segunda-feira, 12 de março de 2012

OPINIÃO

CONTINUÍSMO SEMPRE É MALÉFICO EM QUALQUER ATIVIDADE

     O maior problema e que se alonga há muito tempo em todos os setores públicos, privados, esportivos e polítcos, é o continuísmo. Não concordo de maneira nenhuma que qualquer pessoa eternize em cargos, porque a acomodação e principalmente o super ego, passam a prevalecer e quem sofre as consequências é sempre a parte mais fraca: o povo.
     Quando se definiu pela reeleição para presidente, eu imaginava e ainda imagino, que é uma questão de tempo para o brasileiro receber a bomba, quase atômica: reeleição para presidente seguem os modelos de deputados federal ou estadual e vereadores, que fazem da política um emprego vitalício, mas sem carteira assinada. É um absurdo suportar tanta imposição, quando todos nós sabemos o malefício que é o continuismo.
      Estou falando isso para chegar onde quero. Com a eternização no poder, de primeiro João Havelange e depois do seu então genro Ricardo Teixiera, a CBF passou a ser um retrato em preto e branco daqueles senhores, que nunca pensaram no bem do futebol brasileiro, mas sim de seus inflados egos. Quem entra pobre, sai rico; que entra rico, sai milionário e pode ainda se dar ao luxo de sair "por problemas de saúde" e não por incompetência.
     As declarações do Deputado Federal Romário, que estão aqui no blog, demonstram a insatisfação de um jogador polêmico e que agora pode deitar falação porque tem imunidade política. Segundo ele, finalmente se curou de um "câncer" o futebol brasileiro. Pode não ser tão chocante a imagem do Ricardo Teixeira aos olhos do torcedor, mas dirigentes do futebol sabem o que foi feito na era do ditador e muitos foram punidos por não concordar com as atitudes e decisões do "doente". Alexandre Kalil, presidente do Galo, foi sempre um desafeto do Ricardo e foi afastado do futebol por criticar o todo poderoso presidente.
     Continuismo é sempre criticado, principalmente quando esta ou aquela pesssoa se beneficia de um cargo para, tão somente, se irriquecer ou mesmo alcançar objetivos diversos na vida, como por exemplo conseguir chegar à política; conseguir melhorias para parentes e amigos, porque o pensamento não é num plural, mas num singular horizonte amigo/familiar e principalmente o seu bem estar. E que bem estar!
      Mesmo conseguindo muitos títulos para o Cruzeiro e nos últimos anos já não produzindo como outrora, o continuísmo dos Perrelas à frente do azul celeste começou a dar frutos podres e já não se ter um retorno popular de aceitação. Entrar como entrou e sair por cima e além do mais com o poder ainda nas mãos, é de causar nojo a qualquer pessoa digna neste mundo esportivo, principalmente.
      Entra pobre e sair milionário no mundo do futebol e muito fácil, principalmente enquanto os clubes não se transformarem em empresas. Aí eu vou querer ver que vai se aventurar a ser presidente de um clube brasileio. As tetas vão desaparecer e os candidados também.
      Você teria coragem de assumir uma empresa, seja ela de qualquer ramo, com uma divída comprovada em balanços de R$250 milhões de reais ou mais? A sua resposta, amigo, será, com certeza, NÃO. Agora eu faço a pergunta de uma maneira diferente: você assumiria a presidência de um Atlético, Flamengo, Corinthians e outros tantos clubes brasileiros, que devem mundos e fundos? Vou adiantar a sua resposta: SIM. Por que esta diferença marcante? Todos sabem, somente os poderes públicos fingem que não sabem, porque não se tem notícia de que um dirigentes que roubou seu clube, tenha sido preso.
     O futebol está cada vez mais pobre, principalmente com o continuismo safado e fora-da-lei dos seus presidentes de clube, federações e conferações. Enquanto isso estes estão cada vez mais ricos e famosos, e sem que um Ministério Público se preocupe com eles.
     Isso aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá, ia´!

Paula Neto - Jornalista Profissional - Editor  

Nenhum comentário:

Postar um comentário