sábado, 10 de março de 2012

AMÉRICA JOGA SECANDO O GALO E CRUZEIRO PARA LIDERAR NOVAMENTE

Sequência grande de jogos preocupa comissão técnica do Coelho. Jogadores podem sentir

Renato Weil/EM/D.A Press
Excesso de jogos preocupa América, que tem jogadores experientes e podem sentir esta sequência do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil

     O América TO recebe em seus domínios, Estádio Nassri Mattar, às 16h00, o América BH, que vem em busca de uma vitória e ainda torcer por um tropeço do Atlético, que joga hoje contra o Nacional NS, e do Cruzeiro, que joga amanhã contra o Villa Nova,  para voltar à liderança do Campeonato Mineiro. Com a derrota no clássico, o América passou a figurar na terceira colocação. Enquanto isso a equipe de Teófilo Otoni também necessita da vitória para continuar aspirando alguma coisa na competição e afastar da zona da degola.

     As principais colocações do Campeonato Mineiro são do Atlético, que lidera; Cruzeiro vem em segundo e o América em terceiro. Boa, Villa Nova e Caldense são as equipes que lutam por uma das vagas na segunda fase do Mineiro.
Confira a classificação do Mineiro
Superesportes


          O técnico Givanildo Oliveira está preocupado com a quantidade de jogos que o América tem feito nos últimos dias. Teve dois jogos adiados no Mineiro, Nacional e Villa, e ainda enfrentou o Boa Vista pela Copa do Brasil. Aliado a tudo isso vem o calor que faz em Teofílo Otoni.
 
     Mesmo que o América TO tenha perdido para as três principais colocadas na tabela, Cruzeiro, Villa e Atlético, os jogadores americanos estão conscientes das dificuldades que vão encontrar no estádio Nassri Mattar, pelas suas dimensões e o sufoco que vai tomar do torcedor do Vale do Mucuri.

     “O Givanildo nos mostrou os pontos fortes do América-TO, mas acredito que a bola parada vai ser um perigo por se tratar de um campo pequeno. A nossa equipe terá que ter tranquilidade e trabalhar bem a bola, além de aproveitar os contra-ataques”, avaliou o meia-atacante Luciano.

     “A gente vem treinando próximo ao horário do jogo para sentir o calor que deve fazer em Teófilo Otoni. Esperamos correr dobrado para ajudarmos o time em busca da vitória”, comentou o volante China.
    
     O América não poderá contar com o seu lateral-direito Rodrigo Heffner e o volante Leandro Ferreira. O primeiro pelo terceiro cartão amarelo, o outro por ter sido expulso no clássico. Patrick entra no lugar de Heffner. No meio, Givanildo ainda não definiu se entra com China ou Gilberto, esse parece ter mais chances de começar a partida.

Detalhes da partida 

América-TO - Fábio Noronha; Ricardo Duarte, Rafinha, Rodrigo Sena e William Mogi; Luizinho, Felipe Dias, Carlos Alberto e Diego Faria; Luciano Mourão e Sandro Costa. Técnico: Gilmar Estevam

América - Neneca; Patrick, Gabriel, Everton e Bryan; China (Gilberto), Moisés, Rodriguinho e Luciano; Adeílson e Fábio Júnior. Técnico: Givanildo Oliveira

Árbitro: Átila Carneiro Magalhães - Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Junio de Souza
 
     Ainda pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, será realizada hoje a partida entre Tupi e Boa, no estádio Jornalista Raolino Oliveira, em Juiz de Fora.
   
     As partidas de amanhã:
     Cruzeiro x Villa Nova - 16h00 - Arena do Jacaré, com transmissão ao vivo da Equipe Futebol Emoção da Radio Cultura.
     Gaurani x Democrata GV - 16h00 - Farião - Divinópolis
     Uberaba x Caldense - 16h00 - Uberabão - Uberaba

FINALMENTE CRUZEIRO ACERTA AUMENTO DE SALÁRIO COM MONTILLO

 

Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Cruzeiro e Montillo finalmente chegaram a um acordo salarial para o meia ficar na Toca

     Depois de ser assediado por Corinthians e São Paulo, que fizeram ofertas oficiais para levar o argentino Montillo, o Cruzeiro correu atrás e anuncia agora uma parceria para reajustar o salário do meia, que terá seu contrato prorrogado para até 2016. O procurador do jogador, Sérgio Irigoitia, já se encontra em Belo Horizonte, com o intuito de firmar o acordo.

     O presidente cruzeirense, Gilvan de Pinho Tavares, se manifestou a respeito do assunto e diz que não pode fazer acordos que não possam ser honrados pelo clube. A continuidade de Montillo sempre foi objetivo do dirigente e agora anuncia o acerto com o empresário do atleta.

     ”Vou conversar com o Sergio (Irigoitia). O Cruzeiro tem interesse nessa condição de aumentar o contrato por mais um ano, mas ele impõe que seja pago salário exorbitante no decorrer das temporadas e não podemos assumir esse compromisso. Não posso prorrogar para pagar valores acima do que podemos. Então vamos conversar”, disse Gilvan.

     ”Já consegui um parceiro, é um grande empresário cruzeirense. Foi combinado com o Montillo que ele iria receber esse reajuste salarial a partir do mês de janeiro, retroativamente. Na próxima semana vamos conversar também sobre isso. O salário será reajustado a partir do momento que assinarmos os papéis e acordarmos tudo, mas será retroativo desde janeiro”, completou.

     O procurador do jogador também está otimista em relação ao acerto com o Cruzeiro da prorrogação do contrato e consequentemente aumento salarial do Montillo.

     ”Não tenho data para sair daqui (de Belo Horizonte). Vou assistir ao jogo contra o Villa Nova e a partir de segunda-feira devo começar a negociar com a diretoria. Não há pressa e eu pretendo voltar para Buenos Aires somente com o novo contrato assinado, com tudo resolvido. Vai dar tudo certo, vamos ver o que é melhor para o Walter (Montillo) e para o Cruzeiro tranquilamente”, disse Sérgio Irigoitia.

sexta-feira, 9 de março de 2012

GALO BUSCA MANTER A INVENCIBILIDADE E CUCA MEXE NO TIME

Renato Weil/EM/D.A Press
     O Atlético enfrenta o Nacional, de Nova Serrana, na Arena do Jacaré, às 16h00, neste sábado, em busca de conseguir a sua sétima vitória consecutiva, a manutenção da invencibilidade e da liderança do Campeonato Mineiro.

     A campanha do Galo tem deixado todos com a  convicção do dever cumprido, além de apagar, em parte, a péssima campanha do time no ano passado. O técnico Cuca falou da importância dos resultados e da confiança que os jogadores estão conseguindo no Estadual.

     “Estamos muito contentes com o que o pessoal vem fazendo. Estamos num processo de recuperação do ano passado. Tudo que estamos fazendo é para equilibrar e passar confiança para nós e para o torcedor. Não podemos vacilar”, disse.

     Com a contusão de Bernard, o técnico ainda busca o seu substituto. No último jogo quem entrou foi Neto Berola, depois substituido por Danilinho. Com a entrada do Guilherme e logo marcando um gol, as coisas mudaram e Cuca pode tentar a dupla Guilherme/André (foto) para o jogo de sábado. Os dois já jogaram juntos no Dínamo de Kiev. Ambos foram contratações de alto investimento e procuram acertar no Galo. André tem permanência certa até maio e é um dos jogadores que precisa mostrar serviço para ser contratado em definitivo.
     “A expectativa é de dar certo. No Dínamo a fase não foi muito boa. Este ano está sendo diferente, não só para ele, como para mim. Começamos com a pré-temporada, com a equipe. Isso dá força e pode dar frutos. O Guilherme está começando bem o ano e a torcida é para que dê certo. Vamos nos ajudar dentro de campo. Sofremos muito no Dínamo e agora tem tudo para dar certo. O Guilherme gosta de sair da área, deixar o companheiro da cara do gol. Acredito que o nosso futebol se completa”, disse André.

     André já fez dupla com Danilinho, Neto Berola e Guilherme, que tem mais uma opotunidade de se firmar na equipe titular.

     “É chato todo jogo você ter um companheiro diferente. Você acaba não tendo sequência. Quando você começa a entrosar, muda. Vamos ver se com a entrada do Guilherme a gente consegue uma sequência e tudo dê certo”, ressaltou André.

     A sua fase atual é mais marcante, tanto que André já soma cinco gols no Mineiro e o torcedor já começa a acreditar no seu potencial. Ele luta com Wellington Paulista, do Cruzeiro, pela artilharia do Mineiro.

     “É chato ficar sem fazer gol. Eu jogo para fazer gol. Estou super motivado. O Guilherme também está. Vamos procurar nos ajudar. O mais importante é ganhar. Mas para a gente que fica ali na frente, é chato ficar sem fazer gol. Vamos ver se sai agora”, destacou André.

     O técnico Cuca tem que mudar a equipe em virtude da suspensão de Pierre. Fellipe Souto entra no seu lugar. Outra modificação pode ser no meio, porque Mancini não se deu bem no último jogo e pode ceder o seu lugar para Carlos César, que já está recuperado da fratura do rosto.

Detalhes do jogo 

ATLÉTICO - Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Leandro Donizete, Fillipe Soutto, Mancini (Carlos César) e Escudero; Guilherme e André. Técnico: Cuca

NACIONAL - Ranieri; Éber, Luizão, Wellington e Rodrigo; Lucas, Marcão, Jean Cléber e Alex Maranhão; Éder e Reinaldo Alagoano. Técnico: José Ângelo

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira - Assistentes: Mauro Antônio Ferreira dos Santos e Marcelo Francisco dos Reis

quinta-feira, 8 de março de 2012

RICARDO TEIXEIRA PEDE AFASTAMENTO TEMPORÁRIO DA CBF

Alegação é de tratamento de saúde

Marcos Michelin/EM/D. A Press
Ricardo Teixeira pede afastamento e José Maria Marin, o vice mais velho, assume interinamente a CBF.


     O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, comunicou nesta quinta-feira às 27 federações estaduais que pediu afastamento temporário da entidade. O motivo seria tratamento médico.

     Como prevê o estatuto da CBF, o substituto de Teixeira, de forma interina, será José Maria Marin, vice-presidente mais velho e que representa a região Sudeste.

     De acordo com o presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, Teixeira não estipulou prazo para retornar à presidência da CBF. “Ele não marcou prazo, mas disse que é por motivos de saúde. Fará alguns exames e logo estará de volta”, disse à Rádio Estadão ESPN.

     Ricardo Teixeira assumiu o comando da CBF em 1989 e tem mandato até 2015.

     Em assembleia-geral na sede da CBF, em 29 de fevereiro, com a presença dos presidentes de federações estaduais, ficou definido que Ricardo Teixeira continuaria no comando da entidade e não pediria a renúncia, como se cogitava por conta de sua saúde debilitada e das muitas denúncias de corrupção.
Fonte: Superesportes.

CBF DIVULGA TABELA. CRUZEIRO TEM MANDO DE CAMPO. GALO VAI ATÉ CAMPINAS

     A CBF divulgou hoje, quinta-feira, a tabela do Campeonato Brasileiro da Divisão Especial. O Cruzeiro faz sua estréia enfrentando o Atlético GO, no dia 20 de maio, nas ainda não tem definido o local, porque o Cruzeiro perdeu o mando de campo das suas duas primeiras partidas. O jogo pode ser realizado em Uberlândia, Ipatinga ou até na Arena do Calçado, em Nova Serrana. Enquanto isso o Atlético vai até Campinas, onde enfrenta a Ponte Preta, que há muitos anos não consegue vencer.
      Na terceira e quarta rodadas o Galo joga em casa, quando enfrenta o Corinthians e Bahia. Os jogos podem ser no Independência. A Raposa joga contra o Náutico, em Recife, e Botafogo, no Rio.

     Os jogos de Atlético e Cruzeiro estão, a princípio, definidos na tabela para a Arena do Jacaré, mas podem ser transferidos para o Estádio do Independência, a partir do momento que as duas equipes manifestarem o desejo de jogar naquele estádio, que está em fase final de obras de reforma.
     Os clássicos mineiros Cruzeiro x Atlético estão marcados para os dias 26 de agosto e 02 de dezembro. O primeiro terá mando do Cruzeiro e o segundo do Atlético.
     O Brasileirão já irá começar com três clássicos nacionais. O São Paulo estréia na competição contra o Botafogo, no Engenhão. Já o Vasco recebe o Grêmio em São Januário. O Corinthians, por sua vez, enfrenta o Fluminense no Pacaembu.
     A última rodada terá, mais uma vez, clássicos estaduais. São Paulo e Corinthians, Flamengo e Botafogo, Atlético e Cruzeiro, e Grêmio e Internacional serão alguns dos confrontos do dia 2 de dezembro. A medida foi adotada pela primeira vez no Brasileirão do ano passado, para evitar uma combinação prévia de resultados que levasse uma equipe a prejudicar seus rivais estaduais. Os clássicos da penúltima rodada, porém, não serão realizados. Em 2011, Palmeiras e São Paulo, e Vasco e Fluminense, por exemplo, se enfrentaram na 37 ª rodada.

     A primeira rodada completa, tem os seguintes jogos:

     Botafogo x São Paulo - Engenhão
Vasco x Grêmio - São Januário
Palmeiras x Portuguesa - Pacaembu
Corinthians x Fluminense - Pacaembu
Internacional x Coritiba - Beira-Rio
Cruzeiro x Atlético-GO - a definir
Ponte Preta x Atlético-MG - Moisés Lucarelli
Figueirense x Náutico - Orlando Scarpelli
Sport x Flamengo - Ilha do Retiro
Bahia x Santos - Pituaçu

EMPATE ACABOU SENDO BOM PARA O AMÉRICA

Jogando fora, o América empata e busca sua classificação na Arena do Jacaré

CELSO PUPO/FOTOARENA/AE
América e Boavista não sairam do empate no Rio. Para o América, de Rodriguinho, o resultado foi considerado bom

     O primeiro jogo da Copa do Brasil de 2012, foi Boavista América, que jogaram no estádio São Januário, ontem, quarta-feiras, às 16h00 e as duas equipes não sairam do 0x0. 

  As duas equipes voltam a jogar no próximo dia 14, às 20h30, na Arena do Jacaré. Quem vencer garante a classificação para a segunda fase. Se ocorrer empate sem gols a decisão vai para as penalidades máximas. Qualquer empate com gols favorece ao Boavista, pelo critério de marcar na casa do adversário. Quem passar pega o Goiás.

     As duas equipes pecaram nas finalizações e não mostraram um futebol digno de uma abertura da contagem. A primeira oportunidade foi criada pelo Boavista, quando aos 19 minutos Paulo Rodrigues cobrou uma falta com muito perigo para Neneca. A bola passou pela barreira e só não entrou porque tocou na trave e Neneca conseguiu fazer a defesa no rebote.
     A melhor chance do América veio aos 38'. Patrick tocou para o meia Kaio, que invadiu a área em velocidade, mas chutou para fora.

    O técnico Givanildo Oliveira não mexeu na equipe e quase marca logo aos 5'. Patrick, que se destacava na partida, cruzou para Adeílson, que livre despediçou uma grande oportunidade.

     O técnico do Boavista colocou Marlon no lugar de Thiaguinho e Fábrico para a saída de Ruy. Sentindo essas mudanças, também Givanildo mudou a sua equipe, sacando Adeílson e entranto com Alessandro e ainda Luciano no lugar de Kaio, que sentiu.

     Fábio Júnior, na sua participação na partida, perdeu outra grande chance, propocionando ao goleiro Thiago fazer uma grande defesa e garantiu o 0x0. Na sequência, o centroavante saiu e deu lugar a Kaká, que pouco pode fazer. 

Detalhes do jogos

Boavista - Thiago; Sheslon, Bruno Costa, Luiz Alberto e Paulo Rodrigues; Júlio Cesar, Leandro Teixeira, Thiaguinho (Marlon) e Ruy (Fabrício); Somália e André Luiz. Técnico: Alfredo Sampaio.

América - Neneca; Patrick, Gabriel, Everton e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés, Rodriguinho, Kaio (Luciano); Adeílson (Alessandro) e Fábio Júnior (Kaká). Técnico: Givanildo Oliveira

 Árbitro: Devarly Lima do Rosário/ES - Assistentes: José R. Maciel Linhares/ES e Wanderson Antônio Zanotti/ES

Cartões amarelos: Kaio, Adeílson e Luciano (América); Sheslon e Somália (Boavista)

Pagantes: 140 (184 presentes)

Renda: R$ 1.930

CRUZEIRO GOLEIA E ELIMINA SEGUNDA PARTIDA

     Como era previsto, devido ao nível do seu adversário, o Cruzeiro fez sua estréia na Copa do Brasil, depois de ficar ausente por quatro anos, goleando o Rio Branco, do Acre, por 6x0.

     Com o resultado a equipe mineira eliminou o seu adversário da competição, não tendo, assim, necessidade de fazer o segundo jogo. O regulamento da Copa do Brasil prevê que nas duas primeiras fases, a equipe que vencer o seu adversário, no domínios desse, com uma diferença igual ou maior que dois gols, elimina a segunda partida e consequentemente o adversário.

     O time acreano demonstrou um futebol de poucas jogadas trabalhadas e só levou perigo à meta de Fábio em duas oportunidades. Enquanto isso o Cruzeiro foi dominando a partida e os gols começaram a aparecer naturalmente.

Jorge Gontijo/EM/D.A Press     O primeiro gol veio de uma jogada pela direita de Walter (foto), que cruzou para a área e lá estavam Wallysson e Anselmo Ramon. O primeiro antecipou à zaga riobranquense e cabeçou com segurança e fez Cruzeiro 1x0. Eram decorridos 6 minutos da fase inicial.

     O ritmo de jogo do Cruzeiro continuou e apesar de não poder contar com Montillo e Wellington Paulista, Vagner Mancini optou por entrar com três atacantes: Wallysson, Anselmo Ramon e Walter. Esse não marcou, mas participou dos três primeiros gols.

     O Cruzeiro voltou a marcar aos 38 minutos, quando Walter e Anselmo Ramon fizeram uma boa tabela, para Anselmo marcar o seu gol na partida. Cruzeiro 2x0. Esse foi o resultado do primeiro tempo.

     Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Diego Renan lançou Walter, que rolou na medida para Wallyson marcar seu segundo gol na partida e o terceiro do Cruzeiro. Aos 23, o mesmo Wallyson cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Leo, que mandou para o fundo das redes.

     O penúltimo gol da goleada foi feito por Rudnei, que havia entrado no lugar de Marcos, com um chute forte de fora da área. Eram decorridos 32. O último gol foi novamente Wallyson, quando eram decorridos 37 minutos. Cruzeiro 6 a 0.

Detalhes do jogo
Rio Branco - Alencar Baú; Rafael Lopes, Rodrigão e Rubran; Ednei (Luiz Fernando), Didão, Ismael, Neném e Neílson; Douglas (Radames) e Juliano César (Nilton). Técnico: Samuel Cândido

Cruzeiro - Fábio, Marcos (Rudnei), Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger (Everton); Walter (Bobô), Wallyson e Anselmo Ramon. Técnico: Vágner Mancini

Gols: Wallyson aos 6 e Anselmo Ramon aos 38 do primeiro tempo; Wallyson aos 4, Leo aos 23, Rudnei aos 32 e Wallyson aos 37 do segundo tempo

Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO) - Assistentes: Márcia Lopes Caetano (RO) e Roniery Costa Alleyen (RO)

Cartões amarelos: Ismael, Rodrigão e Neném (Rio Branco)

Público pagante: 5.174
Renda: R$ 113.420 

quarta-feira, 7 de março de 2012

CRUZEIRO E AMÉRICA INICIAM JORNADAS NA COPA DO BRASIL

CRUZEIRO BUSCA O PENTACAMPEONATO. AMÉRICA ESTÁ DE VOLTA DEPOIS DE DOIS ANOS

Vagner Mancini já foi campeão quando dirigia o Paulista em 2002, agora quer dar o título ao Cruzeiro, seria o pentacampeonato celeste na Copa do Brasil

     Por ter participado por quatro edições seguidas da Taça Libertadores, o Cruzeiro ficou afastado da disputa da Copa do Brasil, porque, até então, quem disputava aquela competição internacional, era impedido de disputar esta nacional. A estréia cruzeirense é contra o Rio Branco, do Acre, às 21h50, em Rio Branco.

     Um dos maiores trunfos do Cruzeiro é a inatividade da equipe do Rio Branco, que não disputa uma partida oficial desde outubro e só fez uma amistoso este ano e foi derrotado. A equipe é totalmente desconhecida de todos do Cruzeiro, mas a disparidade entre as duas estruturas, não preocupa. O pensamento de todos é conseguir uma vitória com diferença de dois gols, para eliminar a segunda partida.  “Nós não conhecemos nada. O Mancini passou que eles estão em começo do campeonato”, observou o atacante Walter, que pode ser o substitudo de Wellington Paulista, que não joga, por cumprir suspensão.

      Além de Wellington Paulista, que foi expulso no último jogo do Campeonato Brasileiro de 2011, o Cruzeiro não poderá também contar com Montillo, que sentiu dores no púbis e vai ser poupado visando o jogo contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro, no próximo domingo.

     A disputa pela vaga de Wellington Paulisa, será entre Walter e Wallyson. Esse deve ser confirmado como titular, depois de sete meses sem iniciar uma partida, em virtude de um contusão delicada que sofreu, mas totalmente recuperado. Na vaga de Montillo deve entrar o volante Rudnei, ou Vagner Mancini pode ainda optar por mais um atacante e entrar com Walter.

     Analisando todos os detalhes técnicos, na tradição do Cruzeiro na disputa da Copa do Brasil e principalmente por jogar fora dos seus domínios, o técnico Vágner Mancini comentou: “A expectativa, obviamente, é para que a gente possa fazer um bom jogo, que o Cruzeiro consiga se impor diante da equipe do Rio Branco. Sabemos a dificuldade que é jogar do outro lado do país, onde o clima geralmente ‘joga contra’. Mas a gente tem que superar isso tudo, o Cruzeiro é uma equipe de tradição na Copa do Brasil e tem que fazer valer isso daí dentro de campo”.

Detalhes da partida

Rio Branco - Alencar Baú; Rafael Lopes, Rodrigão e Rubran; Ednei, Didão, Ismael, Neném e Neílson; Douglas e Juliano César. Técnico: Samuel Cândido

Cruzeiro -
Fábio, Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger; Walter (Rudnei), Wallyson e Anselmo Ramon. Técnico: Vágner Mancini

Loca da partida: Arena da Floresta, Rio Branco-AC, às 21h50 (horário de Brasília)

Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO) - Assistentes: Márcia Lopes Caetano (RO) e Roniery Costa Alleyen (RO)
 
AMÉRICA VOLTA À DISPUTA, DEPOIS DE DOIS ANOS AUSENTE
 
Renato Weil/EM/D.A Press     A estréia do América, depois de dois anos de ausência na Copa do Brasil, será contra o Boavista (Saquarema/RJ), nesta quarta-feira, às 16h, no Estádio São Januário.

    O desgaste físico dos jogadores, depois da derrota para o Atlético por 2x1, com o Coelho jogando com um jogador a menos desde os 43 minutos do primeiro tempo, pode ser um fator negativo para o América na estréia na Copa do Brasil. Givanildo Oliveira (foto) deve promover algumas substituições e utilizar jogadores que não vêm jogando, mas ele explica isso: 
 
     “O desgaste físico existe. Vamos sentir o calor do Rio de Janeiro como sentimos na partida contra o Atlético na Arena do Jacaré. Só vou decidir quem vai jogar no vestiário, momentos antes do jogo. Mas confio em todos do meu grupo”.

     O Boavista, comandado por Alfredo Sampaio, é estreante na Copa do Brasil. A equipe recentemente venceu o Flamengo pelo Campeonato Carioca e esperam continuar na disputa.

     “Estamos entusiasmados. Não custa sonhar. A gente pode chegar longe. Temos como exemplo times como o Brasiliense, Santo André, Paulista e Criciúma que são pequenos, mas conseguiram o título”, afirmou o técnico do Boavista.
     Mesmo Givanildo Oliveira não confirmando a equipe, um dos desfalques é o lateral-direito Rodrigo Heffner, que nem foi relacionado para a partida. Ele está em tratamento de uma pancada no tornozelo no clássico mineiro. Patrick deve ser o seus substituto.

     Todos do Boa Vista, que é uma equipe de Saquarema, prevêem uma disputa equilibrada contra o América e acreditam nas experiências de jogadores veteranos e muito conhecidos, como são sos casos do zagueiro Luiz Alberto, o lateral-direito Ruy, Sheslon, ex-Galo/América, e o atacante Somália. O técnico Alfredo Sampaio fala sobre a importância do América, mas acredita na sua equipe:

     “Camisa por camisa o América está na frente por ser um clube tradicional. Mas os jogadores em si se equivalem e vai ser um jogo bem equilibrado. Acho que em um jogo de eliminatória o time mais experiente leva vantagem. Os jogadores do Boavista farão a diferença”.

Detalhes do jogo


Boavista - Diego; Sheslon, Bruno Costa, Luiz Alberto e Paulo Rodrigues; Júlio Cesar, Leandro Teixeira, Thiaguinho e Ernani; Tony e Somália. Técnico: Alfredo Sampaio.

América - Neneca; Patrick, Gabriel, Everton e Bryan; Leandro Ferreira, Moisés (China), Rodriguinho, Luciano (Kaio); Adeílson (Alessandro) e Fábio Júnior. Técnico: Givanildo Oliveira

Árbitro: Devarly Lima do Rosário/ES - Assistentes: José R. Maciel Linhares/ES e Wanderson Antônio Zanotti/ES

segunda-feira, 5 de março de 2012

OPINIÃO

NÍVEL DO CAMPEONATO MINEIRO CONTINUA BAIXÍSSIMO E CLUBES DO INTERIOR NÃO TEM MOTIVAÇÃO PARA INVESTIR

     Desde o início do Campeonato Mineiro de 2012 era já previa que o nível técnico continuaria igual aos dos anos anteriores, baixíssimo. Não se pode admitir que quaisquer das equipes do interior possam investir em jogadores de qualidade e de nível técnico apurado, haja vista que só tem a garantia de fazer 11 jogos no ano. Exceção às equipes que disputam uma das divisões do Campeonato Brasileiro, como são os casos de Boa, Tupi, Uberaba, Villa Nova e Ipatinga (que está na segunda divisão mineira). Mesmo assim essas equipes não mantiveram seus principais jogadores e não estão com campanhas boas no Mineiro. Somente o Villa e Boa, estão um pouco melhores, na quinta rodada do Mineiro.
     Um atleta profissional do futebol, de maneira alguma aceita firmar um contrato por três ou quatro meses, que é o tempo de disputa do Campeonato Mineiro. Os atletas exigem um contrato com duração maior, além de exigir (entre aspas) que o salário seja pago rigorosamente em dia. Qual equipe do interior, exceto as que citei acima, tem condições de formar um elenco, pelo menos, para disputar bem o campeonato?
     Guarani, Democrata GV, Nacional NS, Amércia TO e Caldense entram na disputa para não cair para a segunda divisão do Estado, e além do mais já não podem contar com jogos de Atlético, Cruzeiro e América em seus domínios, onde poderiam arrecadar uma grana extra, porque o Campeonato Mineiro é disputado em turno único, consequentementes as equipes interioranas se contentam em receber ou Atlético ou Cruzeiro e mesmo assim sem uma atração como era antigamente, porque sabe o torcedor que no final vai dar um ou outro da Capital, como campeão.
    Vocês que acompanham o meu blog, já devem ter lido a reportagem sobre o esvaziamento dos Campeonatos Regionais. A pura realidade está espelhada ali. O torcedor não aguenta mais o péssimo nível do futebol brasileiro; não aguenta mais ver dirigentes se enriquecendo e os clubes empobrecendo; não aguentam mais ver que o futebol sendo dirigido por fora das quatro linhas pelo poder econômico; não aguenta mais ver técnicos "famosos" serem manipulados por empresários de jogadores e por empresas patrocinadoras, que no final são os que escalam as equipes; o torcedor não aguenta mais ver os absurdos que são pagos aos jogadores e estes não estão nem aí para a história do clube, como era antigamente, quando o jogador vestia, na acepção da palavra, a camisa da equipe que jogava e com amor às suas cores; o torcedor já não aguenta mais os horários malucos impostos pela Globo para as partidas em um geral. Um absurdo.
       Vou mais além deste monopolio (que é proibido no Brasil) doado à Globo. O futebol passou a ser fantoche nas mãos dela. Os horários absurdos dos jogos é o maior "goela abaixo" para todos. As equipes jogam quando ela quer e manda. Para a Globo, o torcedor nos estádios é ruim, porque as tvs fechadas precisam que eles estejam nos sofas de suas casas, pagando indiretamente (ou seria diretamente) o preço de um campeonato. Não importa que um Atlético e Cruzeiro tenha 100 mil pagantes e nunca mais terá, porque a poderosa não deixa isso acontecer. Quem vai deixar a tranquilidade de seu lar para correr o risco de assaltos, assassinatos e brigas? São neste detalhes que a Globo se vale para pagar milhões de reais para transmitir o falido Campeonato Mineiro.
     Os campeonatos regionais estão acabando. O futebol está cada vez mais caro e as equipes sem poder investir muito. Os dirigentes estão a cada dia mais ricos e os clubes endividados. E, para finalizar, a televisão já conseguiu acabar com "namorinhos no cinema"; já acabou com o teatro; com o circo, porque mostra em suas telas os melhores do mundo e os menos poderosos passam fome; acabou com a tradição familiar, porque mostra verdadeiras ponografias em qualquer horário e além disso tudo nos "premia" (principalmente para os trouxas), com um BBB, que tem somente o anti-família e a safadeza ao vivo.
     Viva a televisão! Abaixo o futebol (?) brasileiro!

Paula Neto - Jornalista Profissional

NÚMEROS DO CAMPEONATO MINEIRO 2012

     O Campeonato Mineiro de 2012 teve a sua quinta rodada no final de semana, mais ainda restam dois jogos para completá-la. Hoje, segunda-feira, jogam em Governador Valadares as equipes do Democrata e Caldense. O outro jogo que falta é Villa Nova e Tupi, que foi adiado para o próximo dia 21 de março.
      A Caldense precisa da vitória para figurar no G4, passando o Boa gpara a quinta posição. Mesmo assim a equipe de Poços de Caldas terá um jogo a mais do que o Villa Nova, que vencendo o Tupi, assume, novamente, a quarta colocação.
      Os resultados até agora da quinta rodada, são estes:

SÁBADO: Cruzeiro 2x0 América TO - Arena do Jacaré - Sete Lagoas
                   Nacional 1x0 Guarani - na inauguração do estádio Arena do Calçado, em Nova Serrana.
                   Boa 4 x 0 Uberaba - Melão - Varginha

DOMINGO: América 1x 2 Atlético - Arena do Jacaré - Sete Lagoas

SEGUNDA-FEIRA - Democrata x Caldense - Mamudão - Governador Valadares

A classificação atual é esta:
Classificação PG   J    V    E    D    GP    GC    SG
1 Atlético 155  50012210
2 Cruzeiro 125  401113  8
3 América125  401136  7
4 Boa  85  22172  5
5 Villa Nova   74  21176  1
6 Caldense  64  20234 -1
7 Nacional-MG  65  203611-5
8 Uberaba  45  11389-1
9 América-TO  45  1 1336-3
10 Guarani-MG  45  11327-5
11 Tupi  34  10326-4
12 Democrata-GV  04  004113-12

Classificados Rebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Wellington Paulista, com os dois gols marcados contra o América TO, é o artilheiro da competição com 6 gols marcados. André, do Atlético, vem logo a seguir com 5 gols.
Os principais artilheiros do Estadual:

6
Wellington Paulista
Cruzeiro
 
5
Andre
Atlético-MG
 
4
Fabio Junior
América
 
3
Alex Santos
Villa Nova
Gabriel Davis
Uberaba
 
A próxima rodada tem estes jogos:
 
SÁBADO - 16h00 - Tupi x Boa - Juiz de Fora
                                   - América TO x América - Teófilo Otoni
                        18h30 - Atlético x Nacional NS - Sete Lagoas

    DOMINGO - 16h00 - Cruzeiro x Villa Nova - Sete Lagoas (ao vivo pela Rádio Cultura)
                                      - Uberaba x Caldense - Uberaba
                                      - Guarani x Democrata GV