segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SEGUNDA MEDALHA DE OURO DO BRASIL VEIO COM A GINÁSTICA E FOI INÉDITA

O PAULISTA ZANETTI NÃO TOMOU CONHECIMENTO DO FAVORITISMO DO CHINÊS E GANHOU MAIS UM OURO PRA O BRASIL

Gustavo MarcondesEnviado especial

AFP PHOTO / BEN STANSALL
Com uma série ousada e apresentação perfeita, o paulista Arthur Zanetti superou os rivais

Londres – Acabou a espera pela primeira medalha brasileira na ginástica artística. E em grande estilo. Com uma série ousada e apresentação perfeita, o paulista Arthur Zanetti superou rivais como o tetracampeão mundial Chen Yiming e conseguiu a medalha de ouro nas argolas, levando o público brasileiro ao delírio da North Greenwich Arena e o técnico Marcos Goto às lágrimas.

     Dono do ouro em Pequim'2008, Chen Yiming foi o primeiro a se apresentar e, com uma série perfeita, conseguiu 15.800 pontos. O russo Aleksandr Balandin foi o terceiro e também executou a série praticamente sem erros, levando 15.666. Em seguida, o italiano Matteo Morandi subiu o nível da disputa, chegando a 15.733.
    Quando entrou, sendo o último a se apresentar, Zanetti precisava de mais 15.666 para ir ao pódio. Recebeu gritos de apoio do público brasileiro. A apresentação foi excelente e, mesmo com um pequeno passe na aterrissagem, comemorou. Sabia que tinha sido perfeito: 15.900 e título olímpico. O resultado confirmou o histórico ouro, apenas o segundo do Brasil nos Jogos de Londres.
     A medalha chega após duas das principais esperanças da ginástica brasileira terem falhado no momento de conseguir um pódio olímpico. Em Atenas, em 2004, Daiane dos Santos era campeã mundial e a grande favorita no exercício de solo, mas, lesionada, ficou na quinta colocação, ainda assim um resultado histórico.

     Quatro anos depois, em Pequim, o sonho de medalha estava nas costas de Diego Hypólito. Ele tinha sido bicampeão mundial no solo, mas sentiu a pressão e, no fim de uma série perfeita, caiu e deixou escapar o pódio. Este ano, tanto Diego quanto Daiane não conseguiram chegar às finais.

     Na etapa de classificação, realizada no último sábado, Zanetti e seu treinador, Marcos Goto, haviam escolhido realizar uma série menos arriscada para garantir a classificação à final. Com uma execução praticamente perfeita, ele obteve 15.616 pontos, ficando com a quarta colocação no geral.

     Com 22 anos, Zanetti nasceu em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Seus primeiros resultados de destaque foram nos Jogos Sul-Americanos de Medellin (Colômbia), em 2010, quando levou o ouro nas argolas e por equipe. Um ano depois, veio a atuação que lhe garantiu como um dos favoritos em Londres: a medalha de prata no Mundial de Tóquio, no Japão, novamente nas argola. Ele ainda conseguiu o ouro por equipe e mais uma prata no aparelho nos Jogos Pan-Americanos de Gudalajara-2011.

Fonte: Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário