terça-feira, 3 de julho de 2012

QUAIS AS CHANCES DOS CLUBES MINEIROS NO CAMPEONATO BRASILEIRO?

     O P I N I Ã O

     Tanto Atlético quanto Cruzeiro, começam o Campeonato Brasileiro com campanhas boas. O Atlético lidera a competição, que era ocupada pelo Cruzeiro, antes de perder para o São Paulo. Ainda é cedo para se projetar os caminhos das duas equipes, mas já se pode analisar o que cada um pode apresentar na competição.
     No início do Braileiro era quase unanimidade, que Atlético e Cruzeiro iriam disputar na parte de baixo da tabela, portanto, lutando contra o rebaixamento. Não querendo ser mais realista que o rei, eu sempre defendi que as duas equipes precisavam de algumas contratações para se darem bem, porque o nível das equipes brasileiras é praticamente igual.
     Se tivéssemos que nominar equipes credenciadas ao título, no início do Brasileiro, tínhamos dificuldades em citar seis equipes. Fiz essa pergunta a várias pessoas amigas e companheiros de imprensa e quase todos foram vacilantes em citar as equipes numa investida só. O vacilo em buscar na memória dos nomes das equipes, nos dava conta que realmente o futebol brasileiro está em baixa, e já não é de agora.
     Na oportunidade, as equipes que mais foram citadas eram: Fluminense, Vasco, Flamengo (pela sua tradição), Internacional, Corinthians, Santos e São Paulo. Nenhum mineiro, portanto. Será que estas equipes são mesmo as favoritas, ou podemos colocar no rol delas o Atlético, o Cruzeiro, o Grêmio, o Palmeiras e o Botafogo?
    Penso que este quadro mudou depois das campanhas de Atlético e Cruzeiro, porque as duas equipes mineiras fazem uma campanha que incomoda as outras equipes e demonstram que podem e devem lutar na parte de cima da tabela.
    Nos comentários que ouço da imprensa brasileira e que também é a minha opinião, no momento o Galo é mais plantel do que o Cruzeiro; o alvinegro contratou bem e jogadores importantes, como foram dos casos de Ronaldinho Gaúcho e Jô, que se adaptaram bem à equipe. Enquanto isso o Cruzeiro fez contratações não tão significativas e primando por trazer muitos volantes. Precisa de muitos reforços ainda. Mas comentam que a situação financeira do clube não é das melhores e por isso as contratações não vão ser bombásticas.
     O Atlético lidera o Campeonato Brasileiro e já teve pela frente o Corínthians, em casa, o São Paulo, Palmeiras e Grêmio, fora. Ou seja, equipes teóricamente fortes e candidatas ao título. Só perdeu para o São Paulo. Já ganhou três partidas fora.
     O Cruzeiro, por sua vez, já enfrentou o Vasco, fora, e o São Paulo, em casa, com uma vitória em São Januário e uma derrota em casa. Pega nas próximas rodadas o Internacional, no Sul, e o Grêmio, na Arena Independência. Poderá ser o divisor de águas da equipe celeste, porque se perder no Sul, tem a obrigação de vencer o Grêmio, que não deixa de ser uma parada indigesta.
      Acredito, sim, que Atlético e Cruzeiro poderão disputar até vagas na Libertadores, mas para o título é mais complicado, mas não descartado. Penso eu, que no atual futebol brasileiro as equipes que têm os melhores plantéis são: Fluminense, São Paulo, Corinthians, Vasco e Atlético.
     O alvinegro mineiro é uma das poucas equipes que tem dois jogadores em cada posição e que na falta de um e a entrada do outro não altera o rendimento da equipe. Além do mais, o Galo acabou de solucinar um problema crítico na equipe: o gol. Contratou nada mais, nada menos, que Vitor, do Grêmio e da Seleção Brasileira. Também pelas contratações de Ronaldinho Gaúcho, que passou a ser o jogador de refêrência do Galo e com isso subindo de produção o Bernard, e também Jô, que vem mostrando ser um jogador importante no ataque.
     O time celeste tem carências na duas laterais, mas parece que solucionou a da direita, com a contratação de Ceará. Falam em Lorenzetti, em Thiago Ribeiro, que são nomes importantes e que se vierem vão somar e melhorar em muito o plantel azul.
      Torcendo por um e por outro time mineiro, vamos levando o Brasileiro na mira mineira e quiça possamos ter as duas equipes assombrando a todos. Que bom seria se ambas as equipes mineiras ficassem com duas vagas na Libertadores, para calarem a boca da imprensa Paulista, principalmente, e Carioca.

Paula Neto - Editor e Coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário