sábado, 28 de julho de 2012

BRASIL CONQUISTA SUAS PRIMEIRAS MEDALHAS NAS OLIMPÍADAS: OURO E BRONZE NO JUDÔ

TRADICIONALMENTE O BRASIL É FORTE NO JUDÔ E JÁ CONSEGUIU DUAS MEDALHAS OLÍMPICAS

<>
 
AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
A vibração da judoca brasileira depois de conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas 2012, sendo a primeira medalha olímpica feminia e ultrapasando a vela que era a modalidade com mais medalhas olímpicas

Londres – O judô brasileiro começou a participação nestes Jogos Olímpicos de forma espetacular. Após Felipe Kitadai ter conquistado o bronze na categoria ligeiro (até 60kg) no masculino, Sarah Menezes assegurou a primeira medalha de ouro para o país em Londres. Na final da categoria até 48 kg, contra a romena Alina Dumitru, que havia eliminado na semifinal a favorita japonesa Tomoko Fokumi, a piauiense de 22 anos aplicou um wasari e um yuko, fechando uma participação espetacular nos tatames do Excel Center. 

     Com o resultado de Sarah Menezes e Felipe Katadai, o judô passa a ser o esporte brasileiro com mais medalhas na história olímpica brasileira, passando à frente da vela e do vôlei (quadra e praia juntos), que somam 16, agora com 17. É a única modalidade que traz conquistas há oito Jogos seguidos: Los Angeles-1984, Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e, agora, Londres-2012.
     Esse foi a primeira medalha de ouro de uma mulher no judô olímpico do país. Em Pequim, há quatro anos, a brasiliense Ketleyn Quadros havia sido a primeira a conquistar uma medalha no esporte – o bronze na categoria até 57kg.
AFP PHOTO / FRANCK FIFE     A medalha em Londres confirma a trajetória de sucesso da piauiense, que é a terceira no ranking mundial da categoria. Ela é a única brasileira a ter se tornado bicampeã mundial sub-20, além de ter conseguido também dois bronzes em mundiais (2010 e 2011). Nos Jogos de Pequim, há quatro anos, quando competiu com apenas 18 anos, Sarah tinha sido eliminada na primeira luta.
     Na primeira luta do dia, Sarah venceu a vietnamita Ngoc Tu Van por dois yukos. Apesar de o placar não ter sido com a folga esperada, a brasileira dominou o combate e passou poucos perigos. A primeira pontuação veio logo no começo da luta, enquanto uma punição após duas advertências (shido) à rival rendeu a vantagem final. Contra a francesa Letícia Payet, a luta foi mais apertada. Apesar de agressiva, a brasileira só conseguiu um yuko a 20 segundos do fim para assegurar a classificação.
Susto - Nas quartas de final, o cenário foi parecido, mas muito mais dramático. Sarah começou atacando a chinesa e conseguiu provocar duas punições à rival por falta de combatividade, o que lhe deu a vantagem de um yuko. A brasileira se defendia bem dos ataques, mas nos últimos segundo, Wu quase encaixou um golpe que viraria luta – seria um wazari.
     A técnica brasileira Rosicleia Campos chegou a levar as mãos à cabeça, enquanto os juízes faziam uma conferência para tomar a decisão sobre a validade do golpe. Os segundos de tensão, porém, se transformaram em alívio quando a brasileira foi declarada a vencedora.
     A primeira medalha brasileira em Londres foi garantida em mais uma luta tensa, na semifinal foi contra a belga Charline Van Snick. E a história se repetiu. Mesmo com mais iniciativa em todo o combate, Sarah só venceu graças a um yuko, aplicado quando faltavam dois minutos e quarenta segundos. No minuto final, a belga, que terminou com o bronze, chegou a tentar um golpe de todas as formas, mas Sarah segurou a passagem inédita à final.
PERFIL - Sarah Gabrielle Cabral de Menezes, nascida em Teresina PI, em 26/03/90, mede 1,54m e pesa 48kg.
Principais títulos: 3ª colocada no Mundial Sênior de Paris (2011); 3ª colocada no Mundial Sênior de Tóquio (2010); Bicampeã Mundial Sub 20 (2008/2009); Vice-campeã do Grand Slam do Rio de Janeiro (2011); 3ª colocada World Masters (2011/2012); 3ª colocada nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara (2011).
Categoria: Ligeiro (48kg) - Clube: Academia de Judô Expedito Falcão/PI - Kumikata: Destra - Principal Golpe: Ippon-seoi-nage e Kouchigari - Ranking Mundial: 3º (2º com descartes) - Participação Olímpica anterior: 2008 (48kg, sem colocação)
Fonte: Superesportes
GUSTAVO MARCONDES - ENVIADO ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário