rodada, a classficação ficou assim:

Equipes/Classificação      PG     J      V     E     D    GP     GC     SG
1Atlético      4217    1331    31 11 20
2Fluminense      3918    1161    29 10 19
3Vasco      3518    1053    24 15   9
4Grêmio      3418    1116    28 16 12
5Internacional      3118      873    22 14   8
6São Paulo      2818      918    27 23   4
7Botafogo      2718      837    30 24   6
8Cruzeiro      2718      837    22 25  -3
9Flamengo      2517      746    21 22  -1
10Corinthians      2418      666    19 18    1
11Náutico      2318      729    24 29  -5
12Santos      2318      585    21 22  -1
13Portuguesa      2218      576    16 19  -3
14Ponte Preta      2018      558    19 25  -6
15Coritiba      1918      549    30 34  -4
16Palmeiras      1618     4410    17 21  -4
17Bahia      1618     378    14 23  -9
18Atlético-GO      1518     369    19 32-13
19Sport      1418     3510    13 26-13
20Figueirense      1118     2511    15 32-17
TAÇA LIBERTADORESSUL-AMERICANAREBAIXADOS
P pontos    - J jogos    - V vitórias    - E empates    - D derrotas    - GP gols pró        GC - gols contra    - SG saldo de gols
     Os principais artilheiros da competição são os seguintes:
Jogador Gols    Time
Vágner Love   9Flamengo
Fred   9Fluminense
Alecsandro   8Vasco
Luís Fabiano   7São Paulo
Wellington Paulista   7Cruzeiro
Roger    7Ponte Preta
Andrezinho   7Botafogo
Hernán Barcos   7Palmeiras
Kieza   6Náutico
Araújo   6Náutico
   6Atlético
Marcelo Moreno   6Grêmio
Elkeson   5Botafogo
André Lima   5Grêmio
Borges   5Cruzeiro
Caio   5Figueirense
Danilinho   5Atlético
Danilo   5Corinthians
Jadson   5São Paulo
Samuel   4Fluminense
Bernard   4Atlético
Dagoberto   4Internacional
Escudero   4Atlético
Herrera   4Botafogo
Juninho Pernambucano   4Vasco
Leandro   4Grêmio
Marquinhos Gabriel   4Sport
Mazinho   4Palmeiras
Renato Abreu   4Flamengo
Ronaldinho   4Atlético
Souza   4Bahia

       A última rodada do turno é marcada pelos clássicos regionais. Confira a próxima rodadas, com seus detalhes:

SÁBADO, 25/08/2012
Vasco/RJ x Fluminense/RJ
VASCO X FLUMINENSE, às 18h30    
Estádio: João Havelange, em Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: Pay-per-view
Palmeiras/SP x Santos/SP
PALMEIRAS X SANTOS, às 18h30    
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Transmissão: TV fechada, Pay-per-view
Ponte Preta/SP x Portuguesa/SP
PONTE PRETA X PORTUGUESA, às 21h00     
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Transmissão: Pay-per-view
DOMINGO, 26/08/2012
Internacional/RS x Grêmio/RS
INTERNACIONAL X GRÊMIO. às 16h00    
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão: Pay-per-view
Botafogo/RJ x Flamengo/RJ
BOTAFOO X FLAMENGO, às 16h00    
Estádio: João Havelange, em Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: TV aberta, Pay-per-view
Corinthians/SP x São Paulo/SP
CORÍNTHIANS X SÃO PAULO, às 16h00    
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Transmissão: TV aberta, Pay-per-view



Figueirense/SC x Coritiba/PR
FIGUEIRENSE X CORITIBA, às 16h00     
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Transmissão: TV aberta, Pay-per-view



Cruzeiro/MG x Atlético/MG
CRUZEIRO X ATLÉTICO, às 18h30    
Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Transmissão: Equipe Futebol Emoção da Rádio Culgura de Lavras 770
Sintonize ou acesse: www.radiocultura770.com.br


Sport/PE x Náutico/PE
SPORT X NÁUTICO, às 18h30     
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Transmissão: Pay-per-view



Bahia/BA x Atlético/GO
BAHIA X ATLÉTICO GO, às 18h30 
Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA)
Transmissão: Pay-per-view