segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OPINIÃO

O QUE RESERVA O CAMPEONATO MINEIRO?

      Mesmo sendo um campeonato de "cartas marcadas" há muito tempo, porque a cada ano só se vê Cruzeiro ou Atlético disputando o título e um ou outro ganhando a disputa Mineira; mesmo que o campeonato já tenha sido taxado, pelo ex-presidente do Cruzeiro  Zezé Perrela, como Campeonato Rural; mesmo que não tenha nenhuma atração para as equipes do interior, que não têm motivos nenhum para investirem em plantéis mais fortes, porque só fazem 11 jogos, o Campeonato Mineiro deve ser respeitado porque se não valorizarmos o que é nosso, quem vai valorizar?
     Os Campeonatos Paulista e Carioca, disparadamente melhores do que o nosso, tem atrativos para todas as equipes e não é essa irritante sequência de duas equipes somente. No Paulista aparecem, além das grandes equipes, uma ou outra equipe do interior que apronta com os grandes. No Carioca também acontece. Além do mais, em São Paulo temos Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras, que disputam e revezam o título ano a ano; no Rio de Janeiro, temos também Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, também na mesma situação dos paulistas.
     Aqui temos Cruzeiro e Atlético, e de vez em quando América e Ipatinga, surgindo na disputa. O time americano há muito não faz jus a sua condição de terceira força de Minas, porque já permitiu ao Ipatinga ganhar o título e ele há muito não belisca.
     Eu acredito que este ano teremos a repetição dos anos passados. Não será tão somente uma derrota na estréia, que vai deixar o Cruzeiro fora da disputa; não será essa boa campanha inicial do América que pode preocupar tanto ao time azul ou preto e branco. Eu imaginava que Boa (Segunda Divisão do Campeonato Brasileira, e com participação excelente), que Tupi (campeão da série D), Villa Nova e Uberaba (com participações boas na terceira divisão), teriam participações marcantes nesse Campeonato Mineiro. Podem ainda acontecer.
     Do bom plantel do Boa, do ano passado, só restaram 5 jogadores e não são, de maneira nenhuma, tão de expressão quanto aqueles que já sairam; o Villa Nova montou uma boa equipe e parece que vai ser a surpresa desse ano; o Tupi, já perdeu duas e o seu treinador; e o Uberaba está com uma equipe mediana e pode também surpreender. Esperar o quê do Democrata GV, do Guarani, da Caldense, do Nacional de Nova Serrana, que é o caçula da competição? Surpresas e nada mais.
     A própria imprensa mineira desvaloriza o nosso futebol, ou melhor, o nosso Campeonato Mineiro. A Globo, que detêm o poder de transmissão e manda e desmanda no futebol, não ajuda ao torcedor, porque para ela o importante é o telespectador. Impôs horário malucos no futebol, para que os Big Brother e as novelas não sejam prejudicados em suas audiências. Aí o torcedor tem que deixar de ir aos estádios, porque futebol às 19h30 e 21h50, são impróprios para qualquer idade. Como os clubes e a FMF têm o rabos presos com a emissora, têm que dizer amém e assim seja.
     Coitado do nosso futebol. Coitado do torcedor. Coitado de você que torce, vibra e quer o melhor para o seu time, mas não pode vê-lo nos estádios, que diga de passagem tiveram suas dimensões nas arquibancadas diminuidas, porque quem não faz futebol é que manda nele.

Paula Neto - Coordenador da Equipe Futebol Emoção da Rádio Cultura de Lavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário