sexta-feira, 2 de março de 2012

"FALÊNCIA" NOS ESTADUAIS É COMPROVADA PELO BAIXO PÚBLICO NOS ESTÁDIOS

Levantamento mostra que Carioca, Paulista, Mineiro, Baiano e Paranaense estão com a menor média dos últimos três anoS

    Levantamento feito nas primeiras rodadas dos maiores campeonatos do Brasil confirma o que as arquibancadas vazias denunciavam: os estaduais estão definhando. Carioca, Paulista, Mineiro, Paranaense e Baiano estão com queda de público na comparação com os anos anteriores. O único que faz a curva contrária é o Pernambucano, que está impulsionado pela volta de Sport e Náutico para a Série A e pelo 'renascimento' do Santa Cruz.
     Os seis campeonatos pesquisados reúnem 16 dos 20 time s da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dos maiores estaduais, ficou de fora o Gaúcho porque a federação local não disponibiliza os borderôs de 2010 e 2011 para comparação.
     O caso mais grave entre os deficientes estaduais é o Carioca, que não consegue mobilizar torcida nem nos jogos dos grandes clubes. Foi nele também o menor público entre os principais campeonatos: apenas 10 pagantes no jogo entre Bonsucesso e Macaé. Os dirigentes de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se movimentam para mudar a fórmula da competição.
- Estamos discutindo isso há bastante tempo. Dá para jogar um campeonato em que um grande coloca mil pessoas no estádio? Com médios que colocam 10 pagantes? - observou Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo.
     O Paulista também sofre com o baixo interesse. O Estadual considerado o mais disputado do Brasil, no qual estão seis times da Série A e os atuais campeões Brasileiro e da Libertadores, tem média de somente 5.072 pagantes por jogo, número menor do que os últimos dois anos. O desinteresse de público também preocupa os clubes.

Confira a situação dos Estaduais:

CAMPEONATO PERNAMBUCANO
O maior público do Brasil
O Pernambucano tem sido nos últimos anos o campeão de público no país. Além de contar com o fato de as torcidas de Sport, Náutico e, principalmente, o Santa Cruz serem fanáticas, a Federação conta com um programa em que o ingresso sai com a metade do preço para quem apresentar nota fiscal, batizado de Todos com a Nota. O preço, em média, é R$ 5 e uma cota é reservada para atingir esse público.
Maior público em 2012
Santa Cruz 1x3 Sport
35.935 pagantes
Menor público em 2012
América 1x3 Bom Jardim
667 pagantes
CAMPEONATO BAIANO
Nem Ba-Vi segura
Nem mesmo o clássico Ba-Vi, o maior público deste ano, fez melhorar a média do Baiano. O estado também sofre com a falta da Fonte Nova. Outro problema são os jogos entre os clubes pequenos, que não costuma levar mais do que 500 torcedores aos estádios. A média de público é a pior dos últimos três anos.
Maior público em 2012
Bahia 0x0 Vitória
29.388 pagantes
Menor público em 2012
Serrano 2x2 Camaçari
171 pagantes
CAMPEONATO MINEIRO
Órfão do Mineirão
O Estadual vem sofrendo com a ausência do Mineirão, casa de Atlético-MG e Cruzeiro. As quatro primeiras rodadas indicam que o campeonato deve ter a menor média de público dos últimos três anos. Com 12 clubes e uma fórmula desgastada, a competição tem dificuldade para atrair torcida, principalmente no interior do estado.
Maior público em 2012
Democrata-GV 0x2 Cruzeiro
8.650 pagantes
Menor púnlico em 2012
Nacional 2x5 América
309 pagantes
CAMPEONATO CARIOCA
De charmoso à decadente
Considerado por muitos o campeonato estadual mais charmoso do Brasil, o Carioca de 2012 tem a pior média de público dos últimos cinco anos no primeiro turno, a Taça Guanabara. O fracasso de bilheteria provocou reação nos quatro grandes, que se uniram para tentar mudar a fórmula da competição.
Maior público em 2012
Vasco 1x3 Fluminense
31.276
Menor púnlico em 2012
Bonsucesso 2x2 Macaé
10 pagantes
CAMPEONATO PAULISTA
Fórmula cansativa
Com 20 clubes, o Paulista da Série A recebe críticas pelo inchaço. São 20 times em uma primeira rodada considerada longa demais. Apesar de ter clubes do interior fortes, a competição esquenta somente na fase final, quando a superioridade dos grandes costuma sobressair. A média nas 10 primeiras rodadas caiu.
Maior público em 2012
Corinthians 1x0 São Paulo
26.166 pagantes
Menor púnlico em 2012
São Caetano 2x0 Comercial
323 pagantes
CAMPEONATO PARANAENSE
Arena faz falta; Paraná Clube, também
Entre os estaduais citados na matéria, o Paranaense historicamente tem a menor média de público. E este ano a situação se complicou por dois fatores; as obras na Arena, que vêm obrigando o Atlético a mandar seus jogos no acanhado Ecoestádio, e a ausência do Paraná, rebaixado em 2011.
Maior público em 2012
Coritiba 2x0 Corinthians
10.998
Menor púnlico em 2012
Paranavaí 2x2 Operário
123 pagantes
*A Federação Paranaense não tem disponíveis os públicos das rodadas 6 a 11 dos campeonatos de 2010 e 2011. Com isso, para efeitos de comparação, consideramos apenas as cinco primeiras rodadas.

Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário