sexta-feira, 2 de março de 2012

MUDANÇAS NAS REGRAS DO FUTEBOL GERAM POLÊMICAS

     Sete novas regras podem ser incorporadas ao futebol em julho deste ano. A Fifa e a International Board (IFAB) vão ser reunir neste sábado em Surrey, na Inglaterra, para votar as mudanças (veja abaixo). Quem sugeriu as leis foi uma força-tarefa liderada por Beckenbauer, e que tem Pelé como vice-presidente. O principal objetivo é tentar aumentar o jogo limpo. Mas uma das mudanças não sugere isso totalmente. Atualmente, quando um jogador paralisa um lance de clara situação de gol, é expulso. A força-tarefa sugere que isso acabe. Para o ex-árbitro José Roberto Wright, um absurdo.

     – A Fifa diz que há tripla punição (pênalti, expulsão e suspensão), o que é correto. Vai voltar àquele anti-jogo, quando o jogador agarrava o outro para parar a jogada – explica Wright.

     Outra proposta que causa discussão é a obrigatoriedade do cartão amarelo em qualquer pênalti, seja qual for a gravidade de infração.

     – É coerente. O defensor impediu o adversário de finalizar, ou de fazer uma jogada de linha de fundo, nesse caso, eu acho que é válido. É a falta mais grave do jogo, que é a penalidade máxima – acredita.
Exemplo de um lance de expulsão quando o infrator é o último homem:

SEM FAIR-PLAY
     Wright fazia parte da comissão de arbitragem, e discorda totalmente de que essas novas regras, principalmente a do último homem, vá aumentar o fair-play. Pelo contrário: "O ponto crucial é a retirada do cartão vermelho para o último homem. Eu me dou bem com o Beckenbauer, mas essa mudança não vai melhorar, vai piorar o jogo limpo".

     Para definir uma mudança, são necessários seis dos oito votos. A Fifa tem direito a quatro, e a IFAB tem o restante, um de cada país membro (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

WRIGHT SUGERE LATERAL COM O PÉ

     Apesar de saber da dificuldade, José Roberto Wright defende mais duas propostas nas regras do futebol, e que mudariam bastante a dinâmica do jogo. A primeira delas seria a cobrança do lateral com os pés, como no futsal. "Seria mais uma chance de colocar a bola lá dentro, cobrando da defesa, principalmente. Nas mesmas situações, sem impedimento, indireto, e só com o pé, sem a opção de cobrar com a mão. Vai criar chances de gols", defende o ex-árbitro.
    
     A segunda seria a entrada do segundo árbitro em campo. Não um em cada metade, pois não daria uma segunda visão do lance, mas ambos correndo juntos, como no basquete. Wright explica que isso foi testado na Itália, mas que não deu certo. " Foi um fracasso, mas porque ambos queriam mandar mais, eles precisam ser entrosados. Seria uma boa medida com certeza, conclui Wright.

AS PROPOSTAS

Substituição extra - Atualmente são permitidas apenas três substituições durante uma partida de futebol, mesmo com prorrogação. A mudança prevê uma nova troca de jogadores, caso haja um tempo extra. Seria a quarta substituição no jogo.

Mais jogadores - Um banco de reservas é composto por sete jogadores. Não há obrigação de preencher totalmente o grupo. Para dar mais opções aos treinadores, a Força-Tarefa sugere que até 12 jogadores possam compor a lista de suplentes.

Último homem - Se o jogador está em situação clara de marcar o gol e é impedido de forma ilícita, o infrator é expulso. Acaba a obrigatoriedade de dar cartão vermelho ao defensor. É a medida mais polêmica destas mudanças.

Cartão amarelo em pênalti - Quando um jogador comete um pênalti, o cartão amarelo é dado ou não de acordo com a gravidade da infração. Ao marcar o pênalti, o juiz será obrigado a aplicar no mínimo o cartão amarelo, independente da jogada feita.

Bola ao chão - Após o jogo ser interrompido e reiniciado pela bola ao chão, é constituído como um tiro direto. Entra em discussão se continua valendo uma finalização direta para o gol, a regra pode ficar mais complexa

Véu para equipes islâmicas - No ano passado, a Fifa vetou o uso de véus em times e seleções femininas, que sejam da religião muçulmana. A medida será discutida. A ideia é achar um meio-termo para respeitar a religião, sem atrapalhar o rendimento.

Spray - Já há alguns anos, o spray é utilizado para demarcar o local em que a barreira vai ficar, mas só na América do Sul. O uso do spray é considerado bem sucedido, e pode ser utilizado também em todas as competições.

Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário