sexta-feira, 20 de abril de 2012

OPINIÃO

TUDO LEVA A CRER QUE O MINEIRO TERÁ A REPETIÇÃO DE SEMPRE: ATLÉTICO X CRUZEIRO NA FINAL

     Nenhum passarinho assoprou prá mim que América ou Tupi, ou ambos, podem decidir o Campeonato Mineiro de 2012 e um deles será o campeão. Analisando friamente as campanhas de Atlético, Cruzeiro, América e Tupi, que terminaram nesta sequência na classificação do Estadual, pode-se notar que as duas equipes que sempre estão fazendo as finais, Atlético e Cruzeiro, vão repetir a rotina de Minas.

     O América fez muito pouco para ter melhor sorte no ano de seu centenário. Já não disputa a Copa do Brasil; terá que contentar em disputar a Série B do Brasileiro e tudo indica que vai perder nos jogos da semifinal para o Cruzeiro. Isso porque já perdeu para a equipe estrelada na primeira fase, assim como para o Atlético.

     O Tupi conseguiu dois títulos importantes no ano do seu centenário. O primeiro foi Campeão Brasileiro da Série D e o segundo Campeão Mineiro do Interior. Já se pode dizer que a equipe já fez por onde para comemorar 100 anos de existência. Fez mais do que o América. Agora na semifinal pega um Atlético invicto e que há mais de 3 anos não perde no interior para quaisquer das equipes interioranas. Pode dificultar as coisas em Juiz de Fora, mas dificilmente passa para a final.

     O Atlético conseguiu chegar até agora invicto e ainda com a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas fases semifinal e final. Já é um trunfo que o Galo tem contra o Tupi e passando, terá também contra a equipe com quem vai disputar o título. Tudo indica que seja o Cruzeiro. Será uma outra história os dois jogos, se realmente acontecerem.

     O Cruzeiro terminou pertinho do Galo na classificação, mas a diferença é que a equipe estrelada só leva vantagem dos dois resultados iguais nesta semifinal. Se o Tupi for o seu adversário na final, aí continuará com a vantagem. Contra o Galo não.

     Dizer que esta ou aquela equipe vai ser campeã; dizer que esta ou aquela equipe é favorita; dizer que os jogos sendo realizados no Independência vão beneficiar uma ou outra equipe, todas essas afirmações são utópicas. Penso eu, que tanto o Atlético, mesmo tendo a vantagem, quanto o Cruzeiro, pode ser campeão. Isso porque as equipes estão bem na competição e mesmo que precisem de alguns reforços para o Campeonato Brasileiro, tenho certeza que serão dois jogos parelhos. No banco os treinadores que estão se firmando no comando técnico de uma e outra equipe. Cuca já tem mais experiência, mas Vagner Mancini está dando a volta por cima e já tem o torcedor azul ao seu lado.

     O Campeonato Brasileiro é uma história; o Mineiro é outra. O primeiro exige muito do plantel das equipes, tendo em vista a quantidade de jogos e as contusões, punições e esquema tático/técnico, exigem que as equipes estejam preparadas para o que der e vier, senão podem cair para a segunda divisão. O segundo não exige muito. As equipes não precisam investir alto e as equipes do interior não exigem tanto de Atlético, Cruzeiro e até do América. Todos sabem que o Campeonato Mineiro é uma preparação para o Brasileiro e mesmo asssim nenhuma equipe enfrenta a competição nacional com a mesma equipe que disputou a estadual. Sempre são feitas muitas contratações.

     Tomara que os dirigentes não caiam na besteira de continuar com esta idéia errada de jogo de uma torcida única. Com a possbilidade do Independência ser palco dos jogos finais, é necessário que nossos dirigentes pensem nas duas torcidas. O que estão fazendo com os clubes mineiros é uma aberração. Quem manda no futebol agora são Bombeiro, Polícia Militar, Ministério Público e Estatuto do Torcedor, além da Globo, que faz o que quer, principalmente com os horários de jogos, porque para ela o importante é o público que assiste os jogos pela TV e não aquele que vai aos estádios.

    Estão tirando a responsabilidade de Segurança Pública de quem é direito, para transferir para os clubes. Acho um absurdo atribuir aos clubes a responsabilidade da falta de segurança nos entornos dos estádios. Qual QI tem os clubes para dar segurança ao torcedor? Quem estuda e pratica isso são policiais, sejam eles Militares ou Civis. Mas como no Brasil tudo é possível, as responsabilidades (ou incompetência) de uns são repassadas para outros, que não sabem como trabalhar a assunto.

     O Atlético ou Cruzeiro será o campeã mineiro, porque não penso que seja América ou Tupi, mesmo que o futebol tenha razão que a própria razão desconhece.

Paula Neto - Editor do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário