domingo, 12 de agosto de 2012

MESMO LEVANDO SUFOCO, CRUZEIRO VENCE E ASSUME 6ª POSIÇÃO, TEMPORARIAMENTE

 

FELIPE OLIVEIRA/AGIF/AE
Montillo marcou o gol decisivo para o Cruzeiro.
Vitória veio em boa hora
     O Cruzeiro reencontrou a vitória no Campeonato Brasileiro. Depois de duas derrotas consecutivas, o time celeste reagiu fora de casa ao derrotar o Bahia, por 1 a 0, na noite deste sábado, no Estádio Pituaçu, em Salvador. O gol solitário foi de Montillo, logo no começo da partida. O time celeste segurou bem a vantagem e somou três pontos importantes. Foi o quarto triunfo da equipe mineira como visitante, a oitava na competição.

     O Cruzeiro vinha de derrotas para Ponte Preta, em casa, e Santos, fora. E precisava reagir para não se distanciar do pelotão de frente do Brasileiro. O técnico Celso Roth apostou em uma formação diferente. E, mesmo passando sustos no segundo tempo, o time conquistou o resultado que precisava. O gol antes dos dez minutos de jogo contribuiu para o triunfo, já que o Bahia, nervoso, sentiu a cobrança da torcida e errou muitos passes.

     Com 26 pontos, o Cruzeiro espera confirmar a fase de reação na próxima rodada, quando terá um difícil compromisso diante do Fluminense, quarta-feira que vem, às 19h30, no Independência.

     Precisando da vitória para apagar a sequência ruim no Brasileiro, Bahia e Cruzeiro tinham como proposta fazer um jogo aberto no Pituaçu. Sem vencer nas últimas três rodadas, o Tricolor jogava pressionado a reagir em casa. E o time celeste, com duas derrotas consecutivas, buscava acertar a marcação, principalmente no meio-campo, para ter mais tranquilidade no momento de agredir o adversário.

     Depois que Fábio trabalhou logo aos 3min, o Cruzeiro teve a sorte e a competência a favor para abrir o placar. Ceará subiu pela direita e cruzou; a zaga afastou mal e a bola sobrou justamente para Montillo. O camisa 10 celeste dominou e chutou no canto direito de Marcelo Lomba: 1 a 0, logo aos 9min. Uma vantagem importante para os visitantes.

     O Bahia tentou erguer a cabeça e reagir. Zé Roberto era a principal opção ofensiva do Tricolor, sempre caindo pela direita, nas costas de Marcelo Oliveira. Em um lance desse tipo, ele cruzou para Rafael, que dominou na área e chutou para defesa firme de Fábio. A equipe da casa buscou a pressão, mas falhou no momento de concluir as jogadas.

     Já o Cruzeiro ficou ainda mais perigoso nos contra-ataques e teve a chance de ampliar aos 35min. Montillo aproveitou erro de Diones, recuperou a bola e cruzou da esquerda. Borges chegou livre, em condição de mandar a bola para as redes, mas errou e alvo e perdeu o chamado ‘gol feito’. Era a grande chance de a equipe mineira ganhar mais tranquilidade e se aproximar da vitória. Mas ficou para o segundo tempo.
     Na etapa final, o Bahia voltou mais ofensivo. Lulinha substituiu Fabinho, com o objetivo de deixar a equipe mais efetiva no setor de frente. No Cruzeiro, o técnico Celso Roth trocou um atacante, Borges, por outro, Anselmo Ramon. Mas o time mineiro perdeu o gás na frente, enquanto os donos da casa cresceram de produção. O árbitro Wilton Pereira Sampaio assustou o Tricolor ao mostrar cartão vermelho a Fahel. Mas voltou atrás e aplicou apenas o amarelo, reconhecendo o erro. O árbitro achou que o jogador baiano já havia sido penalizado com um amarelo. O que não ocorreu.

     O Cruzeiro começou a perder o duelo no meio-campo, já que o Bahia avançou a marcação e partia com tudo. Mas a defesa celeste se virava bem para aliviar a jogada aérea do adversário, que insistia com seguidos cruzamentos. O time celeste não se encontrava na ligação para o ataque. Tanto que o primeiro arremate na etapa final só saiu aos 31min, com Charles, que ainda chutou longe da meta.

     O Bahia procurava tocar a bola, mas demonstrava certo nervosismo com a pressão da torcida, que cobrava a chegada de reforços. Com isso, os erros eram seguidos e as jogadas não saíam com objetividade. E quando os tricolores acertavam, a zaga celeste trabalhava bem. A equipe de Salvador não conseguiu traduzir a superioridade na etapa final em gols. E o Cruzeiro comemorou a reação fora de casa, ganhando novo impulso para voltar a brigar por um lugar no G4.

Detalhes técnicos do jogo BAHIA 0 x 1 CRUZEIRO

Bahia - Marcelo Lomba; Diones (Gil Bahia), Danny Morais, Titi e Hélder; Fahel, Fabinho (Lulinha), Mancini e Zé Roberto; Gabriel e Rafael (Caio). Técnico: Caio Júnior

Cruzeiro - Fábio; Ceará (Diego Renan), Leo, Thiago Carvalho e Marcelo Oliveira; Leandro Guerreiro, Charles, Lucas Silva e Montillo (Souza); Wellington Paulista e Borges (Anselmo Ramon). Técnico: Celso Roth

Gol: Montillo, 9min do 1ºT
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Dibert pedrosa Moisés (RJ)
Cartões amarelos: Charles, Marcelo Oliveira, Leo, Thiago Carvalho (CRU); Titi, Fahel, Gabriel, Danny Morais (BAH)
 
     A rodada teve mais três jogos, com estes resultados: Santos 2 x 2 Atlético GO, na Vila Belmiro; Flamengo 2 x 0 Náutico, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda; Sport 0 x 1 Figueirense, na Ilha do Retiro, em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário