domingo, 29 de janeiro de 2012

Um início promissor

Não sou a favor da forma de disputa do Campeonato Mineiro, que não dá às equipes do interior a motivação de formar bons times e contratar jogadores mais qualificados. Isso porque as equipes interioranas só fazem 11 jogos, o que é muito pouco para se investir em qualidade. Como trabalhar num ano que apresenta tão poucos jogos em disputa? Os empresários do futebol mantêm equipes boas e competitivas em vários estados brasileiros, mas aqui o atrativo é pequeno.
O que resta às equipes "menores" é buscar jogadores que estão encostados em Atlético, Cruzeiro e América, ou até em outras equipes grandes de fora, como é o caso do Democrata GV, que fez parceria com o Vasco. Pegando jogadores dos clubes mineiros, esse impedem que eles joguem contra a equipe de origem e, portanto, enfraquecem ainda mais a equipe em jogos onde a atração ainda é grande para o tocedor, quando assistem jogos contra os grande daqui. Mas não podem ver a sua equipe completa.
Penso que o Campeonato Mineiro desse ano vai ser melhor. Digo isso porque algumas equipes do interior mantiveram seus elencos, porque disputaram competições diversas em 2011. O Boa, o Tupí, o Villa Nova, o Uberaba e o Ipatinga, são as equipes que podem dificultam as vidas de Atlético e Cruzeiro, principalmente, e do América.
Quem duvida que Atletico ou Cruzeiro disputam o título? Também por isso é que o nosso Campeonato não tem aquele atrativo, que os Paulista e Carioca têm, para citar apenas os dois mais famosos. Há muitos anos não se tem ganhadores diferentes no Mineiro. O último foi o Ipatinga, que teve um período de vacas gordas, mas não conseguiu manter a qualidade da equipe, por ser o futebol muito caro e as equipes lutam com dificuldades para manter jogadores de renome.
O América, que teoricamente é a terceira força mineira, está no ano do seu centenário e pode chegar mais perto da disputa do título. Acho que vai. Tem muitos anos que não ganha o mineiro.
Fica aí então a expectativa de termos um Campeonato Mineiro mais competitivo e, tenho certeza, que até torcedores de Galo e Raposa sonham com outra equipe disputando um título, com uma ou outra das duas equipes. Mas, volto a dizer, montar equipe para disputar tão somente 11 jogos é totalmente fora de propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário