segunda-feira, 2 de julho de 2012

ATLÉTICO VENCE GRÊMIO, NO OLÍMPICO, QUEBRA INVENCIBILIDADE DO TIME GAÚCHO NO SUL E É O NOVO LIDER DO CAMPEONATO BRASILEIRO


Grêmio x Atlético - ROBERTO VINICIUS/FUTURA PRESS/AE
Galo vence com gol antolôgico de Jô, quando Bernard deu dois chapéus em seus adversário e cruzou para o avante pegar de voleio e marcar o gol mais bonito do Brasileiro

     O Atlético fez a sua melhor partida no Campeonato Brasileiro, ao vencer o Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. A equipe mineira marcou um gol antolôgico através de Jô, no primeiro tempo, depois de jogada genial de Bernard, e mostrou competência para segurar o ímpeto da equipe gremista na tentativa do empate. Com o resultado, além de quebrar uma longa invencibilidade do Grêmio no Olímpico, o Galo assumiu a liderança da competição, por ter melhor saldo de gols que o Vasco, que é segundo colocado.

      Além da marcação forte da defensiva gremista em cima de Ronaldinho Gaúcho, ele também foi vaiado o jogo inteiro pelos torcedores gremistas. Antes do jogo e durante, ele teve que ouvir gritos de “pilantra”. Contudo o meio-campista pode mostrar mais futebol que nos jogos anteriores, com jogadas de contra-ataque, além de abrir espaços para que Bernard mostre o seu bom futebol.

     O jogo serviu para mostrar o esquema tático do Galo, que tem uma consistência muito forte na marcação e saídas rápidas para o contra-ataque. O Grêmio encontrou dificuldades para furar o bloqueio atleticano e quando conseguia esbarrava nas boas defesas de Giovanni, que pode ter jogado a última partida como titular, tendo em vista a contratação de Vitor, ex-goleiro do Grêmio.     
    Quando iniciou a partida o Atlético mostrou a sua proposta de jogo: uma forte marcação antes do meio-de-campo e com saídas rápidas para o contra-ataque, explorando jogadas de Ronaldinho Gaúcho, Danilinho e Bernard. Mesmo o Grêmio tendo o maior tempo do jogo com o domínio da bola, foi o Galo que mostrou o rígido esquema ofensivo imposto pelo técnico Cuca, que se mostrou tranquilo no banco, enquanto Luxemburgo esbravejava com toda a sua equipe.

      As principais jogadas ofensivas do Grêmio saiam dos pés de Zé Roberto, estreante da noite, e Kleber. Os dois buscavam o jogo e criavam oportunidades para Marcelo Moreno, o que exigiu que Giovanni fizessem duas boas defesas. O Galo pouco chegava à meta gremista.

     Numa cobrança de escanteio de Ronaldino Gaúcho, pela direita, a bola cruzou toda a área e Bernard a pegou pela esquerda, deu dois chapéus nos defensores gremistas e cruzou na medida para Jô, de voleio, marcar o gol antolôgico do Galo, em pleno Olímpico. O goleiro Marcelo Grohe, que substitui Vitor, não pode fazer nada.

     No segundo tempo ficou mais caracterizada a proposta de jogo do Galo, que se trancou na defesa e explorando as jogadas rápidas de contra-ataque. Por vários momentos do jogo, a exceção do goleiro gremistas, todos os jogadores ocupavam o lado do campo do Atlético. 
     O Grêmio tentou e criou várias oportunidades de gol. Zé Roberto quase marca em chute de fora da área. Depois, o Gladiador escapou rapidamente pela esquerda e bateu para defesa de Giovanni.

     O Atlético, contudo, conseguiu criar as duas mais agudas situações de gol, quando em cobrança de falta de Ronaldinho, defendida por Marcelo Grohe. Depois, o camisa 49 iniciou bom lance, que Danilinho completou e deixou Jô na cara do goleiro gremista. Mas o atacante alvinegro não conseguiu marcar.

     Mais um lance de perigo para o Galo aos 24 minutos, quando o time se aproveitava do nervosismo gremista, que não tinha sucesso ofensivamente. Junior César arrancou pela esquerda e cruzou para Danilinho. O cabeceio foi para fora.

     Aos 36 minutos, a situação gremista piorou. Anderson Pico deu um tapa na cara de Pierre em disputa de bola e foi expulso por Paulo César Oliveira. Os jogadoes do Grêmio fecharam em cima do árbitro, reclamando sobre a atitude de expulsão. Não deu em nada as reclamações.

     No fim do jogo, o Galo teve um contra-ataque para matar o jogo, mas não conseguiu. Ronaldinho lançou Escudero, que ficou cara a cara com Marcelo Grohe. A finalização foi em cima do camisa 12. Depois, aos 44 minutos, Ronaldinho cruzou para Jô, que quase marcou. Mas a bola foi para fora.

       Para buscar a manutenção da liderança, o Galo recebe a Portuguesa, na Arena Independência, domingo, às 18h30, com transmissão exclusiva da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras, a única emissora do Sul de Minas no Campeonato Brasileiro.

Detalhes técnicos do jogo

Grêmio - Marcelo Grohe, Edilson (Tony, intervalo), Gilberto Silva, Vilson e Anderson Pico; Fernando (André Lima, 29min/2ºT), Souza, Léo Gago (Rondinelly, intervalo) e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Atlético - Giovanni, Danilinho (Escudero, 35min/2ºT), Rafael Marques, Leonardo Silva e Junior César; Pierre, Serginho (Marcos Rocha, 48min/2ºT), Leandro Donizete e Ronaldinho; Jô e Bernard (Richarlyson, 43min/2ºT). Técnico: Cuca

Gol: Jô (25min/1ºT)
Cartões amarelos: Serginho, Leandro Donizete, Jô (ATL), Vilson, Fernando (GRE)
Cartão vermelho: Anderson Pico (36min, 2ºT)

Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP) - Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Anderson J. Moraes Coelho (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário